Um carro inovador merece uma venda inovadora.
O Nivus está chegando e junto com ele a Volkswagen acelera na experiência do cliente e nos benefícios que a digitalização pode oferecer.
Resultado: mais do que ampliar a instalação do DDX (Digital Dealer eXperience), ou Experiência de Concessionária Digital, onde a realidade virtual é utilizada como ferramenta de venda e de demonstração dos veículos da marca, a Volkswagen está colocando novas funções no DDX, oferecendo uma experiência ainda mais completa para o cliente.
“A Volkswagen vem investindo na Digitalização como ferramenta de aproximação dos seus clientes. O lançamento do Nivus, feito de forma totalmente digital, acelerou este processo. Com essa tecnologia de realidade virtual, o cliente pode consultar os modelos, vendo os detalhes e destaques do veículo, negociar preços, simular financiamentos e concluir a compra, efetuando o pagamento. Tudo isso no conforto da sua casa”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Até o fim do mês de junho, quase 400 pontos de venda da Volkswagen já contarão com essa importante ferramenta digital ao cliente.
Isto é, a cada cinco concessionários VW, quatro oferecem a Concessionária Digital.
“Não há dúvida de que a digitalização das concessionárias é um caminho sem volta e necessário para o sucesso dos negócios hoje em dia”, afirma Cezar Moura, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav).
Evolução constante
Nessa nova onda de investimentos em inovação, a Volkswagen ampliou o leque de funcionalidades do DDX.
Agora, mais do que configurar o modelo Volkswagen exatamente da maneira que o cliente quiser, o sistema permite exibir vídeos explicativos de tecnologias Volkswagen, como, por exemplo, o ACC (controle adaptativo de velocidade e distância) que será oferecido no Nivus, um recurso inédito nessa categoria de veículos no Brasil.
Outra novidade é a visualização dos acessórios já instalados no veículo.
“É uma experiência muito mais realista e transparente para o cliente, que consegue ver pela tela do DDX um rack de teto ou um suporte de bicicleta, por exemplo, já instalados no veículo que ele está configurando”, explica Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e novos modelos de negócio da Volkswagen América Latina.
Jornada digital
O DDX permite que a venda seja realizada totalmente de forma digital, dando ao consumidor a oportunidade de realizar toda a jornada de compra sem necessariamente ir à uma concessionária.
Com o DDX Sales a negociação, as simulações de financiamento e o pagamento são feitos de maneira digital. O cliente escolhe o dia, o horário e o local para um vendedor ir atendê-lo.
Essa tecnologia, disponível em um monitor sensível ao toque, pode ser utilizada simultaneamente com óculos de realidade virtual e, com o DDX Sales, também em um tablet.
Como funciona
O vendedor de uma concessionária que utiliza o DDX Sales atende o cliente.
Após configurar o veículo exatamente do jeito que o cliente preferir, podendo escolher e visualizar versões, cores e opcionais disponíveis, o vendedor realiza a intenção de compra no botão “Quero Comprar”.
O sistema mostra em tempo real o estoque disponível na concessionária e os preços praticados para aquele modelo – se eventualmente houver um bônus de fábrica em vigor, por exemplo, esse desconto já aparece aplicado para o cliente.
Ao selecionar o veículo configurado junto ao cliente, aquela unidade específica é retirada do sistema.
É gerado um contrato digital com as informações da concessionária, do comprador e do carro selecionado.
O cliente recebe um e-mail para conferência e, caso tudo esteja correto, basta assinar digitalmente.
O cliente pode ainda simular o financiamento junto ao Banco Volkswagen. O cliente pode, inclusive, negociar diretamente com o vendedor descontos e cortesias no veículo.