sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Do avião Trimotor ao GT e à F-150 Raptor, a Ford investe em tecnologia e inovação inspiradas em aeronaves

A Ford criou diversos veículos que são ícones da indústria, mas há um lado menos conhecido da sua história como fabricante de aviões.

Entre os anos de 1925 e 1933, ela produziu o Trimotor, avião com fuselagem de alumínio destinado à operação comercial.

- Publicidade -

Esse conceito de inovação sempre esteve presente no chamado DNA da marca, buscando as tecnologias mais avançadas para aplicar em seus produtos, como são exemplos hoje o supercarro Ford GT e a picape F-150 Raptor.

Há cerca de 92 anos, o fundador da empresa, Henry Ford, idealizou um avião acessível, robusto e potente.

Por essas semelhanças com o modelo que popularizou o automóvel no mundo, o Ford Trimotor era chamado na época de “Modelo T voador”.

- Publicidade -

A aeronave da Ford vendeu cerca de 200 unidades e estrelou o filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, de Steven Spielberg.

Foi também um dos aviões da frota presidencial dos Estados Unidos, transportando o então presidente Franklin Roosevelt.

A sua construção com fuselagem de alumínio marcou época.

- Publicidade -

Os três motores e o design da aeronave supreenderam a incipiente indústria aérea na década de 20.

Também destacou-se no setor de aviação comercial no mundo, dando início ao mercado de transporte aéreo pessoal e de carga de entrega rápida.

Inspiração nas aeronaves – Carros que voam ainda não são realidade.

Embora a Ford não fabrique mais aviões, a inspiração nessas máquinas está presente em muitos modelos da marca, como os atuais Ford GT e a F-150 Raptor, com tecnologias voltadas para o máximo desempenho e eficiência.

Uma das inovações aerodinâmicas usadas no Ford GT, em processo de patenteamento, é o aerofólio em formato de asa que muda conforme a velocidade quando o carro está no modo de corrida, melhorando o seu desempenho em até 14%.

Já a F-150 é a primeira picape com carroceria leve de alumínio de alta resistência, material desenvolvido originalmente para a aviação.

A ligação da Ford com o setor é mantida também através do apoio à Experimental Aircraft Association Gathering of Eagles, organização dos Estados Unidos que incentiva os jovens a seguir carreira na aviação.

Este ano, a Ford criou a F-150 Raptor F-22, inspirada no caça Lockheed Martin F-22 Raptor, leiloada por mais de US$300 mil no evento anual da associação.

Entre outras modificações, a picape tem motor 3.5 EcoBoost de mais de 550 cv, suspensão ajustável com amortecedores Fox, freios de seis pistões, faróis de LED, peças da carroceria em fibra de carbono e pintura especial.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn