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Linha de montagem das transmissões TraXon da ZF no Brasil tem elevado nível de automação

A nova linha de montagem das inovadoras transmissões TraXon, na fábrica da ZF em Sorocaba, SP, foi estruturada para oferecer o estado-da-arte em processo produtivo.

A nova linha permite alta flexibilidade, com qualidade assegurada em cada etapa da montagem e maior agilidade na fabricação das transmissões.

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Com alto nível de controle de qualidade, a nova linha aplica o consagrado método “Poka Yoke”, que consiste em parar máquinas e equipamentos quando qualquer tipo de defeito é detectado, até que o problema possa ser corrigido.

Além disso, 100% dos torques são monitorados e passam por testes funcionais e de estanqueidade.

Para reforçar e assegurar ainda mais a qualidade, a ZF implantou no final da linha de produção um banco de testes que simula dinamicamente uma operação severa para cada nova transmissão, antes que seja liberada ao cliente.

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De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, “a nova linha atende todos os requisitos em termos de segurança e ergonomia e é dotada com tecnologia RGV (sigla em inglês para Rail Guided Vehicle) carrinhos com auto movimentação e ajuste de posição, de acordo com a necessidade de cada posto de trabalho. Ao oferecer mais segurança e extrema comodidade operacional temos dois ganhos extraordinários: valorização de nossos colaboradores e maior eficiência ao processo de montagem”, enfatizou.

Em termos de modularidade, a linha está apta para novas transmissões de outros modelos ou variantes futuras da própria TraXon.

“As transmissões ZF atendem plenamente a demanda global por veículos comerciais mais inteligentes, conectados e sustentáveis e como o Brasil tradicionalmente segue as megatendências globais, entendemos que muitas das novas gerações de veículos produzidos no País poderão ser equipadas com transmissões ZF produzidas nesta linha”.

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Elevado nível de automação

De acordo com Silvio Furtado, a nova linha de produção de transmissões ZF está entre as mais conectadas e digitalizadas, levando-se em consideração as unidades fabris da empresa em todo o mundo.

“As listas técnicas das transmissões (contidos no sistema de engenharia e sistema SAP) estão totalmente conectadas com as etapas da montagem. Todos os registros de processo são armazenados eletronicamente. As instruções de trabalho também são todas digitalizadas e podem ser consultadas nos monitores anexos a cada estação de trabalho”.

Com elevado nível de automação, além de treinamento do pessoal operacional valendo-se de realidade virtual (o colaborador é treinado em salas onde equipamentos simulam exatamente como funciona a linha de montagem), a nova linha eleva ainda mais o já alto padrão de produção e qualidade da fábrica da ZF em Sorocaba, recentemente considerada pela empresa como a mais eficiente do mundo.

“Nosso sistema produtivo no Brasil está cada vez mais alinhado aos modernos níveis de qualidade e eficiência globais estabelecidos pela ZF”, conclui Silvio Furtado.

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