terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Fique atento no uso do cinto de segurança no carro

De acordo com o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os ocupantes de um carro devem utilizar o cinto de segurança.

- Publicidade -

Por esse motivo, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) ressalta a importância de se utilizar esse item de proteção que pode salvar vidas, um hábito ainda negligenciado por muitos, principalmente no banco traseiro.

Segundo Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, o costume de não se utilizar o cinto é um risco, principalmente no banco de trás.

“Isso acontece devido à falsa sensação que as pessoas têm de que serão protegidas pelos bancos da frente e não correm risco de sofrerem graves lesões ou de serem arremessadas do carro, no caso de uma colisão”, explica.

O especialista ainda lembra que o passageiro sem cinto no banco traseiro, em caso de colisão, pode ser arremessado sobre o motorista e o carona com uma força 50 vezes maior do que o seu peso. Confira na tabela abaixo:

- Publicidade -

Devido ao risco ao não se utilizar esse item de segurança, o Centro reforça a importância de se educar e alertar os motoristas e passageiros a usarem o cinto e até dispositivos de retenção (cadeirinha, bebê-conforto e booster – assento de elevação) independentemente do trajeto a ser realizado.

Cinto de três pontos – O cinto de segurança de três pontos chegou ao mercado com o objetivo de reduzir as possíveis lesões que o condutor e os passageiros podem sofrer em caso de colisão, se comparado ao cinto de dois pontos, o chamado cinto subabdominal.

Os benefícios são muitos, mas os principais fatores estão relacionados ao fato de que os cintos de três pontos retêm melhor os ocupantes em sua posição e propiciam uma distância maior dos ocupantes das partes rígidas do veículo, principalmente as regiões abdominais e da cabeça, que geralmente sofrem no momento do impacto.

Esse item também permite o uso de tecnologias como o pré-tensionador, comum em veículos equipados com airbag e que tem a função de retrair o cadarço do cinto instantes após o impacto, melhorando o posicionamento do motorista e aumentando a distância em relação ao painel.

Vale lembrar que no Brasil, a indústria ainda tem permissão de fabricar veículos com cinto de dois pontos para o passageiro traseiro central, mas uma resolução do Contran determina que todos os carros fabricados a partir de 2020 devem sair de fábrica com cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança