A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, está investindo em um simulador de condução dinâmico de última geração para desenvolver seus pneus premium para o segmento de equipamento original.
O objetivo é atender no futuro de uma forma ainda mais eficiente, sustentável e precisa as necessidades dos clientes.
O equipamento entrará em operação em meados do ano que vem no Contidrom, maior centro europeu de testes de pneus da Continental.
O simulador calcula parâmetros exatos da dinâmica de condução dos pneus e dos respectivos veículos de teste.
Graças à sua alta mobilidade, ele pode fornecer aos pilotos profissionais da Continental impressões subjetivas de condução, assim como testes de pneus na pista de provas.
Os pilotos podem também experimentar novos desenvolvimentos de pneus nos mais diversos cenários de testes virtuais e situações de condução.
O novo simulador de direção traz benefícios significativos para o desenvolvimento de pneus e, portanto, para os clientes da Continental.
Quando etapas decisivas de desenvolvimento e testes a elas associados são deslocados para o mundo virtual, se economiza tempo, custos e recursos valiosos no mundo real.
O esforço logístico de uma grande variedade de testes físicos, por exemplo, é significativamente reduzido porque parâmetros cruciais podem ser verificados no simulador, que é alimentado com os dados do modelo do veículo específico para o qual o novo pneu está sendo desenvolvido.
Esse processo é complementado pelos dados da Continental sobre composto de borracha, arquitetura de pneus e desenho da banda de rodagem.
No caso de qualquer anomalia, todos os parâmetros podem ser ajustados digitalmente a qualquer momento.
Isso significa que novos modelos de pneus podem ser testados de forma previsível nas mais diversas aplicações, situações de condução e em uma grande variedade de superfícies, com resultados confiáveis no estágio inicial do processo de desenvolvimento.
E isso se aplica a todas as variantes de veículos e direção, tanto para carros de passeio quanto para veículos comerciais, e para motores elétricos, híbridos e a combustão.
Antes mesmo de o primeiro pneu de teste ser construído, novas variantes de materiais podem ser amplamente testadas e otimizadas.
Isto é importante, pois a Continental está pesquisando intensamente possíveis aplicações de materiais sustentáveis para a construção de pneus.
100.000 km e 10.000 pneus economizados por ano – Cada ciclo de teste concluído no simulador de direção significa que menos pneus de teste precisam ser construídos.
Assim, o investimento nesta nova tecnologia também contribui para ampliar a sustentabilidade da Continental.
Entre outras metas, o objetivo da empresa é ser o fabricante de pneus mais progressivo em termos de práticas comerciais ambientais e socialmente responsáveis até 2030.
O novo simulador de direção comprova isso com números concretos do mundo real: se os pilotos de teste se sentarem no futuro mais no cockpit do simulador e menos ao volante de um veículo, haverá uma economia anual de aproximadamente 100.000 quilômetros em estradas reais ou em pistas de teste.
Também é possível se realizar uma economia de 10.000 pneus de teste por ano.
A Continental tem sido uma das empresas líderes no uso de tecnologias inovadoras de teste de pneus.
O primeiro sistema de análise de freio automático e independente do clima (Automated Indoor Braking Analyzer – AIBA) está em operação na Contidrom desde 2012 e, desde 2018, a empresa tem sido pioneira em testes de pneus com veículos autônomos em seu próprio campo de provas de Uvalde, no Texas, Estados Unidos.