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Mercedes-Benz apresenta primeiro chassi de ônibus elétrico criado, desenvolvido e produzido no Brasil

Ao completar 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil dá mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas para a Companhia, a indústria automobilística e o próprio País.

Ao lado de modelos históricos como o O364, O362 e o 321, a Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico eO500U, que confirma a visão da marca para o futuro. O movimento foi apostar em entregar um benefício para a sociedade como um todo, por se tratar de um ônibus quando comparado com um caminhão.

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“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte e, agora, de encontro às demandas dos nossos clientes e da sociedade, acrescentaremos ao nosso universo de multissoluções a tecnologia elétrica”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

“Os ônibus dividem espaço nas grandes cidades com automóveis e pessoas, bicicletas, motos e outros meios de locomoção. Esses lugares estão sendo preparados para receberem novas tecnologias para a mobilidade, levando em consideração a eficiência, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental”.

Segundo o executivo, com essa novidade, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ESG – sigla em inglês que representa ações Meio Ambiente (Enrivonmental), Ações Sociais (Social) e de Governança Corporativa (Governance).

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“Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”, afirma Karl Deppen.

Criado, desenvolvido e produzido no Brasil, para a realidade brasileira, mas também com exportação para vários países do mundo. Desde 2016 a Mercedes-Benz vem trabalhando nesse projeto.

Apesar do trabalho de engenharia brasileira, o modelo também tem sido testado na Alemanha, através de dois protótipos. Temos um marco histórico no desenvolvimento de chassi de ônibus, com tecnologia de ponta.

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O novo chassi é modelo padron, de piso baixo com 13,20 metros de comprimento e comporta mais de 80 passageiros, com foco na aplicação urbana. A autonomia será de 250 km, sendo a maior autônomia de ônibus elétrico do Brasil.

O motor elétrico possui 250 cavalos de potência regular e máxima de 300 cv, sendo integrado com o eixo traseiro, inclusive com regeneração de energia.

A recarga da bateria é do tipo plug-in e leva três hora de duração para recarga completa. Uma condução totalmente silenciosa. São quatro packs de baterias na configuração oferecida inicialmente, sendo possível até seis packs em configurações futuras.

A Mercedes-Benz destaca a importância do suporte e orientação para os clientes e sua aplicação.

O lançamento acontece em 2022 no mercado brasileiro e são esperadas de 50 a 150 unidades no primeiro momento, que devem rodar em São Paulo. O chassi será oferecido no Brasil, América Latina, países da Oceania e Europa.

No aspecto de alternativas, o biodiesel e HVO também são soluções que a Mercedes-Benz considera para uso em nosso mercado, juntamento com a eletromobilidade. Mobilidade sustentável e eficiente.

A estratégia da Mercedes-Benz é oferecer a solução completa direcionada para o produto, transportador, infraestrutura e financiamento do sistema, juntamente com consultoria para o empresário.

A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos.

O custo operacional e payback total dessa operação ocorre entre 10 e 15 anos. Tudo em função da aplicação e também do custo de energia. Nesse período de 15 anos existe uma previsão de substituição da bateria, que representa cerca de 50% do valor do ônibus.

Na manutenção preventiva, em função da quantidade menor de componentes, é esperada uma redução em 50% do custo quando comparado com uma versão diesel. Foco na eletrônica e no sistema de arrefecimento das baterias.

“Junto com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, tanto brasileiros como os latino-americanos que também vão entrar nessa nova era conosco, sempre, visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

“Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano no próximo ano, como também aos países da Europa e da Oceania, o eO500U atenderá às especificações de cada país, inserido no contexto de multissoluções globais da marca.”, diz Roberto Leoncini.

“Além do elétrico, a Mercedes-Benz seguirá apostando em alternativas, como os biocombustíveis Biodiesel e HVO, que também podem auxiliar na redução de CO2. Além disso, o diesel, cujo uso é maioria em frotas no Brasil e no mundo, já vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de emissões”.

Investimento de R$ 100 milhões no chassi de ônibus elétrico – Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos.

“De nossa parte, destinamos cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022”, informa Karl Deppen.

“Estou confiante que, juntos, os nossos times os nossos parceiros estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade brasileira, apoiados na ampla experiência que o Grupo Daimler acumula em outros mercados. Além disso, a Mercedes-Benz do Brasil é o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca. Ou seja, temos uma expertise sólida nesse segmento de veículos. Seguimos trabalhando para todos que movem o mundo. E com muita energia, estamos novamente fazendo história no Brasil”.

Desenvolvido no Brasil e amplamente testado na Alemanha – O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira, tendo sido amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.

“São, justamente, todos esses processos pelos quais submetemos os nossos produtos e que consolidam a confiança do mercado na nossa marca. Unimos a experiência do nosso time de eletromobilidade na Europa com o nosso entendimento da voz dos clientes sobre a realidade do Brasil”, afirma Roberto Leoncini.

“Experiência, tecnologia e paixão pela inovação fizeram a Mercedes-Benz chegar até aqui, na liderança do segmento de ônibus há 65 anos. Uma trajetória icônica na história do setor automotivo nacional”.

Consagrada linha de ônibus O 500 ganha o primeiro modelo elétrico – O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da consagrada linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa.

O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

“Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da nossa equipe de Engenharia e Desenvolvimento. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil e em outros países”, conclui Walter Barbosa.

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