quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

25º Congresso SAE BRASIL abre as portas na próxima terça, 25 de outubro, em São Paulo

A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes’ é o tema do 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que será realizado de 25 a 27 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

- Publicidade -

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, presidirá o 25º Congresso SAE BRASIL.

Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos da mobilidade, o 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidadecomemora seu Jubileu de Prata e também os 25 anos da SAE BRASIL.

O Congresso SAE BRASIL se assenta em três pilares:

Painéis – A programação este ano inclui 16 painéis. São eles Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes (âncora) e outros 13 temáticos, nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviária, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Supply Chain, Tecnologia da Informação, e Telemática e Infotainment.

- Publicidade -

Mostra Tecnológica – As principais empresas da cadeia automotiva mostram os últimos avanços e inovações em tecnologia da indústria, em conectividade, eficiência energética, sistemas digitais inteligentes e autônomos e novos materiais, entre outros segmentos.

Participantes: Ametek, Applus Idiada, Arcelormittal, Bosch, CBMM, Creaform, Dassault Systèms, Eaton, Edag do Brasil, Embrapii, Empresas Randon, Emicol, Esi Group, Ford Caminhões, General Motors do Brasil, Here, Ipiranga, Jetro, Konker, Mahle, Man/VW Caminhões e Ônibus, Marcopolo, Mercedes-Benz do Brasil, NSK, Phanton, Sabó, Schaeffler, Sindipeças, Stratasys Direct Manufacturing, Sulbras, TE Connectivity, T-Systems do Brasil, TÜV Nord Mobility, Volkswagen.

HUB Tecnológico – Integrado à Mostra o 25º Congresso SAE BRASIL apresenta ainda o HUB Tecnológico, espaço de networking e interação de empresas com seus públicos de interesse.

Inspirado na experiência bem sucedida da SAE International, e tendo na flexibilidade sua principal característica, o espaço dispõe de telão e auditório. Participam 19 empresas, entre usuários, tradicionais desenvolvedoras de tecnologia e startups, que vão mostrar seus projetos durante os três dias do Congresso.

Papers– Nas sessões técnicas do Congresso SAE BRASIL, autores dos melhores trabalhos técnicos nacionais e internacionais (papers) selecionados pelo comitê apresentam soluções inovadoras nas diversas áreas de atuação da engenharia.

- Publicidade -

Serão apresentados 102 dos 169 papers aprovados este ano em 16 áreas, entre as quais se destaca no topo da lista pelo número de trabalhos aprovados a de Testes e Simulações, seguida por Powertrain, Combustíveis e Recursos Energéticos, e Manufatura.

“Com foco na ciência, tecnologia e inovação e palestrantes de altíssimo gabarito, o Congresso SAE BRASIL conquistou o respeito de um público seleto que vem em busca de informação privilegiada e networking em nível nacional e internacional”, afirma Philipp Schiemer.

25º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE
“A engenharia criando a mobilidade do futuro – intermodalidade – conectividade – veículos e sistemas inteligentes”
25 a 27 de outubro – das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP

Mais informações – http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso

PROGRAMA DE PAINÉIS e cerimônias especiais

DIA 25 DE OUTUBRO/ TERÇA-FEIRA

CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, e presidente do Congresso SAE BRASIL 2016; e Cuneyt L. Oge, presidente da SAE International. Às 10h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Aeroespacial – painel – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO (ATM): EVOLUÇÃO, PADRONIZAÇÃO E INTEROPERABILIDADE GLOBAL.

O painel apresentará soluções para o gerenciamento dos espaços aéreos brasileiro, americano e europeu, e avaliará os benefícios para passageiros e outros usuários. Com Tomy Marques de Souza, major especialista em Comunicações do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo); Waldenio Araujo da Silva, diretor de Aplicações da Honeywell Aerospace Brasil – Aviônicos; e Armando José Carbonari, diretor de Engenharia de Programas Militares da Embraer. Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro sênior de Inteligência de Tecnologias da Embraer, será o mediador. Às 11h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Segurança Veicular – painel – ENGENHARIA DO FUTURO VISANDO ZERO MORTES EM ACIDENTE DE TRÂNSITO.

Reduzir a incidência mortes no trânsito brasileiro por meio de investigação e pesquisa de ocorrências no local do acidente é o objetivo do Projeto IAAT (Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito), que será apresentado pela primeira vez no 25º Congresso SAE BRASIL.

Com Oliver Schulze, gerente de Engenharia da Takata; Alejandro Longton, gerente de Engenharia da IDIADA Espanha; Flamínio Fichmann, consultor de trânsito e transporte; e Alexandre Pagotto, chefe de Marketing da Bosch Brasil.

O jornalista J.Pedro Correa, consultor e fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, será o moderador. Às 13h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Engenheiros-chefes – painel – A DINÂMICA NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA A MOBILIDADE DO FUTURO.

O painel debaterá a mobilidade do futuro, como integração entre os modos de locomoção, conectividade entre veículos e infraestrutura viária, conceitos de autonomia e inteligência embarcada e o desafio de desenvolver e incorporar com eficiência as novas tecnologias, além da inter-relação entre os órgãos de regulamentação e desenvolvimento urbano para resultados sustentáveis na dinâmica dos mercados.

Com Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil; Henrique Langenegger, vice-presidente Engenheiro Chefe da Embraer; Johannes Kopp, head of Engineering da Bosch; professor doutor Uwe Baake, vice-presidente da Daimler AG; e Enio Dill Gomes, South America Powertrain director da Ford Motor Company.

Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia e Planejamento da Mitsubishi Motors e Conselheiro da SAE BRASIL será o mediad or. Às 16h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.
SAE BRASIL Awards Ceremony – 7º PRÊMIO SAE BRASIL JOVEM ENGENHEIRO – Lançado em 2010, homenageia profissionais com até 35 anos de idade formados no máximo há 10 anos, indicados pelas empresas a participar com projetos técnicos inovadores e avaliados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL;

5º PRÊMIO ESTUDANTIL EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – Para estudantes do ensino médio e superior com trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir de julho de 2015;

PRÊMIO SAE BRASIL ESTUDANTIL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Objetiva aproximação de estudantes do ensino técnico e superior, com a indústria, além de gerar oportunidades de absorção dos futuros profissionais pelo mercado. Às 18h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Mot ores Diesel.

DIA 26 DE OUTUBRO/ QUARTA-FEIRA – Telemática e Infotainment – painel – VEÍCULOS AUTÔNOMOS, SISTEMAS INTELIGENTES E CONECTIVIDADE.

O painel apresentará alguns aspectos desse futuro que já chegou na forma de soluções e sistemas inteligentes, veículos autônomos e da conectividade. Com Patrick Shinzato, pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo);

Leopoldo Rideki Yoshioka, membro da Comissão Técnica de ITS, Escola Politécnica/USP e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos); Carolina Carmona, especialista de Marketing da CNH Latin America; e Tiago Galli, CEO da Porto Conecta. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Educação de Engenharia – painel – ALUNOS, PROFESSORES E CONTEÚDOS CURRICULARES DO SÉCULO 21 E SUAS RELAÇÕES COM O VEÍCULO CONECTADO.

Com transmissão online, painel discutirá o papel do professor e da universidade na capacitação de futuros profissionais, os conteúdos curriculares e o modelo de educação atual ante a necessidade de inovação e as mudanças na mobilidade.

Com professor doutor Uwe Baake, vice-presidente da Daimler AG; Beatriz Vichessi, jornalista especializada em educação;

Eduardo Iwai, gerente de Produto da Easy Taxi; Marcos Oliveira, editor da Revista Fapesp; e Felipe Corsetti Fantelli, estudante da Unicamp. Mauro Andreassa, gerente de Assistência Técnica aos Fornecedores da Ford e professor no Instituto Mauá de Tecnologia, será o mediador. Às 9h, Auditório Santana 3.

Tecnologia da Informação – painel – CONVERGÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA CONECTIVIDADE VEICULAR.

O painel apresentará tecnologias da convergência de dados provenientes do ambiente externo para o interior do veículo, assim como do veículo para fontes externas e discutirá o papel dos veículos conectados dentro das empresas em segmentos, como logística, cadeias de abastecimento, agronegócio, além de soluções inovadoras para uso de informações junto à infraestrutura.  Tendências e desafios da convergência da informação nos diferentes modais e novas possibilidades serão também o foco do painel. Com Rainer Mueller-Finkeldei, diretor da Daimler AG; Flavio Maeda, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC); Leonardo de Melo, presidente da Diagnext.com; e Gilson Trennepohl, diretor presidente da STARA; com mediação de Renato Cruz, editor da Inova.jor. Às 11h Auditório SAE BRA SIL – MWM Motores Diesel.

