Criada para atender inicialmente ao público PcD (Pessoa com Deficiência), a versão Sense do Volkswagen T-Cross está disponível para os clientes finais, de varejo, por R$ 92.990 a partir desse mês de junho de 2021.
Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo que é destaque em espaço foi lançado em agosto de 2020 por R$ 69.990 e com as isenções para o público PCD o valor ficava em R$ 57.630. Ou seja, a linha 2021 para o cliente final custa cerca de 22% a mais.
O Volkswagen T-Cross é montado sob a estratégia modular MQB, que permite a aplicação dos mais modernos conceitos de produção do Grupo Volkswagen no mundo atualmente.
Ela utiliza aços de alta e ultra-alta resistência, e também aços conformados a quente, que ultrapassam em dez vezes a resistência de aços considerados ‘convencionais’, tornando-a mais leve, rígida e, consequentemente, mais eficiente nos testes de colisão.
Também muito versátil, a plataforma MQB pode variar diversas dimensões do veículo, tendo como única medida padrão a distância entre o centro do eixo dianteiro e a pedaleira.
No caso do T-Cross, ela permite o SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) ter 4.199 milímetros de comprimento, 1.760 milímetros de largura, 1.570 milímetros de altura e impressionantes 2.651 milímetros de distância entre os eixos, o que o torna uma referência em espaço interno entre os SUVs do segmento.
Ainda em termos de tamanho, o porta-malas do T-Cross tem capacidade para 373 litros. Com o inteligente recurso que ajusta a inclinação do encosto do banco traseiro, este número salta para 420 litros.
O T-Cross Sense 2021 é equipado com motor 200 TSI Total Flex de três cilindros, injeção direta de combustível e turbocompressor. Este propulsor entrega 116 cv (gasolina)/128 cv (etanol) de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (independente do combustível) entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
O modelo é equipado com suspensão independente tipo McPherson nas rodas dianteiras e utiliza eixos independentes com braços longitudinais na traseira.
O utilitário esportivo compacto conta ainda com freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento das rodas), BAS (assistente de frenagem de emergência), Hill Hold Control (assistente de partidas em aclives/subidas), ASR (controle de tração), ESC (controle de estabilidade) e XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial).
A lista de equipamentos de série no T-Cross Sense 2021 um SUV aposta na busca pela melhor relação entre custo e benefício.
Ele sai de fábrica com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, faróis com função ‘Coming & Leaving Home’, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, DRL (Daytime Running Light) em LED na região dos faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, faróis com regulagem de altura, rack de teto, alarme antifurto, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação da cadeirinha infantil, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, bancos traseiros rebatíveis, entre outros.
Para esta versão, o T Cross é oferecido nas cores sólidas Preto Ninja e Branco Puro, e na metálica Prata Sargas. O revestimento dos bancos é em tecido ‘Bandula’ cinza.