quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Proprietários de veículos passam a receber aviso de recall pelo celular

Sabe aqueles avisos de recall pela TV para realização de reparos em veículos e que nem sempre atingem os principais interessados por, muitas vezes, eles não estarem assistindo à televisão naquele momento? Com a nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro para o Denatran, os proprietários de veículos são avisados diretamente pelo celular de forma muito mais rápida, prática e efetiva, contribuindo, assim, para garantir maior segurança ao motorista e melhor gestão de serviços de recall pelas montadoras.

Os avisos de recall já estão sendo enviados eletronicamente pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne a CNH e o CRLV digitais, e pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), app que envia e permite o desconto de multas de até 40% pelo celular.

Mais de 30 montadoras de veículos de todo o país já disponibilizam o serviço para o cidadão.

As notificações de recall informa sobre o defeito, as características do veículo e a situação do atendimento, além de indicar a data do registro e de comunicação do recall.

Dessa forma, o proprietário do veículo pode comparecer a concessionária mais próxima para a realização do serviço, que é gratuito e garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Denatran, existem cerca de 10 milhões de recalls registrados no Brasil e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários dos veículos.

A expectativa é de que, com o aviso do recall enviado pelos aplicativos, esse percentual diminua significativamente.

“Recebi o aviso do recall no meu próprio celular de forma muito prática e ágil. É uma tranquilidade muito grande saber que serei acionado via celular quando meu carro precisar fazer algum reparo. Isso garante maior segurança pra mim e para outros motoristas, já que deixar de atender a um recall pode ocasionar um acidente”, ressaltou Sérgio Santana de Melo, proprietário de um veículo da marca Toyota.

Para os proprietários de veículos que ainda não possuem os aplicativos CDT e SNE, serão enviados avisos de recall por e-mail e correspondência.

“Como nem todos possuem a CDT e o SNE em seus dispositivos móveis, o Serpro vai enviar aviso de recall por e-mail e carta. Mas receber pelos aplicativos é muito mais prático para o cidadão”, destaca o gestor da solução no Serpro, Isidro Monteiro.

Todos ganham-Os motoristas não são os únicos a se beneficiar com a novidade do serviço de aviso de recall. As montadoras de veículos também ganham com a possibilidade de poder melhor gerenciar seus estoques de acordo com a necessidade de realização dos recalls.

“Utilizando a base de dados do Denatran, o sistema de recall identifica a localização do proprietário do veículo e possibilita que sejam realizados chamamentos, priorizando diferentes regiões do país. Há problemas com air bag, por exemplo, que ocorrem com mais frequência em lugares úmidos, como no litoral ou a Região Norte do Brasil. Com essa informação, a montadora pode aumentar seu estoque de determinada peça para essas localidades”, explica o gerente do Departamento de Negócios Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn