O Ford Fusion 2017 traz tecnologias semiautônomas e sistemas inéditos desenvolvidos para oferecer o que há de mais avançado em segurança, conveniência, conectividade e conforto.
Suas novidades incluem alerta de colisão com assistência autônoma de frenagem, sistema autônomo de detecção de pedestres e piloto automático adaptativo com “stop and go”, que contribuem para torná-lo um dos carros da categoria mais seguros do mundo.
Esses equipamentos completam a lista de itens de segurança da linha, que já conta com sistema de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de detecção de cansaço, 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro) e cintos traseiros laterais infláveis – uma exclusividade da marca.
Com isso, o novo Fusion obteve classificação máxima de segurança dos principais órgãos reguladores dos Estados Unidos. Recebeu cinco estrelas do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), instituto que serve de referência para as companhias de seguros quanto ao nível de proteção dos veículos. Além disso, conquistou o prêmio “Top Safety Pick+”, do IIHS, por alcançar as notas mais altas da categoria nos cinco testes de impacto realizados.
Chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, ar-condicionado automático de dupla zona com saída para os bancos traseiros, partida remota, sensor de chuva e tomada de 110 V são outros itens oferecidos pelo modelo.
Alerta de colisão e detecção de pedestres – O sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem do Fusion funciona por meio de radar e câmera, em velocidades a partir de 3,6 km/h. Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente, ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente.
“Mas o motorista continua sempre a ter prioridade nos comandos: se decidir por uma manobra evasiva, por exemplo, acionando o acelerador e a direção, a sua ação se sobrepõe ao sistema”, explica Fábio Spironelli, gerente de Engenharia da Ford América do Sul.
O sistema de detecção de pedestres opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.
Piloto automático com “stop and go” – O piloto automático adaptativo com “stop and go” é outra tecnologia semiautônoma que aumenta o conforto e a segurança do novo Fusion. Esse sistema inteligente é uma evolução do piloto automático convencional. Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente – voltando a acelerar se o fluxo for retomado dentro de 3 segundos. Depois desse tempo, precisa ser reativado.
Ao ser acionado, por teclas no volante, o sistema passa a monitorar constantemente o espaço à frente com o radar. “Se um veículo lento é detectado, reduz automaticamente a velocidade para manter a distância determinada. Um gráfico no painel com o desenho do carro indica a velocidade e a distância do veículo à frente representada por barras”, completa o engenheiro.
A qualquer momento, se o motorista frear, o piloto automático adaptativo é desligado e ele retoma o controle do acelerador.
Sistemas inteligentes – O novo Fusion é dotado também de outros sistemas inteligentes que auxiliam o motorista a ter uma direção mais confortável e segura. Seu novo sistema de monitoramento da pressão dos pneus mostra a calibração de cada um individualmente, na tela do painel. E em caso de pressão baixa gera automaticamente um alerta, contribuindo para a segurança e economia de combustível.
O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e sinaliza quando há uma mudança não intencional, ajudando ao mesmo tempo a recolocar o veículo na sua trajetória. O sistema de detecção de cansaço é capaz de identificar a fadiga do motorista, quando a câmera frontal detecta saídas constantes do carro da faixa de rolagem, e dispara alertas sonoros e visuais no painel.
O sistema de monitoramento de ponto cego tem sensores que avisam, por meio de luzes nos retrovisores, da aproximação de carros pelas laterais nessas áreas. Da mesma forma, o alerta de tráfego cruzado funciona quando se sai de uma vaga de estacionamento com o veículo de ré.
Além do sistema de alerta pós-acidente, que ativa a buzina, o pisca-alerta e destrava as portas nessa situação, o novo Fusion conta com a Assistência de Emergência, que liga automaticamente para o serviço de atendimento médico de urgência, SAMU, em caso de acionamento dos airbags ou corte de combustível por meio de um celular pareado com o sistema SYNC.
Câmera de ré de alta resolução, sistema Isofix para cadeiras infantis, chave de segurança MyKey e alarme perimétrico são outros itens que completam o seu arsenal de segurança.
Faróis de LED e estacionamento automático – Os faróis Full LED, oferecidos nas versões Titanium, são uma tecnologia nova que, além de luz mais clara de brilhante, adiciona recursos extras de segurança. O sistema liga e desliga o farol alto automaticamente para não ofuscar os demais motoristas, com o auxílio de uma câmera frontal com alcance de mais de 700 metros. Os faróis de neblina também são de LED, assim como a luz diurna que atende a nova legislação das estradas e as lanternas traseiras.
O sistema de estacionamento automático de segunda direção é outro item de conforto e segurança do novo Fusion. Ele facilita a entrada e saída de vagas paralelas ou perpendiculares, com o auxílio de 12 sensores que monitoram todo o perímetro do veículo e avisam quando um espaço disponível é localizado. O motorista controla apenas os freios, o câmbio e o acelerador, seguindo as indicações no painel, enquanto a direção é manobrada automaticamente.
Geração SYNC 3 – O Fusion 2017 vem com o novo SYNC 3, o sistema mais avançado de conectividade para automóveis, que agrega uma série de recursos e funcionalidades a bordo. Sua tela capacitiva de 8 polegadas, com imagens brilhantes e de alta resolução, pode ser operada por toques, como os smartphones, ou por comandos de voz aprimorados para um uso simples e intuitivo. Além disso, tem uma superfície especial que evita marcas dos dedos.
O SYNC 3 conta com menus simplificados para as funções de telefone, navegação, áudio, ar-condicionado e aplicativos. E também oferece compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para quem prefere a interface dos smartphones. O seu software moderno, com processador ultrarrápido, permite a seleção da maioria das funções em apenas dois passos.
“O sistema SYNC 3 mantém o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista. Ele abre inúmeras possibilidades para facilitar o seu dia a dia, desde ler e responder mensagens de texto por comando de voz até selecionar rotas e consultar postos de gasolina e restaurantes próximos”, diz Fábio Spironelli. “Isso sem contar outras funções oferecidas por diferentes aplicativos disponíveis no mercado.”
O sistema inclui CD/MP3-player, conexão Bluetooth, duas entradas USB, controles de áudio no volante e 11 alto-falantes, ou sistema de som premium da Sony e 12 alto-falantes na versão Titanium. Ele é acompanhado de duas telas de LCD de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, configuradas pelos comandos da direção para mostrar as informações desejadas pelo motorista.