Voluntários do departamento do Corpo de Bombeiros de Zell am Ziller receberam recentemente seu mais novo caminhão de bombeiros, um MAN TGS 18.400 4×4 customizado com uma carroceria EMPL TLF-A 3000/150/50 e uma transmissão Allison totalmente automática da Série 4000™.
“O MAN TGS 18.400 4×4 equipado com uma transmissão Allison estabelece novos padrões para veículos pesados que operam em aplicações de incêndio e de emergência “, disse Roman Eggenfellner, gerente da equipe de vendas municipais da MAN Truck & Bus Áustria AG.
“A montagem da transmissão automática como um equipamento opcional satisfaz os requisitos de suavidade e de dirigibilidade de forma impressionante. O desempenho desta transmissão em termos de aceleração eleva a um novo patamar a liderança de mercado e a tecnologia da MAN no setor de incêndio e emergência “.
Zell am Ziller está no coração do Vale Ziller, uma região popular de esportes de inverno nos Alpes austríacos com 660 mil pernoites/ano.
A área operacional do departamento dos bombeiros voluntários abrange 41 km² e inclui um túnel, três teleféricos, inúmeros hotéis, prados alpinos e cabanas de esqui, e tem uma diferença de altitude de quase 2.000 metros.
“A subida rápida de percursos em aclive é muito comum nas nossas operações de resgate”, diz Siegfried Geisler, comandante da brigada de fogo de Zell am Ziller.
“Acelerações e frenagens em descidas íngremes, estradas estreitas e curvas fechadas exigem total concentração dos nossos motoristas. Queríamos uma Allison automática porque oferece uma tecnologia confiável para nos levar até os locais das ocorrências de forma rápida e segura, mesmo sob severas condições de operação “.
Acelerar rapidamente um veículo de 18 toneladas pelas subidas durante as operações de emergência exige uma grande transferência de potência e torque do motor para as rodas.
A transmissão totalmente automática Allison da Série 4000 conta com conversor de torque patenteado e mudanças de marchas sem interrupção de potência, proporcionando excelente aceleração e tração contínua.
“Ao oferecer as transmissões Allison totalmente automáticas como um opcional a MAN Truck and Bus AG veio ao encontro das necessidades dos bombeiros que precisam de um veículo que ofereça excelente desempenho, confiabilidade e facilidade de uso sob condições extremas”, diz Harald Rosenauer, diretor para fabricantes de veículos e desenvolvimento de novos negócios para a Europa central e ocidental da Allison.
“A parceria entre MAN e Allison resultou em um powertrain aprovado, que se encaixa perfeitamente às exigências severas de resgate. Com o seu motor de 400 cv aliado à transmissão Allison da série 4000, o veículo apresenta impressionante aceleração e performance”.
Além disso, a integração entre carroceria e equipamento de bombeamento é fundamental para a eficácia de um caminhão de bombeiros.
“A EMPL se orgulha de apresentar este veículo junto com a MAN e a Allison”, disse Reinhard Gruber, da área de vendas de carros de bombeiros da EMPL.
“Juntos, transmissão Allison, chassi, carroceria e equipamento de bombeamento trabalham de forma eficiente. A tecnologia de extinção da EMPL faz do veículo um ótimo equipamento para qualquer trabalho “.
MAN TGS 18.400 4×4 BB, TLF-A 3000/150/50 com transmissão Allison 4000
e carroceria EMPL
• Consumidor final — Departamento de bombeiros voluntários de Zell am Ziller, Áustria
• Chassi (fabricante) — MAN Truck & Bus AG
• Chassi (tipo) — MAN TGS 18.400 4×4 BB
• Entre-eixos — 4.500 mm
• Carroceria (fabricante) — EMPL
• Carroceria (tipo) — TLF-A 3000/150/50
• Motor — 294 kW (400 hp) / 1900 Nm
• Transmissão — Allison totalmente automática da Série 4000™
• Tripulação — 1+8
• Meios de extinção — 3.000 de água, 150 litros de espuma concentrada Classe A, 50 litros de espuma concentrada AFFF
• Características da carroceria
– H.I.T. CAN controlador de barramento (visualização na cabine e na bomba)
– Conceito de iluminação a LED
– Gerador de energia de 14 kVA
– Sinalizador giratório com oito lâmpadas de LED
– Capacidade de espuma: bomba de espuma elétrica CTD – 30 l / minuto
– Carretel para 50 metros de mangueira