Antes mesmo de tornar-se uma referência global em automóveis premium, no início do século 20, a BMW dava seus primeiros passos colhendo triunfos como uma fabricante de motocicletas vanguardista e dedicada a aprimorar a qualidade de seus veículos por meio de competições esportivas e experiências de quebra de recordes de velocidade.
Passados quase 100 anos do surgimento da primeira motocicleta a ostentar o emblema com as hélices em movimento, a BMW R 32, a BMW Motorrad celebra uma nova era simbolizada pela liberdade em fornecer a sua interpretação própria da mobilidade do futuro, mais autônoma, conectada, eletrificada e compartilhada.
Confira, a seguir, os modelos conceituais apresentados pela BMW Motorrad recentemente e que revelam essa nova realidade.
BMW Concept Ninety: Um tributo à era de ouro do motociclismo (2013)- Em 2013, a BMW Motorrad celebrou o 40º aniversário de um verdadeiro ícone: a BMW R 90 S.
Com velocidade máxima de cerca de 200 km/h, ela foi uma das motocicletas mais rápidas do seu tempo.
Inspirada neste modelo, a BMW Motorrad, em colaboração com o time Roland Sands Design, criou uma homenagem exclusiva e que remonta à era de ouro do motociclismo: a Concept Ninety.
A semelhança com a BMW R 90 S original é inconfundível: os acabamentos, o tanque de combustível, o assento e a seção traseira são claramente baseados no design clássico da R 90 S.
O quadro foi cuidadosamente feito artesanalmente. O acabamento da dianteira, o tanque de combustível e a parte traseira possuem detalhes feitos de alumínio escovado de alta qualidade.
Em contrapartida, a poderosa pintura laranja da Concept Ninety lembra o lendário “Daytona Orange” da BMW R 90 S.
Este esquema de cores especial é uma homenagem ao modelo original dos anos 1970.
Lâmpadas halógenas, que eram o estado-da-arte da época, foram substituídas por LEDs.
O motor de dois cilindros, refrigerado a ar, assim como todas as partes técnicas são claramente visíveis e foram conscientemente pintadas de preto.
Eles simbolizam a força concentrada, a precisão e o alto desempenho deste motor.
BMW Concept Roadster: A revolução do roadster (2014)-Desempenho extremo combinado com uma tecnologia de ponta, a motocicleta-conceito BMW Concept Roadster combina qualidades típicas e emblemáticas de uma roadster com inovações de última geração a um design excepcionalmente dinâmico –
e que serviu de inspiração para a BMW R 1200 R.
Esta máquina é equipada com um potente motor boxer de 2 cilindros, de 1.170 cm³ e 125 cv, combinado a um câmbio de seis marchas.
As proporções compactas, a frente rebaixada e a traseira alta formam uma silhueta que transmite a sensação de movimento mesmo com a moto estática.
BMW Concept Stunt: Prazer de pilotagem intenso (2015)-Uma roadster monocilíndrica com design exclusivo inspirado em uma motocicleta de acrobacias.
Eis a BMW Concept Stunt G 310, o modelo conceitual que serviu de base para a primeira motocicleta compacta de baixa cilindrada da BMW Motorrad, a BMW G 310 R.
O design da BMW Concept Stunt G 310 é baseado no DNA do S 1000 R – um roadster potente e orientado para o desempenho.
A concepção inovadora do motor monocilíndrico permite proporções muito compactas e ágeis.
A pintura externa combina as cores do BMW Motorsport – branco, vermelho e azul – com uma interpretação moderna das cores da bandeira nacional do Brasil – sua estreia mundial ocorreu na edição 2015 do Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo.
Os detalhes brilhantes, em amarelo e verde, enfatizam o visual excepcionalmente dinâmico e tornam a BMW Concept Stunt G 310 facilmente percebida em todas as situações.
Nem pode deixar de ser ouvida. Como de costume nas motos acrobáticas, o escapamento curto produz um som agressivo.
