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Apresentação mundial do Novo Polo GTI, um carro-esporte em embalagem compacta

A identificação mais conhecida do mundo para carros compactos esportivos: GTI, ou Gran Turismo Injection, associada inseparavelmente à Volkswagen.

Um novo Volkswagen GTI está sendo lançado no mercado: o Novo Polo GTI, com potência de 200 cv, câmbio automático DSG e velocidade máxima de 237 km/h.

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Pela primeira vez a Volkswagen terá três modelos GTI em sua linha de modelos: o up! GTI (115 cv), o Golf GTI (230 cv e 245 cv) e o Novo Polo GTI.

Uma característica de todos é a dinâmica perfeitamente equilibrada. Esse é o segredo da ideia do GTI – uma aliança de agilidade com alta potência, baixo peso, equipamento de rodagem conciso, mas confortável, tração dianteira com segurança e ótima ergonomia na posição dos assentos, por trás de um firme volante esportivo.

Além dessas características há a simbologia GTI, tal como a típica faixa vermelha na grade do radiador e a lendária forração ‘Clark’ dos assentos, que tornam cada Volkswagen GTI único em sua categoria.

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Do Polo ao Polo GTI – A história do Polo esportivo começa em 1980 com o primeiro GT, inicialmente sem injeção de combustível. O Polo GT G40 já trazia o dinamismo de um GTI em 1987, com velocidade máxima de 200 km/h.

O ano de 1998 viu o lançamento do primeiro Polo GTI, com 120 cv. Em 2010, sua potência foi elevada para 180 cv e, em 2014, para 192 cv.

Em 2017, o Novo Polo GTI quebra a barreira simbólica dos 200 cv. Para acompanhar a alta performance do motor ele tem a suspensão esportiva de série e a suspensão Sport Select opcional.

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Graças à mudança para a Estratégia Modular Transversal (MQB) e à distância entre eixos e largura aumentadas, o novo Polo GTI é substancialmente mais espaçoso.

O carro de cinco lugares tem também um porta-malas que vai de 305 a 1.079 litros – o anterior tinha porta-malas com capacidade de 204 a 952 litros.

Estilo GTI dianteiro. A dianteira inclui para-choque diferenciado com defletor integrado e faróis de neblina de série. Também há um dos símbolos clássicos do GTI na dianteira: a faixa vermelha na grade do radiador.

Um item exclusivo presente neste GTI são os faróis em LED opcionais com um aleta vermelha – estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador.

Naturalmente, os outros símbolos incluem o logotipo GTI, assim como as entradas de ar com estrutura em colmeia no alto da grade do radiador e abaixo dela, no para-choque.

Abaixo, o Novo Polo GTI também se diferencia das versões menos potentes do Polo pelos painéis pretos com a alto brilho em forma de C no para-choque.

Traseira GTI. O Polo GTI também pode ser identificado pelas típicas características GTI na traseira. Aqui, o preto também é um elemento de estilo: uma característica trazida do primeiro Golf GTI de 1976 para a nova era.

O preto é usado em lugares como a área ao redor do vidro traseiro. Outras características GTI na traseira incluem um difusor preto com alto brilho e as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento integradas ao lado esquerdo.

Em linha diretamente acima das ponteiras, fica a assinatura GTI na tampa do porta-malas. Outro item de série do Polo GTI são seus conjuntos de lanternas traseiras em LED que à noite asseguram uma assinatura luminosa muito especial.

Perfil lateral GTI. A simbologia GTI nos flancos do carro inclui as novas rodas de liga “Milton Keynes” com 17 polegadas com pneus 215/45.

As áreas internas das rodas altamente brilhantes são destacadas em preto. Elas são coordenadas cromaticamente nos lados com as saias pretas foscas do Polo GTI.

Pela primeira vez, o GTI pode ser pedido opcionalmente com exclusivas rodas de liga de 18 polegadas (pneus 215/40).

As rodas com design “Brescia” também são em alto brilho e sua área interna também é pintada em preto brilhante.

Independentemente do tipo de rodas, as pinças vermelhas do sistema de frenagem são sempre bem visíveis através dos raios de alumínio.

Nos para-lamas dianteiros, no final da linha tornado tridimensional, fica o escudo GTI em vermelho e preto.

Cores GTI. Existem cores de carros e há cores típicas para os GTIs. No Polo GTI há as clássicas branca, vermelha e preta.

Além dessas, o Novo Polo também pode ser encomendado em cinza e azul. Um destaque em todos os GTIs é o interior customizado. Preto, vermelho, cinza e cromo dominam o visual interno.

Tudo o que não é acentuado em vermelho, cinza ou cromo é sempre finalizado em preto. Por isso, as colunas e o forro do teto também são pretas.

Outra característica interna do GTI são as costuras contrastantes no volante esportivo multifuncional de couro de série, no acabamento da alavanca de câmbio, tapetes e superfícies externas dos bancos.

