Mercedes-Benz

Serviços 4.0: a tecnologia revolucionando o transporte nas estradas

Você ainda fica assustado quando surge um caminhão moderno com tantos comandos e tecnologias? A evolução dos caminhões muitas vezes acontece mais rapidamente neles para depois chegarem nos automóveis. E digo mais, um motorista bem treinado pode conseguir uma condução mais eficiente, segura e confortável.

E digo mais: com os recursos disponíveis, a condução de um caminhão, apesar do tamanho e claro, das necessidades de cuidados na hora da direção, pode ser mais fácil com todos os recursos de assistência disponíveis.

Uma das empresas que vem se destacando nessa evolução é a Mercedes-Benz. Desde o processo de manufatura com a Fábrica 4.0, os Caminhões 4.0 como o Novo Actros e com Serviços 4.0 para um cliente cada vez mais digital, conectado, e principalmente profissional.

A transformação tecnológica passa por uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, conveniência, segurança e rentabilidade aos transportadores.

Entre os novos recursos temos o serviço de gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro. Esta modalidade de prestação de serviços, agregada ao sistema de gestão de frota, já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.

No primeiro trimestre deste ano, a Mercedes-Benz registrou um total de 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota Fleetboard, sendo 80% de modelos extrapesados, o que resulta em 40% de participação de mercado. O volume de vendas do Fleetboard alcançou nos primeiros meses deste ano um crescimento de 11% em relação a 2020.

A Rede de Concessionários Mercedes-Benz já iniciou as vendas da nova solução de segurança para carga e caminhões, o Fleetboard powered by Sascar. O primeiro cliente foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia, cujo contrato deve alcançar 100 caminhões Actros monitorados.

Foco na manutenção – Disponível para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva no País, como também de relacionamento e assistência técnica entre a fabricante e seus concessionários com os clientes da marca. A inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção.

Com aproximadamente 150 concessionários aderidos ao programa, já são mais de 1.000 caminhões ativados com o Mercedes-Benz Uptime em 725 clientes, com registro de 25 casos de breadkown evitados. São mais de 100 contatos realizados com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para corretivas. Em termos de informações transmitidas aos frotistas, foram 2.160 dados solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens para conhecimento.

Alguns concessionários estão replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Por meio do projeto “Conectados”, eles criaram “mini-torres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. São 17 dealers já envolvidos e mais de 350 clientes conectados.

Realidade Aumentada agiliza os trabalhos de manutenção – Técnicos de concessionários Mercedes-Benz já podem dispor de óculos de Realidade Aumentada (RA) para realizarem diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus, mantendo a alta qualidade da assistência técnica oferecida pela marca.

Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da Mercedes-Benz, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem suporte técnico assistido online ao profissional da oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de RA.

O uso desta tecnologia foi uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.

Consultoria Gerencial entrega soluções técnicas a clientes – Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca.

A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.

Todas as informações são coletadas por meio dos Planos de Manutenção ou diretamente do próprio cliente. Os dados são compilados e trabalhados também com os concessionários. Depois, por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação.

“Em média, são 115 dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa Consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das preventivas, melhora no consumo de combustível, conhecimento e controle acerca do TCO, o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, há ainda a oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho, como a oficina dedicada, treinamentos, testes de produtos e muito mais”.

A Mercedes-Benz já oferece a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e 5 clientes de caminhões. Um cliente de ônibus, por exemplo, já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço: aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; aumento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil km para 175 mil km e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.

Mecânica Online

Parabéns! – De pioneira a líder em tecnologia na produção de caminhões: Mercedes-Benz do Brasil define parâmetros e desenvolve o transporte de cargas e passageiros há 65 anos.

Recuperação do setor – O consumo de energia elétrica no setor de Veículos atingiu os 793 megawatts médios nas primeiras duas semanas de abril, com alta de 221,7% em relação ao mesmo período do ano passado, a maior entre os quinze setores econômicos avaliados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O crescimento demonstra um início de recuperação do setor, que esteve praticamente paralisado em quase todo o mês de abril de 2020.

+ Admirados da Imprensa Automotiva – Divido com os leitores da coluna a alegria de ficar no TOP 5 dos jornalistas +Admirados da Imprensa Automotiva em 2021. Premiação promovida pela Jornalistas & Cia – Imprensa Automotiva. Agradeço a participação de todos vocês. Parabéns para todos os participantes.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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