quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Librelato investe em eixos autodirecionais com ponteiras móveis

A partir de 2020, a Librelato passará a trabalhar com a tecnologia de Suspensão Pneumática com Eixo Autodirecional, conhecido como “eixo de manga”.

Para isso, a empresa está substituindo 100% dos Quadros Autodirecionais por Eixos Autodirecionais para a sua linha de semirreboques com eixos distanciados, como por exemplo, os equipamentos das linhas graneleira, furgão alumínio, furgão lonado e tanque.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, “são inúmeras as vantagens trazidas por essa nova tecnologia, entre elas maior segurança, menores custos de manutenção e um retorno de investimento muito mais rápido em relação à tecnologia de suspensão por quadro autodirecional”.

Ele explica que, com a nova tecnologia de Eixo Autodirecional, apenas as ponteiras do eixo são móveis, o que permite menor arraste do conjunto e menor desgaste de pneus.

Além disso, a nova solução pesa cerca de 400 kg a menos do que a suspensão por quadro autodirecional, dependendo do tipo de implemento em que é aplicado. Como possui menor número de componentes na sua estrutura, também traz a vantagem de reduzir a necessidade de manutenção do conjunto como um todo.

- Publicidade -

Sistema de Eixo Autodirecional traz segurança e economia às operações de transporte
O novo Eixo Autodirecional adotado na linha de produtos da Librelato possui um sistema de bloqueio do esterçamento para as manobras em marcha a ré, que mantém o eixo centralizado automaticamente, sem a necessidade de alinhar o conjunto ou suspender o eixo antes da manobra, o que torna a operação mais rápida e segura.

De acordo com o executivo, entre outras vantagens, os amortecedores de direção estabilizam o esterçamento, eliminando vibrações nos rodados. Seu sistema de mancais é extremamente durável.

O eixo possui ainda um exclusivo sistema de alinhamento que, em caso de manutenção, permite sua remontagem sem que seja necessário refazer a convergência das rodas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Sua barra de ligação é de regulagem extremamente simples e isenta de lubrificação. Todas essas características  facilitam a manutenção e reduzem custos e tempo de parada.

Para Bett, “a aplicação desta tecnologia significa que o equipamento operará com o máximo desempenho e segurança, por muito mais tempo”, prevê.

De acordo com a Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que defende a utilização da suspensão pneumática, atualmente seu uso não é obrigatório em todas as composições no Brasil, mas somente naquelas com eixos distanciados, conforme previsto na resolução Contran 210/06.

Com esta nova tecnologia atrelada à suspensão pneumática, a Librelato projeta um incremento da ordem de 20% nas vendas dos implementos com eixos distanciados.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil