Inovações em conectividade, sistemas semiautônomos de segurança, eletrificação e motores turbo flex para o mercado brasileiro foram os assuntos de destaque na Manhã de Tecnologia Automotiva SAE BRASIL no Salão do Automóvel 2016, realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no São Paulo Expo.
Direcionado para executivos, engenheiros e profissionais da indústria fabricante de veículos, sistemistas, autopeças, fornecedores de matérias-primas, serviços de engenharia, consultores e acadêmicos, o encontro focou nas tecnologias aplicadas aos mais modernos veículos disponíveis no mercado brasileiro expostos no Salão Internacional do Automóvel 2016.
Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, abriu os trabalhos e destacou os 25 anos da associação no fomento da engenharia e a relevância do evento face às novas demandas do consumidor por mobilidade.
Borg Warner e Bosch foram os patrocinadores do encontro.
Inteligência- Evandro Bastos, gerente de Marketing Veículos de Passeio da Mercedes-Benz, apresentou a nova geração do Mercedes Classe E, o sedã AMG E 43 4MATIC, com seu motor V6 biturbo de 401 cv, que estreou no Salão de Detroit e estará disponível no Brasil em 2017.
Chamado “o sedã mais inteligente do mundo” pelo seu conteúdo tecnológico embarcado, o carro é equipado com um conjunto mecânico de alto desempenho e sistemas de assistência de direção que favorecem frenagem, manobras emergenciais, monitoramento de pontos cegos e manutenção de faixa.
Serviços- Gisele Tonello, gerente de Engenharia de Telemática & Infotainment da GM, mostrou o OnStar, sistema de telemática avançado que funciona como uma espécie de assistente pessoal oferecendo ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade.
O recurso, que acaba de chegar ao Brasil na linha Chevrolet Cruze, existe há alguns anos nos Estados Unidos com soluções de segurança conectada.
O sistema funciona via aplicativo para celular e liga o usuário 24 horas a um call center para qualquer necessidade – de emergências, como acidentes e roubo do veículo, a reserva de hotel e alerta de rodízio, com privacidade e segurança cibernética.
Drive assistence- Fernando Pfeiffer e Fernanda Bing, respectivamente gerentes de Marketing de Carros Premium e de Projetos da Ford, mostraram o novo Ford Fusion Hybrid 2017, que chega ao Brasil com motores elétrico e a gasolina 2.0 Atkinson com a potência de 143 cavalos, que funcionam simultaneamente, conforme a velocidade.
Nas soluções inteligentes para o condutor, o carro oferece conectividade de última geração, como sistema de estacionamento automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão e assistente de frenagem, entre outras tecnologias.
Prevenção de acidentes – Alexandre Pagotto, Gustavo Tineli e Erwin Franieck, respectivamente gerentes de Marketing, de Chassis e de Eletrônica e Softwares para Veículos Elétricos e Híbridos e de Engenharia da Bosch, destacaram tecnologias relacionadas à prevenção de acidentes, como controle de estabilidade e sistemas de frenagem de emergência de veículos, e tendências para o futuro, como os veículos Híbridos, elétricos e autônomos.
Turbo flex – Lauro Yutaka Takabatake, diretor de Engenharia da BorgWarner TurboSystems, fechou o ciclo de apresentações discorrendo sobre soluções de tecnologia global fabricadas e desenvolvidas localmente em busca de desempenho, redução de emissão e baixo consumo, e deu destaque especial ao desenvolvimento do turbo flex para o mercado brasileiro.
Segundo o executivo, o turbo para etanol foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e alemães da BorgWarner, com uso de ferramentas de simulação de análise modal para testes de componentes que culminaram no design final com redução da vibração do motor.