sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Fórmula FEI Elétrico conquista bicampeonato nacional na SAE Brasil

Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil -- TotalEnergies, a equipe conquista novamente o 1º lugar com seu veículo elétrico. Equipe também chegou em 3º lugar na competição nacional com Fórmula FEI Combustão

Entre os dias 9 e 14 de agosto, a equipe Fórmula FEI fez história ao participar da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil — TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015.

- Publicidade -

E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, alcançando o 3º lugar geral na competição da categoria.

Com a vitória na competição nacional, a equipe Fórmula FEI Elétrico será a representante do Brasil na etapa mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional, em local ainda a ser definido.

- Publicidade -

De acordo com a Society of Automotive Engineering (SAE) do Brasil, cerca de 63 equipes de 11 estados diferentes participaram desta etapa nacional, que envolveu 50 instituições de ensino superior e disputas em duas categorias, com 52 carros a combustão e 25 elétricos.

Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI ainda enfrentou desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, além de custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado (13/08), os estudantes passaram pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.

Pioneirismo em projeto estrutural – De acordo com o professor Fábio Delatore, docente do departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do Fórmula FEI Elétrico, a equipe foi destaque na competição por ser pioneira no emprego da tecnologia de monocoque na categoria de elétricos.

- Publicidade -

O monocoque é um tipo de projeto estrutural bastante utilizado em carros de Fórmula 1, pois garante mais leveza e, consequentemente, o ganho de velocidade para o carro. O Fórmula FEI da categoria de carros a combustão também conta com a tecnologia de monocoque, mas a FEI é a única a competir aplicando esta inovação também no carro da categoria de elétricos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança