A Jaguar Land Rover e a Getty Images anunciaram uma parceria no Dia Internacional da Mulher para destacar a necessidade de uma representação visual mais realista de mulheres engenheiras.
Cada vez mais as pessoas estão pesquisando imagens de mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, em inglês, para Science, Technology, Engineering, Mathematics), mas os resultados muitas vezes são ultrapassados e não refletem os papeis atuais e variados de hoje. Esta parceria busca justamente mudar isso.
Fotos divulgadas hoje pela Jaguar Land Rover, maior fabricante de automóveis do Reino Unido, e pela Getty Images, líder mundial em comunicação visual, mostram mulheres em uma vários papeis entre essas carreiras, desde aerodinâmica à engenharia cibernética e de áudio.
Elas foram criadas para incentivar mais mulheres a se candidatar para esses empregos, retratando com precisão um local de trabalho moderno.
Novos dados divulgados hoje pela Getty Images mostram que as pesquisas na internet para imagens mostrando mulheres em carreiras de engenharia está aumentando significativamente.
O número de pessoas que pesquisam imagens de “mulheres + STEM” aumentou 526% no ano passado.
Fiona Pargeter, diretora global de Relações Públicas da Jaguar Land Rover e parte do board principal da empresa no Reino Unido, disse: “Nós estamos empenhadas em inspirar mais meninas e mulheres a considerar carreiras em engenharia e fabricação. Nossa mão-de-obra feminina cresceu de nove para 11% nos últimos quatro anos devido às nossas iniciativas focadas em STEM. Mas esse número ainda é muito baixo – as empresas sendo proativas sobre o uso de imagens realistas é uma das muitas maneiras que podemos atrair as mentes brilhantes que precisamos em carreiras STEM.
A parceria da Jaguar Land Rover com a Getty Images disponibiliza um conjunto de imagens para uso editorial que representam autenticamente as engenheiras do sexo feminino no trabalho.
Rebecca Swift, diretora criativa da Getty Images, disse: “Somos apaixonados defensores da representação realista das mulheres por meio de imagens e estamos orgulhosos em liderar a indústria visual na criação e promoção de imagens poderosas e relevantes, que celebram diversidade e autenticidade em todas as áreas da vida.
“As imagens têm o poder de quebrar clichês de gênero para que a demanda por essas imagens seja tanto indicativa quanto importante. Temos a oportunidade de mudar a linguagem visual em torno das carreiras STEM para melhor, por isso estamos entusiasmados com essa parceria. A Jaguar Land Rover também está empenhada em expandir a disponibilidade de imagens que representam as realidades de uma carreira moderna de engenharia para mulheres”.
“Aqui na Jaguar Land Rover precisamos da diversidade de habilidades que as mulheres trazem para garantir que prosperemos e mantenhamos nossa vantagem competitiva nos próximos anos”, disse Michelle Mortiboys, diretora de Linha de Veículos da Jaguar Land Rover. É sabido que a diversificação de gênero nos negócios não é apenas saudável culturalmente, mas também impulsiona o progresso e inovação. Nossa parceria com a Getty Images não é apenas sobre o recrutamento de mulheres na engenharia, é uma pequena parte do trabalho que precisa ser feito para trabalhadoras femininas de alto nível no setor automotivo como um todo “.
A Jaguar Land Rover convoca outros líderes do setor a seguirem o exemplo, reavaliando e atualizando sua representação visual de mulheres em carreiras automotivas, em uma tentativa de aumentar o número de mulheres que se candidatam a empregos nessas áreas.