Máquinas Agrícolas e de Construção – painel  – AGRICULTURA E INFRAESTRUTURA: CAMINHOS PARA O BRASIL DE HOJE. Tecnologias inovadoras na movimentação de terra e na agricultura e visão de futuro para os dois segmentos serão os temas do painel. Com Luiz Ghiggi, vice-presidente de Engenharia do Produto da AGCO do Brasil; João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico da John Deere; Carlos Dion Teles, supervisor de Qualidade, Retorno e Peças de Mineração da Caterpillar; e Jerônimo Marin Cruz, diretor executivo da Teccom. 11h, Auditório Santana 3.

Duas Rodas – painel – COMO A INTELIGÊNCIA E TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA DAS PISTAS, TRAZEM BENEFÍCIOS, PELA CONECTIVIDADE, PARA OS MODELOS DAS RUAS.

O painel trará o caminho da tecnologia até as motos que circulam em nossas cidades. Com Alfredo Guedes Junior, supervisor de Relações Públicas da Honda; Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha; e Samuel Barboza, gerente de Desenvolvimento de Pneus da Pirelli; e Renato Linke, físico e responsável pelo setor de Homologação de Veículos da Cetesb. Cícero Lima, da revista Motojornal, será o mediador. Às 14h, Auditório Santana 3.

Internacional – painel – TECNOLOGIAS ATUAIS E FUTURAS E DESAFIOS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL.

Dividido em duas sessões o painel trará a visão de especialistas nacionais e internacionais sobre soluções tecnológicas e estratégias de negócios para competitividade de mercados no cenário disruptivo. Com Dennis Huibregtse, CEO Power Systems Research USA; Gal Barak, diretor geral da Stratasys Latin America; Michael Friedrich, gerente Schuh Group, Germany; Pérsio Lisboa, presidente de Operações da Navistar, USA; Stephan Keese Roland Berger LCC USA; Raul Germany, gerente geral da Dana Corp; Cláudio Castro, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler America do Sul; e prof. dr. Stefan Pischinger, CEO FEV GmbH, Germany. Horst Bergmann, consultor da alemã FEV GmbH e ex-diretor da Daimler AG Truck and Vans, será o mediador. Às 14h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Motorsport – painel – 25 ANOS DE EVOLUÇÃO NO AUTOMOBILISMO NACIONAL E O QUE SE ESPERA PARA OS PRÓXIMOS 25.

Especialistas que estiveram em grandes momentos do esporte falarão dos avanços tecnológicos que ditaram o rumo das principais categorias do automobilismo e debaterão sobre o modo como o mundo cada vez mais conectado se relaciona com o automóvel. Com Guilherme Spinelli, piloto e diretor de Competições da Mitsubishi; Ingo Hoffmann, ex-piloto com 12 títulos conquistados; João Henrique Scheffer, gerente de Projetos da Ampera Racing, equipe de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Competição Fórmula SAE BRASIL; José Minelli construtor da Formula Inter; e Luiz Fernando Cruz, CEO da Race Car Design Engineering. Wagner Gonzalez jornalista e diretor da Beepress, que ocupou durante 15 anos a vaga sul-americana do Comitê de Imprensa da F-1, será o mediador. Às 16h, Auditório SAE BRASIL Santana 3.

DIA 27 DE OUTUBRO/ QUINTA-FEIRA – Ferroviário – painel – AS FERROVIAS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS MODAIS DE TRANSPORTE.

Necessidades, fatores relevantes para implantação de soluções, novas tecnologias, a situação atual e a necessidade de expansão e implantação de novas malhas estruturantes e integradas para o sistema ferroviário são assunto do painel ferroviário.

Com Gabriel Feriancic, diretor da Sistran; Jean Pejo, secretário geral da ALAF (Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles), e Cyro Laurenza, presidente do Conselho do Instituto IDESTRA. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Qualidade – painel – CONSTRUINDO A QUALIDADE DO FUTURO: DESAFIOS E SOLUÇÕES.

A evolução da tecnologia dos veículos e dos sistemas de manufatura, a necessidade de sistemas inteligentes de qualidade para eficiência e robustez dos processos, a confiabilidade dos produtos e os desafios da flexibilidade na manufatura serão os temas do painel.

Com dr. Andreas Bachhofer, diretor de Qualidade Global Daimler AG; Jose Rizzo Hahn Filho, presidente da Pollux; e Oliver Schulze e Demetrio Nifoci, respectivamente gerentes de Engenharia e de Qualidade da Takata. o engenheiro Mauro de Souza Paraíso, da SAE BRASIL, será o moderador. Às 9h, Auditório Santana 3.

Caminhões e Ônibus – painel – TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS – CONECTIVIDADE, VEÍCULOS E SISTEMAS INTELIGENTES.

Big Data, telemetria e outras tecnologias e soluções para operação de transporte, como o assento Anti Sleep Seat, novo conceito em segurança embarcada, e frotas compartilhadas, serão apresentados.

Na evolução deste processo, estão indivíduos conectados para sistemas conectados. Com dr. Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; dr. Robert Mueller, senior manager Industry 4.0 da Voith Turbo GmbH & Co KG; Petras Amaral, gerente de Design e Inovação da Marcopolo; Antônio Jorge Martins, diretor da CEA; Dante Ricci Mattos; diretor de Tecnologia da WEBRADAR; Ricardo Altmann, diretor da Lunica Consultoria, e Sergio Savane, head of smart factory solution da T-Systems. Às 11h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Manufatura e Logística – painel CONECTIVIDADE NO CHÃO DE FÁBRICA.

O painel irá explorar o avanço da tecnologia da informação e a inovação no ambiente de chão de fábrica, incluindo a movimentação de produtos, a automação no Brasil e seus impactos na manufatura enxuta.

Com André de Almeida Prado, diretor da FEMSA Logística; dr. Hans Jurgen Klose, sócio-diretor da ConMoto Consulting Group; Marcelo Pinto, diretor da PPI Multitask; Marcos Alves, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz; e Dário Spinola, diretor geral, Staufen Táktica. Às 11h, Auditório Santana 3.

Supply Chain – painel INOVAÇÕES NO SUPPLY CHAIN PARA VIABILIZAR A COMPETITIVIDADE DE NOVAS TECNOLOGIAS NO BRASIL.

Desenvolver estratégias de modelos de negócios para a aquisição no Brasil de módulos tecnológicos para suprir a mobilidade do futuro, através da colaboração engenharia-compras-fornecedores no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia é o foco do painel. Com Andre Wulfhorst, gerente senior de Compras da Daimler; Paola Sardi, director /strategy Consulting  Monitor da Deloitte Consultoria; Karina Bazuchi, coordenadora de Investimentos Estrangeiros Diretos da APEX Brasil; e Rodrigo Custódio, sócio da Roland Berger. Às 14h, Auditório Santana 3.

Presidentes – painel A ENGENHARIA CRIANDO A MOBILIDADE DO FUTURO – INTERMODALIDADE – CONECTIVIDADE – VEÍCULOS E SISTEMAS INTELIGENTES.

A indústria da mobilidade segue seu curso de inovação e em todo o mundo as tecnologias para o atendimento às novas demandas da sociedade surgem com as mais diversas experiências em aplicações, especialmente nas grandes cidades, onde os gargalos à movimentação de pessoas e cargas mais se observam.

Já há vários exemplos de cidades em transformação para a mobilidade inteligente, com serviços criativos de compartilhamento de veículos e sistemas de integração de modais. Veículos, máquinas agrícolas e de construção com funções autônomas já estão disponíveis.

Veículos e sistemas inteligentes são fundamentais para maior eficiência dos transportes. Com Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina e presidente do Cong resso SAE BRASIL 2016; Cuneyt L. Oge, presidente da SAE International; Antônio Carlos Galvão, presidente do Grupo Veículos América do Sul da Eaton;

Mauro Kern, vice-presidente executivo de Operações da Embraer; Rogelio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul, e Gábor Deák, conselheiro da SAE BRASIL. Às 16h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais