O principal lançamento da Ferrari, uma das marcas importadas oficialmente pela Via Italia, na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo – a Ferrari 488 Pista, sucessora da série de modelos com motores V8, a 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia e 458 Speciale, já foi avaliada pelo Mecânica Online®, quando Tarcisio Dias foi até a Itália e conheceu todos os detalhes do modelo.
Com a 488 Pista, a Ferrari mostra ao mundo automobilístico significativo avanço diante das séries especiais anteriores em dinâmica esportiva e soluções tecnológicas utilizadas em carros de corrida.
Aliás, seu nome é resultado direto da herança histórica da Ferrari em esportes a motor, que rendeu à fábrica italiana de superesportivos cinco títulos de construtores na classe GTE, em seis anos de participação desde o início da série.
O novo modelo é 90 kg mais leve do que a 488 GTB. Aliado a isso, seu motor rende 50 cavalos a mais. Com isso, a Ferrari 488 Pista estabelece um novo padrão de superesportivos de motorização V8, o mais patente na história da Ferrari, vencedor do título International Engine of the Year em 2016 e 2017.
90 kg mais leve e 50 cavalos a mais que a antecessora 488 GTB, Ferrari 488 Pista atinge velocidade máxima de 340 km/h, faz de 0-100 km/h em 2,85 segundos e de 0-200 km/h em 7,6 segundos
Sob seu capô, a Ferrari 488 Pista traz um motor de 720 cavalos de potência – maior potência específica de 185 cv/litro – e, agora, 90 kg mais leve, a partir de soluções adotadas no modelo 488 Challenge. Com isso, a 488 Pista alcança velocidade máxima de 340 km/h e acelerações de 0-100 km/h em apenas 2,85 segundos e de 0-200 km/h em 7,6 segundos.
O som proporcionado por seu motor continua único e inconfundível; assim como a garantia de um carro especial. Em ambas as características – qualidade e intensidade de som –, a Ferrari 488 Pista é superior à 488 GTB.
Ainda das pistas, o novo modelo traz máximo desempenho aerodinâmico, soluções adotadas na parte dianteira dos carros de F-1 (S-Duct) e o design dos difusores centrais, que propicia ângulo de rampa otimizado da 488 GTE para criar potência de sucção de aumento de força. Além disso, o spoiler traseiro é mais elevado e maior. O resultado final dessas intervenções significa um aumento de 20% no downforce, se comparado ao modelo 488 GTB.
O objetivo de engenheiros e designers da Ferrari, ao construir a 488 Pista, era aliar o desempenho esportivo e a dirigibilidade do carro, aos pilotos profissionais ou não. Esse objetivo foi alcançado, com desenvolvimento simultâneo da parte mecânica e introdução de controles integrados da dinâmica eletrônica.
Saiba mais | Mecânica Online® avalia a Ferrari 488 Pista
FERRARI 488 PISTA – Ficha Técnica
Motor
Tipo: V8 – 90º Twin Turbo
Cilindrada: 3.902 cm3
Potência máxima de saída: 720 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 770 Nm a 3.000 rpm (7ª marcha)
Peso e dimensões
Comprimento: 4.605 mm
Largura: 1.975 mm
Altura: 1.206 mm
Peso: 1.280 kg
Performance
Velocidade máxima 340 km/h
0-100 km/h: 2,85 segundos
0-200 km/h: 7,6 segundos