segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Tendências para 2019: entender como a tecnologia está transformando o mundo

É muito recomendado sempre avaliar como foram os nossos passos e quais os novos caminhos que temos que percorrer em nossas vidas. E quando chega o final do ano sempre paramos para observar e revisar nossos objetivos, metas, o que deu certo, errado e como fazer para melhorar.

E com a indústria automotiva não é diferente. É preciso entender como a tecnologia está transformando o mundo e influenciando a mudança no comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida e sua relação entre o consumo e as empresas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Uma pesquisa global em 14 países – incluindo o Brasil, realizada pela Ford, mostra as tendências para 2019, a influência da tecnologia e quais os caminhos que o consumidor espera dessa transformação.

87% das pessoas pesquisadas concordam que a tecnologia é a maior condutora das mudanças atualmente. No entanto as pessoas são cautelosas ou têm medo do que ainda não entendem. 79% das pessoas acreditam que a tecnologia é uma força para o bem.

“Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford. “Na Ford, estamos focados no design centrado no ser humano e comprometidos em encontrar soluções de mobilidade que melhorem a vida dos consumidores e da comunidade. Nesse contexto de mudança, temos de preservar o que consideramos mais valioso – a relação de confiança com os nossos consumidores.”

- Publicidade -

Entre os pontos interessantes apresentados no relatório da Ford, observamos que para 89% dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente.

Com relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que ele vai depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho.

Quanto aos carros autônomos, 55% dos brasileiros apostam que eles serão mais seguros que os motoristas humanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Futuro – O relatório da Ford ajuda a entender como os padrões de comportamento devem influenciar os consumidores e as empresas em todo mundo nos próximos anos. Veja sete tendências:

1 – A divisão da tecnologia: mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e acreditam que ela é uma força do bem e as que não têm acesso.

Na Ford, a tecnologia é usada para tornar a mobilidade mais inteligente, segura e conveniente para as pessoas em todo o mundo.

2 – Desintoxicação digital: embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line.

A Ford descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral e está usando isso para aprimorar a experiência de direção.

3 – Recuperando o controle: em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas.

Como parte do seu processo de design centrado no ser humano, a Ford usa as pesquisas para entender melhor as necessidades e os hábitos das pessoas e desenvolve tecnologias como o Ford Copiloto 360, que assume tarefas estressantes para o motorista e torna a direção mais confiante.

As muitas faces do eu: as mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia.

A Ford entende que o carro é um reflexo da identidade do motorista, por isso trabalha para desenvolver modelos que ajudem a projetar quem eles realmente são.

5 – O trabalho da vida: o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas estão inovando na oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de enriquecimento intelectual.

A Ford acredita que o talento é fortalecido quando as pessoas são encorajadas a experimentar o mundo e a dar uma retribuição para a comunidade.

6 – Eco momentum: mudar hábitos arraigados é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano.

A sustentabilidade é essencial para a saúde do meio ambiente e para os negócios da Ford. A empresa também busca a redução de emissões de CO2, consistente com o Acordo de Paris – investindo para lançar 40 veículos elétricos e híbridos até 2022.

Em 2030, um terço dos carros no mundo será plug-in ou totalmente elétrico, e outro terço será híbrido. 63% dos brasileiros pesquisados consideram em suas compras os custos ambientais.

7 – Caminho fácil: mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho.

Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, são 321 horas no carro por ano, principalmente nos deslocamentos, e apenas 120 horas de férias, em média, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem.

A Ford acredita que os carros autônomos vão facilitar e ampliar o acesso ao transporte de pessoas e mercadorias. E está trabalhando em programas piloto de testes com empresas como Walmart e Postmates.

Números – Para 67% dos pesquisados, a tecnologia está tornando os deslocamentos menos estressantes. 69% concordam que os carros autônomos e caronas compartilhadas vão reduzir a procura por vagas privadas de estacionamento.

Entre os que acreditam que os carros autônomos serão mais seguros que os motoristas humanos, 64% dos pesquisados na Índia e Oriente Médio concordam. No Brasil o índice é de 55%. 67% dos pesquisados entre os adultos, prefere que seu filho ande num carro autônomo do que com um estranho.

Os resultados do relatório Ford de Tendências 2019 baseiam-se em 13.012 entrevistas on-line feitas em 14 países, com a população geral, com 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índica, Itália, México, Arábia Saudita, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unidos e Estados Unidos.

Com as tendências lançadas e as expectativas das pessoas, estamos prontos para iniciar um novo período de tecnologias, inovações e muitos lançamentos automotivos. Que 2019 nos reserve muita saúde, amor, paz e conquistas. Que sejamos felizes. Feliz Ano Novo!

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil