segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Evolução do mercado de EVs no Brasil em 2021 e expectativas para o futuro

Que os veículos elétricos mais cedo ou mais tarde irão dominar o cenário mundial, isso ninguém duvida. O ponto de interrogação está na velocidade em que a indústria irá convergir para eletrificação nos diferentes e variados mercados espalhados pelo mundo.

No Brasil a situação ainda está indefinida, porém já há indícios através dos últimos acontecimentos. Vamos aos fatos para depois sugerirmos conclusões.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Nos últimos anos e especialmente em 2020 e 2021, não levando em consideração efeitos sociais e mudanças comportamentais durante a pandemia, a quantidade de lançamentos de EVs no Brasil foi bastante significativa.

Audi e-tron, e-tron S Sportback, RS e-tron GT e Jaguar I-Pace foram lançados no segmento Premium, que já tinha o BMW i3 como representante. Porsche não ficou para trás e trouxe os modelos Taycan. Mas vale lembrar que antes dos veículos de categoria superior a Nissan já havia trazido o Leaf e a Renault e JAC também tinha representes elétricos.

Em 2021 está vindo uma enxurrada de novos EVs: Renault Zoe, Fiat 500e, Mini Cooper S E, JAC E-JS4, Volvo XC40 e Peugeot 208 e-GT são alguns exemplos.

- Publicidade -

Todos eles já com boas expectativas de vendas. E se formos ainda mais adiante, a Mercedes trará uma versão PHEV do classe C para seu portfólio. Ou seja, a eletrificação já está batendo a nossa porta. E já começa a aparecer especialmente nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

OK, os volumes são pequenos e preços acima dos 200 mil reais ainda impeditivos para a maioria dos compradores. E devemos considerar também que algumas montadoras como a Volkswagen apostam na solução de desenvolvimento local de tecnologias no etanol e motores bicombustíveis. Já outras pretendem seguir com a hibridização juntamente com a eletrificação em casos de veículos mais urbanos.

Podemos seguir a passos lentos com introdução de EVs por esforços isolados de fabricantes, fazer investimentos em massa para a eletrificação ou seguir no modelo híbrido, onde os EVs convivem com os modelos flex. Ora, se não queremos ficar para trás no ponto de vista tecnológico, devemos permitir e aceitar todas as possibilidades que o país pode oferecer de solução para os usuários.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Lembre-se que a matriz energética brasileira é, em grande parte, proveniente de hidroelétricas. Temos uma disponibilidade de terras férteis e oferta sem igual em relação aos combustíveis de origem vegetal como o etanol e o biodiesel. Paralelamente nossa geografia é vasta e a pluralidade regional é das maiores que se encontram no planeta.

Com todas essas singularidades, o Brasil nos permite avançar inicialmente no segmento de veículos flex para os modelos de entrada e de maior volume, veículos híbridos e híbridos plug-in nos segmentos intermediários e segmento de luxo e, ainda, arriscar a eletrificação total para modelos urbanos e segmento Premium. Se seguirmos neste caminho, certamente teremos know-how tecnológico e poderemos nos adequar gradativamente aos elétricos.

Porém devemos nos atentar que é necessário o esforço não só da iniciativa privada, mas dos órgãos públicos para usufruirmos de uma infraestrutura adequada e condizente à grande extensão territorial do nosso país no futuro. O planeta e a mobilidade agradecem!

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil