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Fórmula FEI Elétrico conquista bicampeonato nacional na SAE Brasil

Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil -- TotalEnergies, a equipe conquista novamente o 1º lugar com seu veículo elétrico. Equipe também chegou em 3º lugar na competição nacional com Fórmula FEI Combustão

Entre os dias 9 e 14 de agosto, a equipe Fórmula FEI fez história ao participar da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil — TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015.

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E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, alcançando o 3º lugar geral na competição da categoria.

Com a vitória na competição nacional, a equipe Fórmula FEI Elétrico será a representante do Brasil na etapa mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional, em local ainda a ser definido.

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De acordo com a Society of Automotive Engineering (SAE) do Brasil, cerca de 63 equipes de 11 estados diferentes participaram desta etapa nacional, que envolveu 50 instituições de ensino superior e disputas em duas categorias, com 52 carros a combustão e 25 elétricos.

Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI ainda enfrentou desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, além de custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado (13/08), os estudantes passaram pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.

Pioneirismo em projeto estrutural – De acordo com o professor Fábio Delatore, docente do departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do Fórmula FEI Elétrico, a equipe foi destaque na competição por ser pioneira no emprego da tecnologia de monocoque na categoria de elétricos.

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O monocoque é um tipo de projeto estrutural bastante utilizado em carros de Fórmula 1, pois garante mais leveza e, consequentemente, o ganho de velocidade para o carro. O Fórmula FEI da categoria de carros a combustão também conta com a tecnologia de monocoque, mas a FEI é a única a competir aplicando esta inovação também no carro da categoria de elétricos.

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