Muita gente tem dúvida sobre a melhor forma de utilizar o ar condicionado do carro. Então vamos começar por como o sistema funciona.
O equipamento entra em operação de resfriamento quando você aciona o botão “AC” com o carro ligado: é o funcionamento do motor do veículo que movimentará o compressor, responsável pela circulação do gás no circuito.
O sistema possui o gás R-134 A, que não agride a camada de ozônio, diferente do gás Freon R-12, à base de CFC (clorofluorcarbono), que era utilizado no passado.
COMO USAR: Você vai entrar no carro e está muito quente, mal dá para encostar a mão no volante? Quando o veículo é exposto a grande insolação, é recomendável abrir as janelas para expulsar a grande massa de ar aquecido que ficou aprisionado dentro do automóvel.
Assim, o resfriamento da temperatura virá com uma rapidez muito maior. Quando o ambiente interno já estiver ficando resfriado – um sinal de que já houve a troca do ar -, é hora de fechar os vidros por completo.
Evite a abertura dos vidros para não ter perda desse ar já resfriado pelo sistema.
No painel de instrumentos, existe um seletor para você optar por captação do ar externo ou circulação do ar interno (neste modo, o ar-condicionado terá melhor eficiência, pois vai circular o ar resfriado do próprio habitáculo).
Também é possível regular a temperatura, caso esteja muito baixa, utilizando um seletor que migra da cor azul para a vermelha gradualmente.
MANUTENÇÃO: Ligue o ar-condicionado pelo menos uma vez a cada 15 dias, para que o sistema realize a circulação do gás em toda a sua linha de funcionamento.
Com o passar dos anos, é necessário fazer a troca do filtro antipólen e solicitar a limpeza dos dutos de modo a não obstruir a passagem de ar e evitar a proliferação de bactérias no sistema.
Em caso de pouca eficiência do ar-condicionado, verifique, num centro especializado, a carga de gás e eventuais vazamentos no sistema. Assim você garante uma temperatura confortável em todos os seus deslocamentos.