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Nova geração do Kia Sportage desembarca no Brasil com mais itens de conforto e segurança

O principal momento de transformação de um novo modelo é sem dúvida em sua mudança de geração, e com o Kia Sportage o trabalho de engenharia e design da marca foi marcante em oferecer uma melhor presença dinâmica e principalmente funcional.

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Desembarcando agora no Brasil em sua quarta geração, o modelo surpreende não apenas pela esportividade ou dinamismo, mas principalmente pela ousadia dos designers em ampliar a atratividade e “força de sedução” que o modelo agrega.

O Mecânica Online® foi conhecer de perto, na cidade de Itu, em São Paulo, os diferenciais que a Kia introduz com o Novo Sportage, mas principalmente, com os novos recursos tecnológicos.

As projeções da Kia Motors Corporation, para o novo Sportage, são alentadoras. Enquanto a marca sul-coreana comercializou 554 mil unidades da 1ª geração (de 1996 a 2002), 842 mil unidades da 2ª geração (2004-2009) e da 3ª geração, pouco mais de 1,6 milhão de veículos (entre 2009 e 2015), a montadora espera ultrapassar a marca de 3 milhões de unidades com a 4ª geração, no período médio de 5 anos.

“Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe”, elucida José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, argumenta.

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Quatro pilares sustentam a aposta da Kia Motors no novo posicionamento do Sportage entre os modelos Premium da categoria SUV compacto, a começar pela liderança de tendências em design, mais qualidade em segurança veicular, novos opcionais – controle de assistência em aclives, faróis de neblina em LED, detector de ponto cego, assistente de
tráfego, seletor de modo de condução, entre outros – e substanciais alterações em suas dimensões estruturais.

Vencedor dos prêmios Reddot Award 2016 e do iF Design Awards 2016, em relação às dimensões, o Sportage ganhou mais 40 mm no comprimento (4.480 mm), mais 30 mm na altura (1.655 mm), 30 mm (2.670 mm) na distância entre-eixos e manteve a largura de 1.855 mm, ante as medidas do modelo anterior. Com isso, além de proporcionar mais conforto a todos os ocupantes de veículo, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868 litros. Com as novas medidas, o Sportage passou a ter CX (Coeficiente aerodinâmico) de 0.33, ante ao 0.35 do modelo anterior.

Destaque mesmo é no visual – Na parte dianteira, a 4ª geração do Sportage ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação icônicas e circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Quanto aos faróis de neblina dinâmicos, dois modelos distintos para as versões LX e EX.

Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.

Na parte traseira, o Sportage 2017 ganhou lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível. Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas halógenas e na SX lâmpadas em LED. A Kia Motors ampliou também os retrovisores externos.

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A luz indicadora de seta só pisca na parte inferior, e não na central, como na grande maioria dos modelos. Mesmo presente dessa forma na terceira geração do modelo, nos pareceu mais estranha dessa vez.

Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Sportage traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19 polegadas, o que conferem mais esportividade ao veículo.

Conforto e conveniência – A 4ª geração do Sportage teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos que privilegia o condutor do veículo. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, prioriza o conforto de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no de passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).

Na versão LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré. O preço da LX é de R$ 109.990,00. Sentimos falta do sistema de GPS e principalmente do controle de tração (TCS), oferecido apenas na versão top.

Já na versão EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores, mas que não mostra nenhuma informação sobre o consumo do modelo, quer seja instantâneo ou mesmo médio; piloto automático com controles no volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros.

A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2. O preço da versão mais completa é de R$ 134.990,00 (EX).

Mecânica Online – Não há novidades diretamente quando o assunto é mecânica na nova geração do Kia Sportage. Independente da versão é oferecida a motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.

No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em duas versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica progressiva que tem bom comportamento e mantém o perfeito controle do veículo, principalmente nos momentos de manobra.

A carroceria longa e a distância entre-eixos – respectivamente 4.480 e 2.670 mm – garantem que os ocupantes do Sportage desfrutem de uma cabine espaçosa. A capacidade volumétrica de carga varia de 868 litros com os bancos traseiros ocupados a 1.770 litros com os assentos traseiros rebatidos.

Segurança – A Kia investiu pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece os mais elevados níveis de proteção aos ocupantes.

Para garantir que o SUV compacto da Kia seja uma experiência segura e gratificante para todos os ocupantes, o Sportage oferece aos clientes sistemas de segurança de última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.

Na versão topo de linha, a EX, o Sportage traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).

Na 4ª geração do Sportage, porém, o avanço mais significativo em segurança veicular foi o aumento em 33 pontos percentuais na utilização de aço avançado de alta resistência na construção de sua carroceria, passando de 18% para 51% do total de aços empregados. Por conta dessas mudanças, o novo Sportage ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco estrelas no NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration e pontuação máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety.

O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.

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