Formandos em Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI, produziram projetos de conclusão de curso que trazem soluções e novas ideias para o setor automobilístico.
Destacam-se os projetos que garantem eficiência, redução de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, principalmente os de efeito estufa, como os projetos AcquaBoost e H2D.
Já o projeto LF 420 realizou um amplo estudo sobre como otimizar o descarregamento de cargas garantindo e preservando a ergonomia dos funcionários.
O projeto envolve um sistema integrado que utiliza bolsas de ar, sem comprometer o veículo e a carga.
Com o foco no aprimoramento de novas tecnologias, o projeto HY-P utilizou de ferramentas avançadas de engenharia para otimizar o projeto da transmissão de um veículo híbrido.
Os resultados obtidos levam a um novo patamar de discussão sobre a evolução do sistema.
Já na área de Manutenção, um grupo de alunos de Engenharia Elétrica desenvolveu o Sistema Inteligente de Gerenciamento de Manutenção Automotiva, que permite ao usuário realizar toda a prevenção do seu veículo.
O SIGMA é composto pelos seguintes módulos de hardware e software: central Eletrônica modular para o gerenciamento de dados e comunicação, interfaces modulares e expansíveis para a leitura dos sensores automotivos e aplicativo de smartphone (Android) para o monitoramento e interpretação dos dados apresentados ao usuário.
Saiba mais sobre os projetos:
AcquaBoost – O projeto apresenta a proposta da injeção de água no coletor de admissão de motores sobrealimentados, dotados de intercooler trabalhando no ciclo Otto e providos de injeção direta.
O objetivo do estudo é o aumento da eficiência do motor, através da diminuição da temperatura da câmara de combustão.
Como consequência, houve também a redução em emissões de gases poluentes, como NOx e CO2 e, atrelado a isso, um ganho de torque e potência durante toda a faixa de funcionamento do motor.
HY-P- O projeto consiste da otimização da transmissão de um veículo híbrido, que funciona com o motor elétrico, com o motor a combustão interna ou a associação variável de ambos.
Os resultados apontam redução de 6,86% no sistema total de transmissão híbrida, o que garante uma aplicação mais viável e atrativa ao mercado.
H2D- O projeto tem por concepção a injeção de hidrogênio no sistema de admissão de ar do motor, visando à redução de consumo específico de diesel para veículos rodoviários pesados.
Ao invés de armazenar as energias recuperadas do veículo em um banco de baterias conjuntos, que podem chegar a mais de 400kg em veículos pesados, o projeto propôs de forma inusitada utilizar a energia para gerar hidrogênio.
Além de muito mais leve, foi alcançada a redução de 2% de consumo de diesel, o que garantiu, também, uma redução de 5,5% na emissão de gases poluentes, como o C0 e C02.
LF 420- O projeto envolve um sistema compacto leve de descarregamento de cargas em VUCs (veículos urbanos de carga).
É composto basicamente por uma estrutura pantográfica articulada acionada por uma bolsa de ar, com esferas deslizantes em sua superfície para a movimentação para dentro e para fora do compartimento de carga, o baú do veículo.
O projeto atua reduzindo os tempos de carregamento e descarregamento de veículos comerciais, e evitando o desgaste físico dos operadores, prevenindo contra enfermidades decorrentes de trabalho manual manipulando cargas pesadas e executando movimentos que prejudicam a ergonomia.
HD-PI Hole Detect-PI – Criação de mecanismo de controle de grandes vias de uso público a fim de comunicar a posição dos buracos e imperfeições, reduzindo o custo de operação e tempo de reparo das mesmas.
O estudo utilizou como protótipo um carro de controle remoto equipado com módulos de acelerômetro e GPS, que coletam as informações das pistas e o posicionamento instantâneo das imperfeições.
SIGMA – Sistema Inteligente de Gerenciamento de Manutenção Automotiva – Criação de um sistema inteligente que realiza por meio de sensores e um aplicativo, monitoramento da manutenção automotiva do veículo.