Os bancos esportivos especiais, para motoristas com praticamente qualquer altura, apresentam a lendária padronagem ‘Clark’ em suas superfícies internas (listras vermelhas, cinza escuro e cinza claro, com quadrados pretos).

Forração em couro preto é opcional. Cromados também elevam o interior (incluindo o volante, alavanca do câmbio, contorno dos instrumentos, detalhes nas entradas de ar, controles de clima, pedais e muitos botões).

Também são coordenadas exclusivamente para o GTI as decorações do painel, console central e acabamento das portas.

Instrumentos GTI – Active Info Display Pela primeira vez o Polo, incluindo o Novo GTI, pode ser equipado com instrumentos totalmente digitais.

O Novo Polo é o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a oferecer a segunda geração do Active Info Display, com 10,25 polegadas.

O Polo mais potente traz um exclusivo grafismo GTI com design em vermelho, branco e preto.

Ele é designado como ‘Sport’. Os sistemas de infotainment, com telas de 6,5 e 8 polegadas trazem uma tela de abertura exclusiva GTI.

Interfaces digitais para smartfones facilitam trazer para bordo seus aplicativos e vários serviços online. Os telefones podem ser carregados ao serem plugados ou, opcionalmente, sem uso de fios (por indução).

Equipamentos GTI. Todo Novo Polo GTI tem quatro portas e é equipado com sistema de monitoramento de área Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, assim como o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão.

O Novo Polo GTI traz muitos outros itens de série.

Além dos itens GTI específicos, eles incluem airbags de cabeça adicionais na frente e atrás, bloqueio XDS do diferencial, seleção do perfil de condução, sistema de infotainment Composition Colour, luz ambiente (branca), soleiras das portas com logo GTI, ar-condicionado, faróis de neblina e luzes de curva, grupos de lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajuste de altura, tapetes na frente e atrás, vidros elétricos e display multifuncional.

O Polo GTI também pode ser equipado com uma gama excepcionalmente grande de sistemas de conveniência e assistência opcionais. Dois destaques entre o equipamento opcional são o maior teto solar panorâmico da categoria e um sistema de som Beats com 300 watts.

Motor GTI e desempenho. Recentemente, os GTIs têm sido sempre movimentados por motores turbo com alto torque.

No caso do novo Polo GTI, ele é um motor de dois litros a gasolina com injeção direta e potência de 200 cv.

Ele desenvolve 8 cv mais que o 1.8 TSI do modelo anterior (192 cv).

Isso significa que, como o Golf GTI, o novo Polo GTI estará pela primeira vez na categoria dos 2 litros turbo.

O motor de 1.984 cm³ tem taxa de compressão de 11,65:1. A unidade no GTI entrega sua potência máxima entre 4.400 e 6.000 rpm.

Esse motor da terceira geração da série EA888 transmite seu torque máximo de 320 Nm às rodas dianteiras a baixas 1.500 rpm.

Esse alto torque mantém-se constante até 4.400 rpm, dando ao motor do GTI uma curva de torque nada tradicional. Ela apresenta uma área superior extremamente esportiva.

O novo motor do Polo GTI é lançado com câmbio de dupla embreagem (DSG) de seis marchas. Uma versão com câmbio manual de seis velocidades será lançada no ano que vem.

O Polo GTI com DSG acelera até 100 km/h em 6,7 segundos.

O mais potente Polo da atualidade atinge uma máxima de 237 km/h.

Apesar da potência de 200 cv, o Polo GTI pode ser usado com muita economia, graças à sua eficiente tecnologia.

O consumo combinado da versão DSG é 5,9 l/100 km (equivalendo a 134 g/km de CO2).

Suspensão GTI. O Polo GTI é oferecido com duas configurações de suspensão. Ele vem com uma suspensão esportiva básica, enquanto a suspensão ‘Sport Select’ com amortecedores ativos é oferecida como opção.

Como todos os modelos do Polo, o GTI também é equipado com direção eletromecânica e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Ele também traz o bloqueio de diferencial XDS, que aumenta a tração ainda mais em curvas rápidas.

• Configuração básica. O Polo com 200 cv, como todos os modelos GTI, tem tração dianteira, torres com molas helicoidais e triângulos inferiores com raio de rolagem estabilizador. A suspensão dianteira traz também uma barra antirrolagem.

A suspensão dianteira tem molas helicoidais com amortecedores telescópicos a gás. Os elementos estão integrados nas torres.

Na traseira, a suspensão é semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora integrada.

Amortecedores a gás e molas independentes asseguram o desempenho da suspensão traseira.

• Suspensão esportiva. O Polo GTI é o único modelo da linha entregue com uma suspensão esportiva de série. A configuração inclui um acerto especial das molas, molas auxiliares, amortecedores e barras estabilizadoras, com a carroceria rebaixada 15 mm.

• Suspensão ‘Sport Select’ e seleção de perfil de condução. O novo Polo também pode ser configurado com a suspensão ‘Sport Select’ opcional. O motorista pode variar as características dos amortecedores ativos. Um dos dois modos – Normal ou Sport – pode ser ativado através do seletor de perfil de condução incluído de série no Polo GTI. A seleção de perfil de condução oferece quatro modos: Normal, Sport, Eco e Individual. A seleção de perfil de condução permite que o motorista faça ajustes individuais, dentro de uma faixa determinada, que influenciam diretamente a dirigibilidade. Além de influenciar a suspensão ‘Sport Select’, o perfil selecionado também modifica a direção, as características do motor e o controle do câmbio. A seleção de perfil de condução também é disponível separadamente.

Os outros GTIs – o novo up! GTI e Golf GTI – up! GTI – tributo a um ícone. 41 anos depois da estreia do primeiro Golf GTI, o círculo está completo.

No início de 2018, a Volkswagen apresentará um carro-esporte compacto que segue amplamente o formato do GTI original: o novo up! GTI.

O conceito do carro e a potência de 115 cv do up! GTI estão aproximadamente próximos aos do Golf GTI Mk 1 apresentado em 1976, que tinha 110 cv.

O up! GTI homenageia esse ícone – com dimensões compactas, baixo peso, um potente motor, grande força vertical sobre o eixo traseiro, suspensão esportiva e a típica simbologia GTI (incluindo faixas vermelhas na grade do radiador, pinças de freios vermelhas, forração dos assentos em tecido ‘Clark’ e um design de rodas único).

Os principais dados do novo up! GTI fazem como se o Golf GTI Mk 1 fosse transportado para o presente. Peso: 997 kg. Vel. max.: 197 km/h. 0 – 100 km/h 8,8 segundos O certo é que o up! GTI, com seu motor 1.0 TSI, vai criar uma nova dimensão de prazer ao dirigir à menor categoria de carros.

Um item típico do GTI é sua sofisticada suspensão esportiva. Ela dá ao carro um nível de agilidade semelhante de certa forma ao de um kart, apesar de também proporcionar um alto nível de conforto.

Golf GTI – 230 cv e 245 cv na sétima geração. Uma breve retrospectiva: quando o Golf Mk 7 foi lançado em 2013, havia dois GTIs: uma versão ‘standard’ com 220 cv e uma versão ‘Performance’, que entregava 230 cv ao trem de força do Golf GTI, sempre configurado com tração dianteira.

Pulando para 2017: ao longo de atualizações visuais e técnicas, o Golf GTI ‘standard’ ganhou a potência do ‘antigo’ Golf GTI Performance: 230 cv. A Volkswagen agora está apresentando o novo Golf GTI Performance.

Naturalmente, ele é ainda mais potente: 245 cv. Os equipamentos de série adicionais incluem o Active Info Display, sistema de infodiversão Composition Media, sensor de chuva, espelho eletrocrômico, interface para celular, interface USB e o bloqueio do diferencial.

Como sempre, ambos os GTIs oferecem um nível de desempenho que desafia carros esportivos e grandes sedãs muito mais caros. Dessa forma, eles homenageiam o primeiro Golf GTI, que democratizou a faixa de ultrapassagem das Autobahns alemãs em 1976.

O Golf GTI Performance acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos e sua velocidade máxima é 250 km/h (com DSG: 248 km/h).

Esses números se aplicam tanto à versão com câmbio manual de 6 marchas como à equipada com a caixa de dupla embreagem (DSG) de 7 velocidades.

Mesmo assim, o Golf GTI Performance é 0,2 l/100 km mais eficiente do que a versão DSG e consome 6,3 l/100 km (com câmbio manual, 6,5 l/100 km).

Desempenho do GTI 230 cv: a velocidade máxima também é 250 km/h (DSG: 248 km/h); 0-100 km/h em 6,4 s; 6,4 l/100 km (manual) e 6,3 l/100 km (DSG).  O que os números não contam: com seus 370 Nm de torque (em lugar de 350 Nm), esta versão Performance tem uma resposta ao acelerador ainda melhor.

Todos esses números prometem um empolgante prazer ao dirigir.

boxe

  • DNA de um ícone: O novo Polo GTI dinamiza o segmento dos compactos pequenos com seu motor turbo de 200 cv
  • Dinamismo do Polo GTI: 320 Nm de torque, suspensão esportiva e trava de diferencial XDS transformam o Polo em um esportivo compacto
  • Equipamento do Polo GTI: Ar-condicionado, bancos esportivos especiais com a lendária padronagem ‘Clark’, novas rodas 17 polegadas, pinças de freios vermelhas
  • Sistemas de assistência Polo: Front Assist com City Emergency Braking e Monitoramento de Pedestres, Monitor de “Ponto Cego”, proteção proativa dos ocupantes, ACC e Sistema de Frenagem Automática Pós-colisão
  • Novo up! GTI – potência de 115 cv segue as pegadas do primeiro Golf GTI (110 cv).
  • Novo Golf GTI tem potência de 230 cv; Novo Golf GTI Performance gera 245 cv
  • Três categorias, três GTIs: up!, Polo e Golf – com o lançamento do Novo up! GTI, pela primeira vez a Volkswagen tem três modelos GTI em sua gama

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