Três lideranças femininas assumem novas posições de comando estratégicas na Fiat Chrysler Automóveis (FCA) América Latina, com as mudanças efetivas a partir de 1º de novembro próximo.
Cristiani Campos assume a diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios, passando também a integrar o Comitê Diretivo da FCA LATAM.
Cristiane Paixão deixa o comando da área de Customer Care para assumir a diretoria executiva de FCA Saúde, enquanto Maiara Castro migra da Qualidade para o comando de Customer Care.
Em busca de novos negócios – Cristiani Campos está no grupo há 20 anos. Graduada em Comércio Exterior com pós-graduação em Auditoria, ocupava a gerência sênior de Planejamento Financeiro e Controladoria para a América Latina – função que oferecia uma visão ampla dos negócios do grupo, sendo responsável pela elaboração do planejamento estratégico, consolidação dos resultados financeiros de 15 unidades de negócios, pela preparação dos orçamentos e definição dos indicadores de desempenho de cada área.
Ao longo da carreira, Cristiani dividiu o tempo entre funções na área Financeira e também no Comercial e em Produto.
Passou por Vendas, Marketing, Estratégia de Produto, Gestão de Portfólio, Operações Comerciais e coordenou a área de Inteligência de Negócios. Nos últimos seis anos, dedicou-se integralmente à área financeira.
“Essa experiência acumulada favorece a percepção de oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, para melhoria de desempenho e otimização de resultados. Este é um momento muito desafiador e instigante, pois a pandemia alterou alguns padrões de comportamento e consumo, possibilitando novas abordagens e novos produtos e serviços”, avalia Cristiani.
Para seu lugar na gerência sênior de Planejamento Financeiro e Controladoria foi promovido o executivo Carlos Kitagawa, com quem ela já trabalhava na área.
Nova gestão na FCA Saúde – Cristiane Paixão assume novo desafio como Diretoria Executiva da FCA Saúde, deixando a posição que liderança que exercia em Customer Care.
Na nova função, liderará a estrutura que presta serviços de saúde (médico, odontológico, psicológico e de farmácia, entre outros) para as empresas dos grupos FCA e CNH Industrial, cuidando de cerca de 80 mil vidas – seja por meio do seu modelo de autogestão ou pelo gerenciamento de contratos com outras operadoras de saúde.
Engenheira com especialização no setor automotivo, bacharelado em Matemática e mestrado em gestão de negócios e marketing, Cristiane Paixão está no grupo desde 1993 e passou pelas áreas de Pós-Vendas, Qualidade e Cuidado ao Cliente.
Foi a primeira mulher a compor a diretoria do grupo no Brasil, ao dirigir a área de Qualidade entre 2013 e 2014.
“Este novo desafio me permitirá aliar minha experiência profissional em gestão e relacionamento com clientes a serviço da excelência no atendimento às pessoas na área de saúde, em um momento em que este tema é tão evidente e importante.
É uma grande oportunidade de ampliar a minha vivência profissional e meus próprios conceitos de atendimento e relacionamento”, destacou Cristiane.
Com a mudança na gestão da FCA Saúde, o executivo Emanuele Capogna migra para a área de Desenvolvimento de Rede, sob a gestão de Roger Corassa, para apoiar o relacionamento da FCA com as redes de concessionárias de todas as marcas do grupo.
Novo comando no cuidado ao cliente da FCA – Cristiane será sucedida no comando da área de Customer Care pela também engenheira Maiara Castro, que ocupava a posição de gerente de Análise de Campo e Satisfação do Cliente na Diretoria de Qualidade.
Há 13 anos no grupo, Maiara sempre trabalhou com foco na satisfação do cliente, através da análise e solução de problemas.
“Na área de Qualidade, nos concentramos no produto e nos processos. Agora, minha interface é diretamente com o cliente. É uma evolução interessante, porque todos os processos devem convergir em excelência no atendimento ao cliente”, afirma. Maiara é engenheira eletrônica com pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Maiara será substituída na Qualidade por Rafael Gomes, que atuava como gerente da área de Métodos, DEMS e Integração da Qualidade.
Para a diretora de RH da FCA na América Latina, Erica Baldini, as mudanças trazem uma importante oxigenação ao comando da companhia e representam mais um importante passo na estratégia de reconhecer e proporcionar oportunidades aos diversos talentos femininos da FCA.
“Temos muito orgulho e satisfação em ver essas três executivas, com longos históricos de contribuições valiosas à FCA, galgando mais um passo importante em suas carreiras e contribuindo em novas áreas altamente estratégicas para nós”.