Teve início no dia 26 de novembro (e vai até quatro de dezembro) o Essen Motor Show 2016 – que acontece na cidade alemã de mesmo nome – e a Brabus Germany escolheu este evento para fazer a apresentação oficial do seu novo e mais que potente GLS63 BRABUS 850.
O GLS850 (em uma expressão mais curta) foi carinhosamente apelidado de “Brabus 850 XL” devido seu tamanho “Extra Large” e seus 850 cavalos de potência, e já está disponível no Brasil pelas mãos da Strasse, importadora oficial e exclusiva da marca no país. O valor para o mercado brasileiro é de R$ 2.400.000.
Como resultado de extensivos testes, todas as alterações feitas pela preparadora alemã podem ser traduzidas através dos números de desempenho do veículo. São impressionantes 850 CV e 1.450 Nm de torque (limitados a 960Nm nas três primeiras marchas).
Esse torque já é alcançado entre 2,500 e 4,500 RPM e com uma velocidade máxima de 300 km/h – limitada eletronicamente com o intuito de preservar os pneus, e consequentemente garantir a segurança. São números absurdos para um veículo tão grande e que pesa 2,6 toneladas.
O super carro é baseado no Mercedes GLS 63 4MATIC, mas com, principalmente, diversas mudanças em componentes do motor e periféricos. O motor é outro, do original fica praticamente só o bloco.
Com 6 litros de deslocamento dos oito cilindros no motor de quatro válvulas por cilindro, pistões forjados e maiores, unidades maiores de turbo compressores, um novo sistema de indução forçada, recalibragem da suspensão a ar e um sistema de exaustão de aço inoxidável com ponteiras de escape revestidas em cerâmica, são algumas entre as várias melhorias aplicadas.
Toda essa potência é obviamente acompanhada por várias modificações aerodinâmicas. Os designers da BRABUS desenvolveram em túneis de vento componentes aerodinamicamente eficientes e visualmente arrojados feitos de fibra de carbono.
Um spoiler dianteiro diminui a elevação do eixo frontal em altas velocidades e empresta ao modelo um visual mais marcante. Um difusor traseiro combina perfeitamente com as duas saídas de escape do sistema esportivo de exaustão.
Entre rodas e pneus, a melhor escolha disponível são as BRABUS Monoblock “Platinum Edition” de 23 polegadas com pneus 295/35 R 23.
O interior foi remodelado utilizando uma combinação entre o macio e respirável couro Mastik e Alcântara. Componentes de alumínio, como pedais, pinos de porta e paddle shifters destacam o caráter esportivo do veículo.
Alem da versão de 850 cavalos, também estão disponíveis as versões de 700 e 630 cavalos, todas elas oferecem a mesma e vasta lista de opções aerodinâmicas, de rodas, escapamento e itens de interior, tendo diferença apenas no motor.
O GLS63 BRABUS 630 com 630cv e 1000Nm de torque (limitados a 820Nm nas três primeiras marchas) e o GLS63 BRABUS 700 com 700cv e 1200Nm (limitados a 960Nmnas três primeiras marchas), podem ser encomendados através da Strasse, por R$1.180.000 e R$1.580.000 respectivamente.
Todos os componentes são manufaturados em OEM Quality e a garantia é de dois anos ou 100.000 km.