segunda-feira, 24 junho , 2024
28 C
Recife

Aço Hardox® é alternativa econômica ao uso de 1045 e outros aços de baixa liga

Resistente em aplicações que exigem alta resistência à abrasão e ao desgaste, aço de alta resistência Hardox® reduz custo de manutenção, aumenta a vida útil de equipamentos e cria estruturas mais leves: chapas mais finas significam menor peso, maior carga útil e melhor lucratividade

Nas indústrias de cimento, reciclagem, agrícola, alimentos e muitas outras, há vários componentes que estão sujeitos ao desgaste abrasivo.

- Publicidade -

Como, por exemplo, facas picadoras, martelos, peneiras, britadores e moedores, sistemas de transporte e carregamento, dentre outros.

Do ponto de vista da engenharia de materiais, aços com a microestrutura complexa e dureza elevada são sempre recomendados quando se pensa no desgaste abrasivo ou por erosão.

Materiais com teor de carbono mais elevado, como por exemplo, o 1045, é uma alternativa com boa relação entre custo e desempenho.

Ou também, aços que além de carbono contam com outros elementos de liga, como o 4130 ou 4340, mas já com custo mais elevado.

- Publicidade -

Mas todos os aços de alto carbono, com ou sem adição de outros elementos de liga, são normalmente fornecidos na condição recozida e necessitam de tratamento térmico de têmpera e revenimento para obter a dureza que estas indústrias precisam.

O aço de alta resistência Hardox®, fabricado pela siderúrgica sueca SSAB, já é fornecido pela usina com a dureza nominal de trabalho, sem a necessidade de tratamento térmico e de desempeno após o TT, ou custo adicional de frete.

Tabela 1 – Comparação entre o Hardox® e 1045

 1045Hardox
Condição de fornecimentoRecozidoTemperado e Revenido
Custo adicional de tratamento térmicoSimNão
Custo adicional de frete (envio ao TT)SimNão 
Necessidade de desempeno após TTSimNão
Homogeneidade da durezaGrande variaçãoPequena variação

Para atender as diversas exigências dos mais variados segmentos, a família dos aços Hardox® tem durezas que variam de 350 a 700 HBW, mas a dureza não é o único requisito destes aços.

Existem versões que foram desenvolvidas para aplicações específicas que combinam a dureza com elevada tenacidade, ou com resistência a elevadas temperaturas, ou com resistência a corrosão.

- Publicidade -

Tabela 2 – Família dos aços Hardox® e principais características

 Dureza(HBW)Impacto Charpy(J)                                       Observações
HARDOX HiTuF35095Desgaste abrasivo com impacto elevado
HARDOX 40040045Desgaste abrasivo com impacto elevado
HARDOX 45045050Desgaste abrasivo com impacto elevado
HARDOX 50050037Desgaste abrasivo com impacto leve
HARDOX 500 TuF50045Desgaste abrasivo com impacto elevado
HARDOX 55055030Desgaste abrasivo
HARDOX 60060020Desgaste abrasivo
HARDOX Extreme675< 15Desgaste abrasivo
HARDOX HiAce45060Corrosão combinada com desgaste
HARDOX HiTemp45050Temperatura elevada combinada com desgaste

O fato de o aço Hardox® ser um material extremamente limpo, livre de inclusões, com sua composição química bem controlada e propriedades mecânicas homogêneas ao longo da espessura, sua formabilidade, soldabilidade e demais características necessárias para o seu beneficiamento fazem com que sua performance nas oficinas e workshops seja superior à dos aços baixa liga tradicionais.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Powertrain do Futuro: Moldando a jornada para a mobilidade verde

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente