segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

Problemas comuns nos freios e a importância da manutenção preventiva

Quando o assunto é segurança no trânsito, é praticamente impossível não falar de freios e da importância da manutenção preventiva de todo o sistema.

- Publicidade -

Qualquer mínimo problema no sistema de freios pode resultar em acidentes gravíssimos e na “melhor” das hipóteses em prejuízos financeiros para consertar defeitos que poderiam ter sido identificados logo no início, antes de prejudicarem outros itens do carro.

Portanto, realizar a manutenção preventiva e deixar todos os itens em dia é a melhor saída para evitar grandes problemas.

Começando pelo fluído de freio, que quase sempre passa batido, mas é um dos principais componentes do sistema de freios e não realizar a troca desse fluído pode acabar com a corrosão de outras peças. No vídeo abaixo, mostramos a diferença entre um fluído vencido e outro novo e o que pode acontecer caso você esqueça de realizar a troca:

https://www.youtube.com/watch?list=PLJN8PKQt2VQW0udeUQKRDLA3GVKdxP5jS&v=s8lWQBUFKnM

- Publicidade -

Além disso, no dia a dia, você consegue observar sinais no veículo que indicam que algo não está funcionando bem no sistema de freios. Sabe quando você pisa no freio e o carro parece que vai puxando de lado?

Isso pode significar problemas tanto no suporte de fixação, no flexível de freio como nas pastilhas. E defeitos ou desgastes naturais dessas peças também podem paralisar o freio e causar acidentes.

Outra situação comum é quando você começa a escutar ruídos e “assobios” toda vez que freia. Nestes casos, o problema pode se estender da pastilha para a lona e tambor de freio.

E quando o problema é no freio, mas parece ser outra coisa? É o que acontece quando as trepidações ficam mais comuns e você acaba achando que um balanceamento resolve. Mas aí vale observar melhor o desempenho do carro para ter certeza da origem do problema.

Se o carro trepida com frequência quando você está em velocidade mais alta e sem acionar o pedal de freio, então é basicamente certo o problema ter relação com balanceamento. Agora, se a trepidação só aparece quando você freia, então o problema é mais complexo e com certeza é no sistema de freios.

- Publicidade -

Bom, deu pra ver a importância de uma manutenção preventiva? Por isso, sempre que possível e toda vez que começar a notar algo diferente no carro, procure um mecânico de confiança para verificar o sistema de freios.

Não dê mole quando o assunto é sua segurança e a de todos!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais