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Como descobrir batidas antigas em carros usados antes de comprar

Comprar carro usado pode ser um ótimo negócio, até porque a oferta de modelos é grande e as condições de pagamento são mais acessíveis.

Mas antes de finalizar a compra, é preciso avaliar se o carro que você escolheu está em bom estado e não sofreu nenhuma batida.

O mais indicado é passar o carro por um mecânico ou funileiro, que podem analisar a fundo todos os itens do veículo e garantir que a sua escolha foi certeira. Maaas como nem sempre dá pra ter esse apoio, a gente separou algumas dicas fundamentais pra que você não entre numa roubada e acabe comprando um veículo danificado ou batido.

Bora ver as dicas?

Funilaria e pintura – Quer ter certeza de que o ‘poizé’ tá bacaninha pra comprar e sem surpresas desagradáveis na pintura e funilaria? Então este é primeiro passo: cole o rosto no paralama e analise a lateral. Preste bastante atenção para ver se não tem desalinhamento, ondulações e marcas.

Nas portas, passe os dedos entre os vãos e veja se a distância é a mesma em toda a extensão. Se um lado estiver menor que o outro, é muito provável que o carro tenha sido batido. É indicado também destacar a borracha que fica na borda da porta para verificar se os pontos de solda permanecem originais de fábrica.

É importante, ainda, abrir o capô e ver como está o cofre do motor. O ideal é que as paredes estejam sem ondulações e a tinta não pode parecer nova. Se estiver novinha, significa que aquele carro pode ter sido batido e arrumado há pouco tempo.

Por fim, veja a distância entre o capô e o paralama. Se apresentar alguma diferença grande, é outro indício de que alguma batidinha rolou.

Faróis e lanternas – Observe como está a pintura próxima a essas peças, se foram trocadas ou apresentam alguma marca fora do comum.

Para-choque – Compare os lados do para-choque para se certificar de que não existem amassados ou de que ele foi trocado por conta de uma colisão.

Pneus – Se estiverem com marcas diferentes ou desgastados, é um forte sinal de que o carro está desalinhado ou com problemas na suspensão.

Motor – Sempre olhe bem as juntas do cabeçote, o nível e o aspecto do óleo. Se estiver muito escuro e abaixo do nível, não é bom.

Por dentro – Não esqueça de ver o pedal do freio. Se estiver desgastado, duvide. Veja também o volante e o câmbio, se estão alinhados e sem aparência de que foram trocados.

Já sobre o tecido, pode ser que alguém tenha trocado por gosto ou por outro motivo que não seja uma batida, mas é bom ficar de olho.

Atenção pro teto do carro também – batidas mais severas ou capotagens podem deixar marcas no teto.

Mas, mesmo após olhar cada detalhe, é importante procurar uma empresa que realize laudos técnicos e perícia cautelar. Isso vai comprovar a originalidade do chassi e do motor, além de avaliar a estrutura e os documentos do veículo.

Ah, e jamais compre um carro sem antes fazer o test drive, seja ele zero km ou usado!

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