BMW VISION NEXT 100: A motocicleta do futuro (2016)-Óculos no lugar do capacete, roupas inteligentes, equilíbrio total sem qualquer risco de queda.
Estas são apenas das diversas inovações da BMW Motorrad VISION NEXT 100, – um dos veículos-conceito concebidos em 2016 para celebrar o Centenário da marca primordial do BMW Group –, e que devem virar rotina ao pilotar uma motocicleta, além de acrescentar uma nova dimensão à sensação de liberdade em um mundo cada vez mais digitalizado, conectado e automatizado.
O quadro triangular preto lembra visualmente a R 32, de 1923 – a primeira motocicleta BMW –, e é flexível, permitindo manobras de direção sem a necessidade das articulações que estamos familiarizados.
Se o guidão for movido, todo o quadro mudará de forma e facilitará a mudança de direção.
Dependendo da situação do trânsito, as forças necessárias para isso variam: o manejo é especialmente fácil quando ela está parada, enquanto a estrutura se estabiliza em altas velocidades.
Um motor BMW boxer, livre de emissões, é montado no meio do quadro.
O design frontal é minimalista e refinado com detalhes de alta qualidade.
Elementos como o assento, a tampa superior do chassi e o protetor da roda dianteira são feitos de carbono.
Os pneus, por sua vez, têm função de amortecimento e se adaptam ativamente ao terreno.
Assim que ela sai da inércia, o bloco do motor se projeta para os lados.
Ao fazê-lo, ela otimiza a aerodinâmica, oferece proteção contra intempéries durante o deslocamento.
O sistema de auto equilíbrio permite que a BMW Motorrad VISION NEXT 100 permaneça estável tanto durante o percurso quanto parada.
Além de aumentar a segurança do piloto, também torna mais fácil a condução feita por iniciantes.
Mas os motociclistas mais experientes também podem beneficiar-se da tecnologia, pois a moto passa a adotar comportamento ainda mais ágil, proporcionando uma experiência de pilotagem ainda mais dinâmica.
BMW Concept Link: novas conexões (2017)-Revelado em 2017, a motocicleta conceitual combina os desafios da mobilidade urbana futura com as oportunidades de um mundo digitalizado.
A BMW Motorrad Concept Link é a extensão lógica da conectividade entre as pessoas, o ambiente e as tecnologias.
Graças ao acionamento elétrico, emissões zero e conectividade total, a motocicleta-conceito extrapola a condição de um simples meio de transporte para agir, também, como um meio de comunicação.
Ao fazê-lo, o BMW Motorrad Concept Link une os benefícios do mundo digital com os do mundo analógico.
Ela possui várias possibilidades de personalização – desde o assento até os painéis laterais coloridos e os diferentes tipos de para-brisas.
A motocicleta também é capaz de ampliar a experiência do piloto com novas possibilidades: ela pode ser conectada à agenda, informando sobre os compromissos e sugerindo a rota mais rápida ou mais eficiente, e até mesmo tocar músicas durante o trajeto.
Mas o conceito vai além: até mesmo a roupa do piloto é conectada de forma inteligente com o veículo.
Um simples toque sobre a manga, por exemplo, é suficiente para fechar a tampa do porta-malas.
Com o BMW Motorrad Concept Link, a mobilidade urbana é completamente reinterpretada: inteligente, integrada e perfeitamente intuitiva.
BMW Hover Ride Design Concept: uma maxi trail voadora (2017)-Concebida por meio de uma parceria entre a BMW Motorrad e a fabricante de brinquedos Lego, este conceito futurista transpira emoção e energia criativa, apesar de não exigir compromisso de virar realidade.
O exercício de design usou como inspiração o visual da maxi trail BMW R 1200 GS Adventure.
O conceito não incorporou apenas o DNA do design da BMW Motorrad, com elementos típicos como o motor boxer e a característica silhueta GS, mas também se baseia na linguagem estilística da LEGO.