sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Qual a razão dos veículos elétricos serem tão caros em relação aos veículos convencionais?

Que a mobilidade sustentável é uma tendência sem volta, ninguém duvida. E ainda a considerar o custo operacional da baixa manutenção aliado ao alto preço dos combustíveis fósseis, parece que o os veículos eletrificados são uma excelente solução.

- Publicidade -

Por outro lado, os custos para adquirir estes veículos ainda são proibitivos quando analisamos os veículos mais populares. Recentemente o mercado tem constatado a oferta de modelos eletrificados similares a modelos de entrada.

E a disparidade de preços fica ainda mais evidente. Quando se considera o mercado Premium esta diferença não é tão marcante. No entanto, para o mercado de entrada, o preço passa de 100% de diferença. Um exemplo claro é o Renault Kwid, que na versão com motor de combustão tem preço na casa dos 60 mil reais e em sua versão elétrica passa dos 140 mil reais.

Existem algumas razões para esta disparidade. A começar pela falta de tecnologia e produção local dos componentes e sistemas de veículos elétricos como as baterias de alta tensão no Brasil.

Mesmo que na última década esse componente teve seu custo drasticamente reduzido na ordem de 10 vezes (veja imagem logo abaixo), o preço do kWh ainda é alto para agregar o componente em carros mais populares.

- Publicidade -

Se a indústria optasse por composições mais baratas como as baterias de chumbo ácido utilizadas nos veículos convencionais, a densidade energética destas fariam com que o carro ficasse inviável do ponto de vista técnico. Uma vez que teria uma massa muito grande e baixa autonomia. Além da vida útil da bateria ser insatisfatória para os consumidores desses veículos.

Outro fator que falta para a redução de preços são as políticas públicas mais agressivas para popularização dos veículos eletrificados.

Em países como a Alemanha e o Japão já há planos para a eliminação da produção dos motores de combustão interna e da pegada de carbono para as próximas décadas. E esses planos já estão disseminados nas estratégias das marcas e montadoras nacionais.

Já aqui, temos políticas de incentivo à importação e esforços isolados para incentivo de avanço tecnológico em território nacional. Algumas empresas brasileiras apostam no avanço dos elétricos, porém ainda disputam espaço com estratégias alternativas para alongar a vida útil dos motores de combustão.

Como importador de tecnologia, o Brasil se submete também às variações cambiais. O país concentra grande extensão territorial, com boa disponibilidade de recursos naturais para a produção de baterias.

- Publicidade -

Se houver políticas claras para incentivo do desenvolvimento tecnológico de sistemas para veículos elétricos e a indústria siga neste direcionamento, há sim a possibilidade de redução de preços de forma mais agressiva e com encurtamento do tempo para os modelos eletrificados chegarem ao patamar dos veículos convencionais.

É o caso da China, que há 5 anos se tornou o maior país fabricante de veículos elétricos do mundo com quase 3,4 milhões de EVs produzidos em 2021, mais que metade de toda a produção global. Se olharmos o mesmo ano para o mercado europeu, as vendas saltaram 70% em relação ao ano anterior. A maior parte foi, de fato, de híbridos, mas os elétricos vêm crescendo exponencialmente.

Diante dos fatos, os veículos movidos à motores elétricos ainda têm um caminho a percorrer para a massificação da produção e consequente redução dos custos produtivos.

Isso resultará em preços mais competitivos no médio prazo. No Brasil, quanto maior for o foco nesta nova tecnologia, maior a tendência para a redução de preços acompanhar os mercados que estão na vanguarda da eletrificação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança