A Ford anunciou o vencedor brasileiro do “Prêmio Global Alan Mulally Liderança em Engenharia”, com uma bolsa de estudos no valor de US$10 mil.
Wesley Victor Melo Bomfim, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Salvador – Unifacs, foi premiado no evento realizado ontem na Bahia.
O programa global Alan Mulally Liderança em Engenharia vai distribuir um total de US$ 1 milhão em bolsas de estudo, durante dez anos, para dez universidades ao redor do mundo.
O financiamento do programa é composto por US$ 500 mil da Ford e US$ 500 mil do Ford Fund, braço filantrópico da empresa.
O Brasil é o único país, além dos Estados Unidos, a participar das três últimas edições do prêmio e a Unifacs foi vencedora pela segunda vez.
“Para a Unifacs, ser contemplada novamente com o programa de bolsas de estudo Alan Mulally Liderança em Engenharia é gratificante e indicativo de que estamos no caminho certo. Para os estudantes, é uma oportunidade de se envolverem com a indústria automotiva e praticar a liderança como diferencial na formação em engenharia”, diz Rafael Bezerra de Araújo, diretor da Escola de Arquitetura, Engenharia e TI da Unifacs.
Os vencedores anteriores do programa hoje também são estagiários na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
“A experiência está sendo a melhor possível, com oportunidade de praticar a liderança, característica que sempre quis desenvolver”, conta Miguel Fonseca, de 23 anos, aluno de Engenharia Mecânica na Unifacs que venceu a bolsa em 2015.
“Espero aprender bastante e poder trabalhar aqui depois de formado”, completa Matheus Barral, 20 anos, estudante de Engenharia Automotiva no Senai Cimatec, ganhador do prêmio no ano passado.
Alan Mulally – Alan Mulally foi o principal executivo da Ford no período de 2006 a 2014 e deu um grande impulso para a globalização da marca.
Ele desenvolveu o plano conhecido como “One Ford”, que acelerou a implantação de plataformas globais de veículos da montadora e estabeleceu as bases para o seu crescimento mundial.
O prêmio representa uma grande visibilidade para os estudantes, como um reconhecimento no currículo escolar tanto para o vencedor quanto para os finalistas.