quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

FCA vence mais uma vez ranking de tecnologias sustentáveis

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) sobe ao palco do Fórum Internacional Sustentar, um dos mais relevantes eventos de sustentabilidade do país, como uma das empresas vencedoras do Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis e Inovadoras.

- Publicidade -

O projeto vencedor foi sobre o uso racional de água no Polo Automotivo Fiat.

O concurso, que está na quarta edição, é realizado pelo Instituto Sustentar em parceria com a WayCarbon. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (18), em Nova Lima (MG).

O ranking seleciona exemplos bem sucedidos de inovação em produtos e serviços, que geram impactos positivos para a sociedade. Localizado em Betim (MG), o Polo Automotivo Fiat é referência no país em recírculo de água.

Hoje, 99,4% da água utilizada no processo produtivo dos automóveis é de reúso, um recorde no setor. Todo o efluente gerado no ambiente industrial, refeitórios, vestiários e banheiros é encaminhado para o Complexo de Tratamento de Efluentes instalado dentro da fábrica.

- Publicidade -

Paralelo aos investimentos em tecnologia para reúso que, em 10 anos, já somam mais de R$ 14 milhões, os projetos para redução do consumo de água também são impulsionados por toda a fábrica, com o amplo envolvimento dos funcionários.

“Eles são estimulados a incorporar a cultura da sustentabilidade no dia a dia, o que implica em explorar oportunidades nunca antes percebidas e buscar soluções para o uso racional da água, tanto dentro como fora da empresa”, afirma o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix.

Como resultado dessas ações, o volume de água por veículo produzido caiu, no período de 2006 a 2015, 55%. Uma das medidas adotadas é o reaproveitamento da água de chuva.

“Em janeiro de 2016, quando tivemos o maior índice pluviométrico do ano, foi possível captar cerca de 7 mil m³ de água que, após ser tratada, foi utilizada em nossos processos”, conta Felix.

Nos anos anteriores do ranking, a FCA foi vencedora com o projeto “Aterro Zero”, de gestão de resíduos, e com o Conexão Terezópolis, ferramenta de gestão de parcerias, no qual é possível sugerir ideias, cadastrar e gerenciar projetos sociais para o desenvolvimento do Jardim Teresópolis, região localiza em frente à fábrica da Fiat em Betim.

- Publicidade -

No Fórum Internacional Sustentar, a FCA também marcou presença na feira de produtos sustentáveis por meio da participação da Cooperárvore, cooperativa de moda que produz acessórios com cintos e tecido automotivo reutilizados e que faz parte do programa social Árvore da Vida.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais