Depois de uma bem-sucedida demonstração durante a Fenatran 2019, ocorrida em outubro, em São Paulo, o Groupe PSA anunciou hoje o início da operação comercial do Connect Fleet, primeiro produto da marca Free2Move no Brasil.
O Connect Fleet é um serviço de telemetria multimarcas que gerencia atualmente mais de 300 mil veículos conectados de seus cerca de 8 mil clientes Free2Move na Europa, Estados Unidos, México e em outros locais.
O produto combina uma plataforma de hardware e cartões SIM adotados mundialmente, além de um robusto software de processamento de dados.
O sistema é 100% compatível com a lei de proteção de dados pessoais, assegurando assim a sua segurança e que sejam acessados unicamente por usuários autorizados.
A oferta desse produto no Brasil trará diversas vantagens aos frotistas, fornecendo-lhes as ferramentas-chave para um melhor gerenciamento geral dos seus veículos e do seu TCO (Total Cost of Ownership ou “Custo Total de Propriedade”).
O produto oferece diversos benefícios aos gerentes de frotas, entre eles:
- A gestão e redução dos custos operacionais via rastreamento em tempo real da quilometragem, além do monitoramento do consumo de combustíveis.
- Otimização do acompanhamento das atividades via localização do veículo, especialmente em casos de roubos e furtos.
- Aumento da segurança e condições de trabalho dos condutores pela análise do seu comportamento.
- Alertas em tempo real dos veículos, como condições mecânicas, nível de óleo do motor e outros.
- Monitoramento de horários de uso dos veículos e controle de infrações.
“O Connect Fleet tem basicamente três categorias de informações: as de gerenciamento de frota e combustível, modo de dirigir e geolocalização”, disse Pablo Averame, Vice-Presidente de Marketing, Produto, Mobilidade e Serviços Conectados América Latina do Groupe PSA.
“Com isso, cobre as necessidades mais importantes dos administradores de frotas, ao fornecer uma gama de informações completa que possibilita o rastreamento on-line e em tempo real de cada veículo, bem como vários outros benefícios”, completou Averame.
Como oferta inicial, o Connect Fleet disponibilizou um número limitado de aparelhos para um “try and buy” (teste e compre), com gratuidade nas mensalidades por até 90 dias; a partir de então, o cliente deverá decidir pela continuidade ou não do fornecimento do serviço, que terá um contrato padrão de 36 meses.
Essas unidades de demonstração estarão disponíveis em concessionários das marcas Peugeot e Citroën para instalação, mas o produto poderá ser adotado em veículos de qualquer marca. O custo de instalação é de R$ 220,00 e os custos mensais por unidade partem de R$ 89,90.
Há ainda alguns equipamentos opcionais que os clientes podem agregar ao pacote:
- Imobilizador de veículos: através dele, o gestor de frota pode enviar um comando a distância para que o veículo seja imobilizado em caso de suspeita de roubo ou furto.
- Identificador do motorista: por meio de uma chave magnética ou cartão RFID pode-se identificar o motorista e associar seus trajetos à plataforma. O sistema também pode ser configurado de modo que o veículo ligue somente se houver a identificação do condutor (quando usado em conjunto com o imobilizador).
- Botão de privacidade: destinado aos veículos de frota que possuem uso misto (profissional e pessoal). Através desta função, os trajetos pessoais não são registrados na plataforma.
- Serviço de busca e recuperação de veículos roubados e furtados: este serviço será oferecido em todo o Brasil.