domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Antenas automotivas: porque você precisa delas

Dá pra ter um carro sem antenas e sistemas de transmissão? Até dá, mas neste caso você ficará sem alguns dos benefícios e facilidades do dia a dia pra quem passa bastante tempo no carro. Um carro sem antena, vai te deixar sem:
GPS – Tá certo que hoje em dia existe o Waze pra não deixar ninguém perdido por aí, mas e se o sinal do celular falhar?
A gente sabe bem que nenhuma operadora oferece cobertura completa de dados, e você acabará ficando sem mapa e terá que contar apenas com a intuição.
Mas se tiver com antena receptora e transmissora no carro, poderá usufruir dos sistemas de navegação do GPS através dos sinais de radiofrequência.
Sistema de som – Não ter antenas receptoras e transmissoras significa ficar sem o funcionamento básico de telecomunicação no carro.
Seria impossível escutar as suas estações de rádio preferidas e escutar o noticiário ou as informações das estradas, por exemplo. Seria possível escutar música apenas através dos dispositivos de CD, DVD, Bluetooth.
Rastreadores e alarmes bloqueadores – Para quem não abre mão de itens de segurança e antifurto no carro, ter antenas é fundamental pra usar rastreadores e alarmes bloqueadores que emitem sinais de radiofrequência.
Agora que você sabe o porquê precisa de uma antena no carro, é hora de saber os tipos e onde podem ser instaladas.
Existem as antenas externas longas, as curtas e até antenas internas.  As externas, geralmente são instaladas no para-lama, no teto na parte traseira, no teto na parte dianteira e são usadas nos veículos que saem de fábrica já com o cabo instalado no teto, que precisam de conectores adaptados aos originais.
Já as antenas internas de para-brisa são mais discretas, mas caso use as passivas, tenha em mente que são fracas e provavelmente precisarão de uma antena de teto traseira ativa (já tem modelos menores e compatíveis com a antena interna).
Os modelos de antena interna mais encontrados são do tipo que vão colados no vidro, perto do retrovisor interno.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança