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Cobertura especial | Jeep Compass é revelado mundialmente em Pernambuco

Se no ano passado a Jeep® reinventou o segmento de SUVs compactos com o Renegade, chegou a vez de a marca que criou a categoria de veículos 4×4 lançar a nova referência entre os SUVs de médio porte: o inteiramente novo Jeep Compass. Produzido na mais moderna fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana (PE), o novo modelo une design, tecnologia, desempenho e sofisticação de forma inédita no segmento no Brasil. Tudo isso somado à incomparável capacidade off-road que está no DNA de qualquer veículo da marca Jeep.

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“Agora a família está completa”, comenta Sérgio Ferreira, diretor-geral da marca Jeep para a América Latina. “O Jeep Compass vai fazer a ponte entre o megassucesso Renegade e nossa tradicional linha de importados, composta por Cherokee, Wrangler e Grand Cherokee. E como não poderia deixar de ser, a marca Jeep chega para estabelecer um novo padrão de qualidade nesta categoria com enorme potencial de crescimento”, acrescenta.

O Jeep Compass dita um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial. O modelo vai estrear no Brasil, tanto em produção quanto em vendas, e no ano que vem será produzido em outras fábricas, com oferta em mais de 100 países. O que mostra a relevância da América Latina para a marca Jeep e o papel que ela pode representar no objetivo de conquistar a liderança do mercado global de SUVs.

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Pela primeira vez em um veículo produzido no Brasil, o consumidor terá acesso a um conjunto avançadíssimo de itens de segurança, que incluirá controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.

A mecânica do Jeep Compass se destaca pela atualidade e variedade. Haverá versões com o novo motor 2.0 Tigershark flexível, que trabalha em harmonia com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2. Outras configurações do novo SUV serão impulsionadas pelo consagrado propulsor turbo 2.0 Multijet II, único diesel do segmento, cuja força é distribuída por uma (também exclusiva no segmento) transmissão automática de 9 marchas e pela tração 4×4 Jeep Active Drive Low, a mais avançada da categoria.

Em inglês, Compass significa bússola, mas o simbolismo vai além. “Instrumento mais importante na era das grandes navegações, a bússola se conecta perfeitamente aos quatro valores da marca Jeep, por ser sinônimo de aventura e de liberdade. Uma ferramenta que, usada por pessoas cheias de paixão e autenticidade, levou a humanidade a fronteiras inimagináveis”, explica Sérgio Ferreira.

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O Jeep Compass já pode ser encomendado nos 200 pontos de venda da rede Jeep no Brasil, nas seguintes configurações: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark; e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II.

Preços e versões do Jeep Compass

Sport flex – R$ 99.990
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, sensor e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela de 5 polegadas e navegação e rodas de 17 polegadas.

Longitude flex – R$ 106.990
Itens de série: mesmo conteúdo da Sport, mais ar-condicionado digital de duas zonas, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, luz diurna de LED, rodas de 18 polegadas e central multimídia de 8,4 polegadas.

Longitude diesel – R$ 132.990
Itens de série: mesmo conteúdo da Longitude flex.

Limited flex – R$ 124.990
Itens de série: mesm oconteúdo da Longitude, mais airbags laterais, de cortina e de joelho (para motorista), detector de ponto cego, faróis de xenônio, quadro de instrumentos configurável, sensores de luz e chuva e bancos de couro.

Trailhawk diesel – R$ 149.990
Itens de série: mesmo conteúdo da Limited, mais ganchos de fixação de cargas no porta-malas, ganchos de reboque, protetores de cárter, transmissão e tanque e suspensão elevada.

Design – O novo Jeep Compass apresenta estética com linhas emocionais e expressivas, de grande atitude e com excepcionais proporções. O novo SUV é imediatamente reconhecível como um Jeep, não apenas pelas características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), mas também por traços que remetem a modelos mais sofisticados da marca, notadamente o Grand Cherokee. E sem deixar de lado toques únicos, como a linha de teto descendente na traseira, aumentando o apelo esportivo, mas sem prejudicar o espaço interno.

Os conjuntos óticos ganharam atenção especial dos designers, e por isso contam com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited).

As linhas que denotam força aparecem também no capô, em formato de concha e com um ressalto central esculpido. Mas o traço mais surpreendente e sofisticado é o friso que começa na base da coluna A, acompanha a linha superior dos vidros laterais, atravessa a coluna C, contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo – e repete esse caminho do outro lado.

O interior traz materiais e acabamento sem igual no segmento, tornando muito acolhedora a espaçosa cabine, sem perder de vista a funcionalidade inerente aos produtos da marca Jeep. Avançada, a porção central do painel confere um aspecto “musculoso” e mostra a inspiração no tronco do corpo humano. A ideia se completa com o revestimento suave ao toque na cobertura do painel, representando a textura da pele. Há ainda detalhes refinados com acabamento cinza escuro ou “piano black”, de acordo com a versão.

Como se não bastasse a beleza do estilo, o Jeep Compass traz os já famosos easter eggs da marca. Assim como as crianças que procuram os ovos na Páscoa, a diversão aqui é procurar detalhes curiosos escondidos onde menos se imagina. Há desde uma salamandra (símbolo dos escaladores) até o monstro do Lago Ness, passando por rastros dos pneus do pioneiro Jeep Willys MB. Além de demonstrarem claramente que os designers seguem à risca um dos valores da marca, a liberdade, essas pequenas surpresas remetem à riquíssima história da Jeep, que acaba de completar 75 anos, com mais energia do que nunca – como provam os seguidos recordes históricos nas vendas globais da marca desde 2012.

Produção do Jeep® Compass consolida o Polo Automotivo Jeep –O início de produção do Jeep® Compass no Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, estabelece uma escalada de produção sem precedentes na indústria automotiva: três modelos novos em linha em apenas 18 meses. A evolução do processo de manufatura ocorre juntamente com programas pioneiros de desenvolvimento de pessoas, gestão ambiental inovadora e políticas de responsabilidade social transformadoras.

Em um ano e meio desde sua inauguração em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Jeep colocou no mercado dois modelos que se tornaram sucesso de vendas – o Jeep Renegade e o Fiat Toro. O terceiro modelo já em produção, o Jeep Compass, é o veículo mais avançado já produzido no País devido aos itens de tecnologia e de segurança que combinam com um estilo sofisticado e acabamento requintado dignos de um SUV verdadeiramente premium. Como os dois modelos anteriores, tem potencial para redefinir seu segmento.

A escalada de produção somada à abrangência dos programas de desenvolvimento de pessoas, que valoriza os talentos locais, tornam o Polo Automotivo Jeep uma referência global para o grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. A fábrica Jeep e o Parque de Fornecedores integrado foram projetados com alto índice de flexibilidade, com capacidade para produzir três veículos, em suas diversas versões, ganhando forma simultaneamente nas linhas de produção.

O Polo Automotivo Jeep já acumula a produção de 135 mil veículos. São 600 carros fabricados por dia. Para dar suporte a esse volume de produção, novas contratações aconteceram mês a mês, gerando um total de 4 mil novos empregos diretos no Polo desde abril de 2015. A criação de novas oportunidades posiciona o Polo Automotivo Jeep como um dos principais vetores de desenvolvimento socioeconômico da região e do País no período.

Atualmente, em todo o Polo Automotivo Jeep, trabalham 10 mil pessoas, sendo 3 mil profissionais Jeep, 4,5 mil no Parque de Fornecedores e o restante por funcionários de empresas prestadoras de serviço (alimentação, segurança, serviços gerais, manutenção, TI, construção civil, infraestrutura etc.).
Os três veículos são fabricados por um time jovem, com média de idade de 28 anos, e formado por pessoas da região (95% são da região Nordeste).

Até o final do ano, planta Jeep e empresas do Parque de Fornecedores irão contratar mais 400 profissionais. Nos últimos dias, 100 admissões foram realizadas, apenas na fábrica. A Jeep desenvolveu um programa de formação de líderes e profissionais que hoje é referência para toda FCA: a Academia. Os cerca de 270 team leaders recebem capacitação permanente para desenvolverem suas competências.

Um plano de sucessão especialmente desenhado para o projeto possibilitou que as áreas estratégicas da fábrica (Prensas, Funilaria, Pintura, Montagem, Planejamento de Produção, World Class Manufacturing e Vehicle Line Manufacturing) fossem hoje comandadas por jovens talentos brasileiros, formados dentro da Jeep. Na fase inicial de implantação do Polo, estas funções foram desempenhadas por profissionais mais experientes, procedentes de outras planta do grupo.

A tecnologia adotada no Polo também foi incrementada para responder ao novo patamar de produção. Hoje, 681 robôs atuam em sintonia com os profissionais. Somente a fabricação do Jeep Compass demandou o acionamento de 27 novos robôs.

A fábrica Jeep também atingiu resultados inéditos em desenvolvimento do sistema de produção World Class Manufacturing de Produção (WCM). Com apenas seis meses de operação, obteve a mais alta pontuação na FCA para uma primeira auditoria. Em maio de 2016, com 13 meses em funcionamento, recebeu a certificação Bronze, sendo a fábrica que mais rápido alcançou esse resultado na história do grupo. O desempenho sem precedentes é reflexo das 15 mil melhores práticas implementadas na planta em sua concepção e outras 8 mil melhorias contínuas desenvolvidas desde o início das operações.

Nacionalização com maior qualidade – Os três veículos produzidos no Polo Automotivo Jeep apresentam, juntos, um índice de 80% de conteúdo nacional. Desse patamar, 40% é fornecido pelo Parque de Fornecedores. Mais que ganhos logísticos, a integração com as 16 empresas instaladas dentro do Polo representa saltos representativos de qualidade nas peças e componentes estratégicos para produção do Jeep Compass, Fiat Toro e Jeep Renegade.

O modelo de gestão implementado – o Supplier Integration Model (SIM) – integra padrões elevados de qualidade, sistemas de produção, WCM e sinergia na resolução de problemas. O sucesso do projeto fez com que o SIM fosse exportado para outras plantas da FCA, como Betim (Minas Gerais) e Córdoba (Argentina).Pós-venda – O requinte do projeto se replica no pós-venda. Além de estar presente com assistência técnica em 164 pontos dos 200 da rede Jeep, a Mopar preparou o plano de revisões até 60.000 km a preços fechados, com mão de obra incluída, e um programa de serviços variados e sensatos para atender aos consumidores de forma inédita para a Jeep no Brasil.

Com o Mopar Vehicle Protection (MVP), o Jeep Compass com motor 2.0 Multijet II a diesel terá pacotes, com preços fechados, de duas a cinco revisões. Para as versões com o 2.0 Tigershark flexível, até oito revisões poderão ser adquiridas com antecedência.

Outras novidades da Mopar serão pacotes que darão direito a um conjunto de serviços. Como, por exemplo, duas trocas de óleo e um alinhamento de direção, ou três trocas de óleo e um alinhamento. Haverá também a oferta de estender os benefícios da assistência 24 horas Privilege Service, que normalmente dura três anos, por mais um ou dois anos.

Importante também destacar que a Mopar conta com dois armazéns no Brasil, para tornar ainda mais ágil o deslocamento de peças de reposição (boa parte delas nacionais). Apenas para o Compass já há 2.500 componentes disponíveis.

A garantia do Jeep Compass é de três anos (podendo ser estendida por mais um ou dois anos) sem limite de quilometragem. As revisões serão feitas a cada 12.000 km nas unidades com o propulsor Flex e a cada 20 mil km naquelas movidas a diesel.

Também sem limite de tempo, para não prejudicar os consumidores que rodam pouco – apenas a troca de óleo e filtro tem de ser feita anualmente. Quanto aos acessórios, outra importante linha de frente da Mopar, o Jeep Compass já chega com mais de 40 itens (número recorde para o segmento), sendo que metade deles foi desenvolvida especialmente para o novo modelo.

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