A Fundação Toyota do Brasil começou no início deste mês as obras para a modernização e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo, São Paulo.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Obra será realizada em São Bernardo do Campo, onde está localizada a primeira fábrica da Toyota fora do Japão.[/box]
O investimento de R$ 4,5 milhões está sendo aplicado em várias melhorias de infraestrutura. Nos primeiros dias de reforma, a equipe está no processo de demolição de algumas estruturas do local e recebendo materiais para andamento da reforma.
O espaço modernizado vai contar com uma sala para o acervo de 37 mil exemplares, sala de estudos, área infantil, espaço de estudos, sala temática, um auditório de vidro que levará o nome da Fundação Toyota do Brasil e acesso a pessoas portadoras de deficiência. Além disso, a obra também ganhará o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.
Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola.
Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.
A reforma, que é uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município está prevista para ser entregue no fim de 2016.