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Ford Ranger 2020 fortalece versão diesel. Versão flex é descontinuada

A Ford apresenta em Mendoza, Argentina, a Nova Ford Ranger 2020. O Mecânica Online® acompanha de perto o evento para a imprensa da América do Sul e mostra os diferenciais que tornam o modelo competitivo em preços e na lista de equipamentos oferecidos.

Oferecida em mais de 190 mercados pelo mundo, o projeto da nova picape foi liderado pela Austrália, unindo a expertise dos times de design e engenharia da Ford do Brasil, Argentina, África do Sul, Tailândia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Além da fábrica de Pacheco, na Argentina, ela é produzida nos Estados Unidos, África do Sul e Tailândia.

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No design, as principais mudanças da Ranger se concentram na frente, incluindo grade, para-choque, faróis principais e de neblina redesenhados e nova pintura na roda de 18 polegadas, além do acabamento e materiais na cabine.

Durante o seu desenvolvimento, a nova Ranger rodou mais de 1,7 milhão de quilômetros de testes em ambientes rigorosos, da Suécia aos desertos da África, Dubai, Mojave e América do Sul, enfrentando temperaturas de -29ºC a mais de 50°C, índices de umidade de 90% e altitudes de 4.000 metros. O projeto incluiu ainda 30 mil avaliações virtuais.

No total, ela teve mais de 600 componentes repensados e redesenhados, que vão da suspensão e itens aerodinâmicos a sistemas de assistência ao motorista.

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Nova suspensão – A Ranger 2020 ganhou uma nova suspensão que melhora o controle de movimentação da carroceria e a dirigibilidade, aproveitando todo o curso do conjunto para oferecer maior conforto tanto no asfalto como fora de estrada.

Além de barra estabilizadora redesenhada e elementos de coxinização refinados, ela teve as longarinas do chassi reforçadas e adota dois ajustes diferentes de molas, amortecedores e buchas, de acordo com o peso de cada versão da picape.

“Além de melhorar as oscilações de baixa frequência – o que é notado, por exemplo, no comportamento mais macio e suave em lombadas – essas mudanças melhoram também o comportamento em frequências secundárias, aumentando o conforto na transposição de obstáculos fora de estrada”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.

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Segundo ele, a engenharia aproveitou a oportunidade para fazer várias pequenas modificações na Ranger. “O controle do piloto automático adaptativo, por exemplo, teve a posição mudada para o meio do para-choque e o defletor dianteiro pôde ser eliminado com a melhora do comportamento aerodinâmico”, diz.

Mecânica Online – A Ranger conta com duas opções de motores turbodiesel, 3.2 e 2.2 da família Duratorq, conhecidos pela confiabilidade e desempenho. O modelo não será mais oferecido com motorização bicombustível (flex).

“Para o cliente da flex nós oferecemos hoje a versão XLS Diesel, que é uma opção mais inteligente com preço próximo das versões flex da concorrência”, completa Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing Produto da Ford. “Não por acaso, a Ranger XLS é líder disparada na sua faixa de mercado.”

O motor 3.2, que equipa as versões de topo da linha, se destaca pela eficiência e alto nível de conforto. Com cinco cilindros, gera potência de 200 cv (@ 3.000 rpm) e torque de 470 Nm na faixa de 1.750 a 2.500 rpm, com força e elasticidade tanto para rodar na estrada como para superar obstáculos todo-terreno.

Com ele, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. A versão XLT 3.2 4×4 faz 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. A Limited 3.2 4×4 roda 8,6 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

O motor 2.2 Duratorq, com quatro cilindros, presente nas versões de entrada e intermediárias da Ranger, é outra excelente opção que alia eficiência e custo-benefício. Ele tem potência de 160 cv (@ 3.200 rpm) e alto torque já em baixíssimas rotações, de 385 Nm na faixa de 1.600–2.500 rpm. Com ele, a picape vai de 0 a 100 km/h em 15 segundos e chega a 164 km/h.

A versão XLS 4×2 tem um consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. A versão XLS 4×4 manual tem um consumo de 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Com transmissão automática, faz 9,0 km/l na cidade de 10,4 km/l na estrada.

A transmissão automática é a 6R80 e a transmissão manual é do modelo MT82, ambas com seis velocidades.

Desempenho – A Ranger tem características exclusivas que a diferenciam das outras picapes. Entre elas, estão a capacidade de imersão, o controle de estabilidade e tração com sistema anticapotamento, o controle adaptativo de carga, o piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixa, o farol alto automático e a garantia de cinco anos.

A Ranger tem a maior capacidade de imersão declarada do segmento, de 800 mm. Essa é uma das vantagens da sua engenharia inteligente, com a blindagem do sistema elétrico, tomada de ar em posição superior e o posicionamento do alternador de forma a mitigar o risco numa eventual passagem por água.

O controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, com um exclusivo sistema anticapotamento, monitora a velocidade das rodas, o acelerador e a direção 100 vezes por segundo para entender a situação do veículo e fazer as correções necessárias. Ele atua basicamente no motor e na frenagem para garantir a estabilidade, sem o motorista precisar executar nenhuma ação.

Outro recurso exclusivo da Ranger é o controle adaptativo de carga, que equipa de série toda a linha. “Quem dirige picapes sabe que o seu comportamento dinâmico muda bastante quando está vazia ou carregada”, explica o engenheiro. ”Esse sistema identifica o nível de carga e ajusta os seus parâmetros para garantir o controle e a segurança em qualquer condição.”

O piloto automático adaptativo permite selecionar a distância que se deseja manter do veículo à frente enquanto a Ranger acelera e freia automaticamente, tornando a direção mais tranquila. O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista por meio de uma câmera, gerando alerta e fazendo correções se o veículo muda de trajetória sem o acionamento do pisca.

“Se você invade a faixa mais de cinco vezes, a Ranger entende que você está cansado e é hora de fazer uma pausa para tomar um café. Ela faz isso exibindo o ícone de uma xícara no painel”, diz De Paula.

O farol alto automático também contribui para o motorista dirigir de forma mais tranquila e segura, mantendo uma ampla iluminação da pista sem ofuscar os veículos que vêm em sentido contrário. Os cinco anos de garantia de fábrica são outra vantagem exclusiva que atesta a robustez e confiabilidade da picape.

A Ranger se diferencia, ainda, pelo nível de execução superior em itens como a direção elétrica, o controle de oscilação de reboque, o diferencial traseiro blocante, os 7 airbags, o ar-condicionado digital de dupla zona e a central multimídia SYNC 3 com navegação e comandos de voz.

“Todos os sistemas do veículo funcionam de forma integrada e inteligente. A direção elétrica, por exemplo, atua também como um sensor do controle de estabilidade e tração e do controle de oscilação de reboque. Por isso dizemos que a Ranger está três anos à frente da competição em termos de equipamentos”, afirma o engenheiro.

Os ângulos de entrada e saída de 28º também favorecem o desempenho off-road da Ranger, que tem capacidade de carga de 1.001 a 1.168 kg, dependendo da versão.

Novas tecnologias – A nova Ranger 2020 reforça a proposta de oferecer tecnologia com propósito, trazendo recursos que facilitam a vida do usuário e criam uma nova experiência com o veículo.

O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres funciona em velocidades de 5 km/h a 80 km/h, com o auxílio de duas câmeras e um radar. Ao identificar um veículo parado ou pedestre à frente, ele emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma frenagem rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, ele aciona os freios automaticamente para evitar ou reduzir os danos de uma colisão.

O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito usa as mesmas câmeras para rastrear as placas na pista, alertando o motorista sobre os limites de velocidade. O objetivo dos dois sistemas é proporcionar uma direção mais segura e tranquila.

Versão XL – A Ford Ranger 2020 tem como versão inicial a XL cabine dupla, equipada com tração 4×4 e transmissão manual, que chega com o mesmo preço do modelo anterior, de R$132.320. Picape voltada para o trabalho, ela tem foco no custo-benefício.

Vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica das portas, computador de bordo, chave canivete com controle remoto de abertura e fechamento global e rádio com tela de 3,5 polegadas com conexão Bluetooth, USB e para iPod.

Tem também o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga e diferencial traseiro blocante eletrônico.

Três airbags (dianteiros e de joelho para o motorista), aviso sonoro de cinto de segurança e ganchos Isofix para cadeiras infantis fazem parte dos itens de segurança.

Na cabine, a Ranger XL traz bancos revestidos em tecido, ajuste de altura do volante, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado, console de teto com porta-óculos, porta-luvas com chave, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12 V e tapetes de borracha.

A caçamba dispõe de assistente de abertura e fechamento da tampa, trava com chave e oito ganchos internos para carga. Capô com mola a gás, gancho para reboque, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de cárter, protetor do tanque de combustível e provisão elétrica de reboque completam a lista.

As rodas são de aço de 16 polegadas, com pneus 255/70 R16 All Terrain.

Versão XLS – A versão XLS ocupa a faixa intermediária da linha, mas é a que parte do valor mais acessível: a Ranger XLS 2.2 4×2 automática sai por R$128.250. A XLS 2.2 com tração 4×4 custa R$147.520 com transmissão manual e R$154.610 com transmissão automática – mesmos preços do modelo 2019.

Como novidades, a Ranger XLS agora traz ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina e acabamento do painel, portas e console.

Além dos equipamentos da XL, vem também com: sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa.

As rodas são de liga leve de 17” com pneus 265/65 R17 All Season na versão 4×2 e pneus 265/65 R17 All Terrain nas 4×4.

Versão XLT – A Ranger XLT 3.2 4×4 automática, versão de entrada do topo, mantém o preço de R$176.420. Além dos itens da XLS, vem com: bancos e volante revestidos em couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, multimídia SYNC 3 com navegação, faróis automáticos, faróis com ajuste de altura, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação.

Como diferenciais externos, além de estribos laterais, vem com grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro cromados. As rodas são de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/60 R18 All Season.

Versão Limited – A Ranger Limited 3.2 4×4 automática, topo de linha, mantém o preço de R$188.990. Ela vem com novos faróis baixos de xênon com luz de rodagem diurna de LED e farol alto automático, chave com sensor de presença e botão de partida Ford Power, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de frenagem autônomo com detecção de pedestres, alerta de colisão, tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, além de travamento elétrico, e rodas de 18 polegadas com acabamento em cinza perolizado e diamantado.

Como itens exclusivos, a Limited é equipada ainda com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, sistema de personalização da luz ambiente com sete cores, rack de teto, santantônio exclusivo pintado na cor da carroceria e protetor de caçamba.

Vendas – A Ford inicia em agosto a venda da Ranger 2020, com estilo renovado, refinamentos de engenharia e uma oferta maior de equipamentos, incluindo tecnologias de assistência ao motorista inéditas na categoria.

O melhor disso tudo ficou por conta que todo esse “upgrade” chega sem nenhum aumento de preço, tornando a picape bastante competitiva em seus segmentos.

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