O BMW Group, a Daimler AG, a Ford Motor Company e o Volkswagen Group, com suas marcas Audi e Porsche, assinaram um Memorando de Entendimento para criar a mais poderosa rede de carga de baterias da Europa.
O objetivo é a rápida construção de um número considerável de estações para possibilitar viagens de longo alcance aos motoristas de carros elétricos a bateria. Este será um importante passo para facilitar a adoção em massa pelo mercado de veículos elétricos a bateria.
A projetada rede de carregamento de alta potência com níveis de potência de até 350 kW será significativamente mais rápida que o sistema de carga mais poderoso lançado até agora.
A construção está prevista para começar em 2017. O objetivo inicial planejado é de 400 postos na Europa. Até 2020, os clientes deverão ter acesso a milhares de pontos de carga de alta capacidade.
O objetivo é possibilitar viagens de grandes distâncias através de uma rede aberta de estações de carga ao longo das rodovias e vias de tráfego mais importantes, o que não é possível para a maioria dos condutores de veículos elétricos até agora.
A experiência de carga deverá evoluir, tornando-se tão fácil como o reabastecimento em postos de gasolina convencionais.
A rede será baseada na tecnologia padrão Combined Charging System (CCS – Sistema Combinado de Carga). A infraestrutura de carregamento planejada amplia o padrão técnico existente para carga de veículos elétricos com corrente alternada e contínua (AC e DC) para o próximo nível de capacidade para carregamento rápido com corrente contínua com até 350 kW.
Veículos elétricos a bateria projetados para aceitar toda essa potência das estações de carga poderão ser recarregados independentemente de suas marcas numa fração do tempo exigido pelos veículos elétricos equivalentes atuais.
A rede deverá atender a todos os veículos equipados no padrão CCS, facilitando a adoção dos carros elétricos movidos a bateria na Europa.
BMW Group – “Esta rede de carga de alta capacidade dá aos motoristas outro forte argumento para optarem pela mobilidade elétrica”, afirmou Harald Krüger, presidente do Conselho de Direção da BMW AG.
“O BMW Group deu início a vários projetos de infraestrutura pública de carga de baterias ao longo dos últimos anos. O projeto conjunto é mais um importante marco que demonstra claramente que marcas concorrentes estão combinando suas forças para alavancar a mobilidade elétrica.”
Daimler AG – “O desenvolvimento da mobilidade elétrica exige duas coisas: veículos convincentes e uma ampla infraestrutura de carga para as baterias. Com nossa nova marca EQ, estamos lançando nossa ofensiva na área de veículos elétricos: até 2025, nosso portfólio vai incluir mais de dez carros para passageiros totalmente elétricos. Juntamente com nossos parceiros, estamos instalando agora a infraestrutura de cara mais poderosa da Europa”, declara o Dr. Deter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e diretor da Mercedes-Benz Cars. A disponibilidade de estações de alta potência viabiliza a mobilidade elétrica em longas distâncias pela primeira vez e irá convencer mais e mais clientes a optarem por veículos elétricos.”
Ford Motor Company – “Uma infraestrutura confiável de carga ultrarrápida é importante para a adoção em massa pelos consumidores e tem o potencial de transformar as possibilidades para a direção elétrica”, diz Mark Fields, presidente e CEO da Ford Motor Company.
“A Ford está empenhada no desenvolvimento de veículos e tecnologias que tornem melhores as vidas das pessoas e esta rede de carga irá tornar mais fácil e prático para os consumidores de toda a Europa possuir veículos elétricos.”
AUDI AG- “Queremos criar uma rede que possibilite a nossos clientes em viagens de longa distância aproveitar uma pausa para um café para recarregar seus carros”, declarou Rupert Stadler, presidente do Conselho de Direção da AUDI AG.
“Serviços confiáveis de carga são um fator chave para os motoristas optarem por um veículo elétrico. Com essa cooperação, queremos impulsionar uma adoção mais ampla da eletromobilidade pelo mercado e acelerar a mudança no sentido de uma condução livre de emissões.”
Porsche AG – “Para nós há dois pontos decisivos: carga ultrarrápida e a localização das estações de carga nos pontos corretos”, afirma Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
“Juntos, esses dois fatores permitem que viajemos num carro movido totalmente à eletricidade da mesma forma que num veículo convencional com motor a combustão. Como fabricantes de automóveis, nós moldamos nosso futuro de forma ativa, não apenas desenvolvendo veículos movidos totalmente à eletricidade, mas também construindo a infraestrutura necessária para eles.”
Os fabricantes de automóveis querem fazer investimentos substanciais para criar a rede, salientando a crença de cada uma das companhias no futuro da eletromobilidade.
Enquanto as parceiras fundadoras – BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e o Volkswagen Group – terão participação equalitária na associação, outras fabricantes de automóveis serão incentivadas a participar da rede para ajudar a estabelecer soluções de carga práticas e convenientes para possuidores de veículos movidos a bateria.
A Joint Venture também está aberta à cooperação com parceiros regionais.
A formação da associação está sujeita à execução de acordos definitivos e aprovação de controles de associação em várias jurisdições.