sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

SAE Brasil divulga nota sobre semicondutores

O cenário atual do mercado de semicondutores está afetando a produção mundial de veículos automotores. Frente aos impactos que a indústria nacional vem sofrendo, a SAE BRASIL busca analisar o contexto vivenciado pelo setor e contribuir, através de conhecimento estruturado, que compartilhamos aqui.

A crise de abastecimento de semicondutores afeta todos os setores da economia e ocorre em escala global. As fábricas que se dedicam à produção destes componentes se desenvolveram convergindo para uma concentração de unidades fabris na Ásia. Essa concentração fez com que países como o Brasil ficassem dependentes de uma complexa logística.

A fragilidade do abastecimento e os impactos na cadeia produtiva suscitaram intenso debate, provendo informações que levam a rever se processos Just-in-Time são os mais adequados para este tipo de insumo.

A grande variedade de componentes e o ciclo de vida cada vez mais curto dos produtos intensificam o desafio. Agregado a estes fatores, reconhece-se que no caso do Brasil os volumes demandados são pequenos quando comparados aos volumes globais, impactando diretamente na priorização de abastecimento pelos fabricantes.

O fluxo de processos, desde a prospecção de matérias-primas até a aplicação final dos semicondutores, envolve uma alta complexidade tecnológica, elevados investimentos e longo tempo de implementação. Devido a estas condições, o desenvolvimento desta indústria para aplicação automotiva não se tornou viável no Brasil até o momento. No entanto, diante do cenário da escassez de semicondutores, as premissas assumidas nas análises passadas podem não ser mais válidas.

Há uma variedade de mecanismos de incentivo que permeiam a temática dos semicondutores e podem ser bem aproveitados para estimular o desenvolvimento local buscando o fortalecimento da indústria nacional.

Um elemento fundamental para a alavancagem da indústria é a qualificação de mão de obra e o Brasil possui uma sólida e ampla estrutura de formação de profissionais.

A matriz SWOT apresentada ao final deste documento correlaciona os pontos discorridos acima e apresenta uma maior riqueza de detalhes. Na matriz podem-se identificar oito elementos (referenciados pelas letras de A a H).

Cada um destes elementos possui diferentes aspectos. Quando estes aspectos se referem ao ambiente interno, o elemento (A-H) se enquadra como uma Fortaleza, quando os aspectos forem favoráveis ao tema, ou como Fraqueza, quando os aspectos forem desfavoráveis. E quando os aspectos se referem ao ambiente externo, o elemento (A-H) se enquadra como uma Oportunidade ou Ameaça, se os aspectos forem favoráveis ou desfavoráveis respectivamente.

Avaliando-se os aspectos levantados, recomenda-se o mapeamento da cadeia de valor da indústria de semicondutores, juntamente com o mapeamento dos recursos disponíveis, assim como a identificação das potencialidades e prioridades locais.

Estes pontos fomentam a reflexão para a tomada de decisão de como o Brasil pode tratar estrategicamente o tema semicondutores para fortalecer sua atuação e reduzir a dependência global, viabilizando o desenvolvimento direto e indireto de diversos setores da economia e da ciência e tecnologia, dentre eles, o setor da mobilidade.

A crescente utilização de semicondutores na digitalização, nas tecnologias de conectividade e no uso doméstico de eletrônicos, além dos aspectos próprios da transformação corrente das tecnologias de mobilidade, ratificam a relevância deste debate para a indústria brasileira.

Essa simples contribuição através da matriz SWOT é uma parte do debate que temos feito. Estamos de portas abertas para acolher a todos que queiram se juntar a nós para continuarmos buscando soluções para a carência de semicondutores para nossa indústria.

SWOT
    
FORÇASFRAQUEZASOPORTUNIDADESAMEAÇAS
A – Capacidade profissionalA – Capacidade profissionalA – Capacidade profissionalA – Capacidade profissional
    
Potencial perfil do profissional brasileiroBaixa disponibilidade de profissional brasileiroFormação/capacitação e parceria academia-indústriaExportação de mão-de- obra
    
    
    
B – Mercado Interno B – Mercado InternoB – Mercado Interno
    
Forte em celulares e notebooks Digitalização do agronegócio, eletrificação, 5G, padronização de componentesDemanda local relativa ao mundo, grande variedade de componentes, ciclo de vida curto
    
    
    
C – Matéria-prima C – Matéria-primaC – Matéria-prima
    
Reservas de Terras Raras Matéria-prima local e desenvolvimento de novos materialsDependência de insumos importados
    
 D – Custo  
    
 Custo BrasilD – CustoD – Custo
    
  Melhoria de processos e controle de Draw BackProtecionismo fiscal
    
 E – Logística  
    
 Distância dos fornecedores pela falta de opções locais e dependência dos globaisE – LogísticaE – Logística
    
  Descentralização estimulada pela pandemia e repensar Jus-in-Time para certos itensConcentração e escala da Ásia e aceleração tecnológica de “novos emergentes”
    
 F – incentivos  
    
F – IncentivosPolítica IndustrialF – incentivosF – incentivos
    
Leis da Informática, Rota 2030, Programa PADIS e ex-tarifário Política de longo prazo e incentivo a design housesBaixo investimento em Ciência e Tecnologia
    
    
    
G – Capacidade produtivaG – Capacidade produtivaG – Capacidade produtivaG – Capacidade produtiva
    
Estatal, fábricas locais, etapas do processo disponíveis e matriz energéticaProtagonismo para a criação de parceriasPriorização de itens, consórcios e parcerias, diferenciaçãoInvestimento alto, tempo de implementação, desindustrialização local
    
    
    
   H – Cenário político
    
   Mudança constante de leis e política
    
    

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn