quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Cinza é a cor preferida de carros na Europa e ganha força na moda mundial

O cinza está tomando de assalto o mundo da moda e é a cor preferida dos consumidores de carros novos da Ford na Europa, ocupando o lugar que no ano passado pertencia ao branco.

A Ford oferece hoje duas opções de cinza em sua linha no Brasil e soma um total de mais de 50 tons dessa cor lançadas no mundo desde a década de 90.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Identificamos o cinza como uma ‘cor de tendência’ e até nós estamos surpresos com a popularidade que ela ganhou”, diz Julie Francis, gerente de design de cores e materiais da Ford.

“O cinza é uma cor com grande potencial inexplorado, que oferece novas maneiras de ser bacana e diferente na era moderna, por isso vem sendo cada vez mais valorizada”.

Desde o cabelo até a decoração de interiores, o cinza hoje é a cor favorita das pessoas antenadas e passa longe dos adjetivos “velho” e “chato”. Celebridades como Rihanna e Cara Delevingne estão tingindo as madeixas de cinza.

- Publicidade -

A hashtag #GrannyHair (Cabelo da Vovó) tem mais de 250 mil posts no Instagram e a modelo Lyn Slater, com 63 anos e cabelos cinzas naturais, seguiu os passos de Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell, assinando contrato com a prestigiosa agência de modelos Elite.

Por trás dessa tendência, está não só o desejo de se destacar na multidão mas também o ambiente de instabilidade política ao redor do mundo, segundo a especialista em psicologia das cores Karen Haller.

“Quando há um nível de insegurança e incerteza, tendemos a nos retrair e buscar coisas que tragam segurança, por isso o cinza é tão popular”, diz.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Essa tendência realmente decolou porque também é uma cor que recua, permitindo às cores mais vibrantes ocupar o centro do palco. Depende do ponto de vista. Para mim, já há bastante cinza no mundo e adoro me cercar de cores alegres.”

Mais que estilo e conforto, o cinza traz também conotações cerebrais, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Colour Institute.

“Pensativo e contemplativo, o cinza é a cor do intelecto. Nós chamamos o cérebro de massa cinzenta, associando essa cor com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria”.

Curiosidades

  • Henry Ford, em sua frase famosa, disse que o Modelo T podia ser comprado em “qualquer cor, desde que fosse preto”. Mas quando o carro foi lançado, em 1908, tinha também a opção cinza.
  • A Ford oferece hoje dois tons de cinza em sua linha no Brasil, o Ubatuba (Focus Hatch e Fastback) e o Moscou (Focus Hatch, Focus Fastback, Fusion, Edge e Ranger).
  • Estilistas como Celine e Kate Spade estão contratando modelos acima de 50 anos para seus desfiles.
  • Em janeiro, a modelo Carmen Dell’Orefice, de 85 anos, empolgou a plateia ao fechar o desfile de Guo Pei em Paris.
  • Como a procura pelo cinza não dá sinais de queda, a Pantone adicionou novos tons na sua paleta de Moda, Casa e Interiores – veja aqui.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil