A Audi do Brasil recebeu a certificação do Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar.
Esta foi a primeira vez que a fabricante alemã aplicou a pesquisa de clima organizacional do GPTW e, logo no primeiro ano, os colaboradores reconheceram que a companhia possui um ambiente de trabalho cada vez melhor.
A pesquisa apontou que orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios são pontos de destaque e ficaram acima da média verificada de acordo com a metodologia aplicada.
Para Karine Fernandes, responsável pela área de recursos humanos da Audi do Brasil, “esta é uma grande conquista para a empresa, porque não há melhor forma de medir nossas ações do que o reconhecimento dos próprios colaboradores por meio de uma instituição independente e de credibilidade como o Great Place to Work. Nos últimos anos temos adotado diversas boas práticas de gestão de pessoas, de inovação, de transparência e de comunicação para deixar ainda mais produtivo o ambiente dos nossos colaboradores”.
Dentre as medidas mais recentes adotadas pela empresa das quatro argolas está a adoção do trabalho remoto como política permanente.
Em março do ano passado, com o início das primeiras medidas de restrição necessárias para conter a circulação do coronavírus, a Audi fechou seu escritório e seus colaboradores passaram a trabalhar remotamente.
Agora, após mais de um ano atuando desta forma, a fabricante formulou uma diretriz para que os profissionais possam aderir a esta nova forma de trabalho mesmo quando a situação permitir o retorno presencial.
Considerando este novo cenário, a Audi do Brasil iniciou a reformulação de sua sede administrativa, que se transformará em um ambiente compartilhado e tecnológico.
A ideia é que o escritório seja ainda mais conectado, com salas de reunião modernas e menos estações de trabalho – quando necessário trabalhar presencialmente no escritório, os colaboradores deverão reservar uma estação ou uma sala de reunião por meio de um aplicativo criado para este fim.
A inauguração do novo espaço, que permanece no mesmo endereço, acontecerá no segundo semestre e de acordo com a situação da pandemia.
Resultados GPTW – O Great Place to Work está presente em mais de 60 países e avalia empresas desde 1997.
De lá para cá, mais de 10 mil empresas já participaram de alguma forma das avaliações da instituição e mais de 12 milhões de funcionários foram impactados.
Além da certificação em si e também do ranking divulgado anualmente, a empresa também entrega para a empresa um trabalho de consultoria que aponta as oportunidades de melhorias indicadas pela pesquisa, que é sempre feita de forma anônima.
Na pesquisa aplicada na Audi do Brasil, orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios foram pontos de destaque e ficaram acima da média registrada por outras companhias participantes no banco de dados do GPTW.
Para atingir estes resultados, nos últimos anos a Audi do Brasil tem adotado diversas ações práticas, de inovação e comunicado os próximos passos da empresa de uma forma muito transparente para todos os colaboradores.
Além de reuniões frequentes da diretoria com os funcionários, a fabricante alemã mantém uma comunicação interna muito ativa não apenas pelos meios tradicionais, como e-mails e intranet, mas também com um canal fechado no Instagram onde apenas os funcionários participam.
Durante o último ano, quando as pessoas precisaram ficar mais tempo em casa, a empresa também intensificou as comunicações com dicas de trabalho remoto, cuidados com a saúde mental e também dicas para deixar o ambiente em casa na melhor harmonia possível.
Além disso, todas as decisões com base nas orientações oficiais foram comunicadas tão logo foram tomadas pela diretoria.
A Audi do Brasil também tem estimulado a inovação com algumas iniciativas como o Audi Talks, que traz palestras de profissionais renomados para contar cases inovadores e de empreendedorismo, e o Audi Safari, que reúne um grupo de colaboradores para visitar empresas, startups ou hubs de inovação e conhecer o que estão fazendo de diferente.
Por último, a empresa possui um programa de transparência chamado Together4Integrity, que transmite de uma forma simples e com exemplos práticos dicas de conduta corporativa que colaboram para um ambiente de negócios mais seguro para a Audi do Brasil, parceiros e fornecedores.