Mercedes-Benz

Cadeia de fornecedores da Stellantis em Pernambuco continua a crescer

Com a inauguração da Yazaki, em Bonito, chega a 34 o número de fornecedores locais diretos em Pernambuco

A Stellantis comemora a ampliação da cadeia de fornecedores do Polo Automotivo Goiana, em Pernambuco, com a inauguração da planta industrial da Yazaki, no município de Bonito.

Desde a inauguração do polo, há seis anos, a montadora vem construindo um movimento para atrair novas empresas para a região. Inaugurado com um Parque de Fornecedores formado por 16 empresas localizadas no perímetro do polo, em Goiana, a Stellantis traçou uma estratégia para aumentar esse número e atrair outros fornecedores para além do município, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento regional de forma mais ampla.

A expectativa é que até 2025 estejam instalados em Pernambuco 49 fornecedores de materiais diretos.

Atualmente, a cadeia local de fornecedores automotivos é formada por 34 empresas e emprega mais de 12 mil profissionais em Pernambuco.

O volume anual de vendas atual destas empresas à Stellantis é de R$ 4,8 bilhões, o equivalente a 50% do valor total de compras de componentes nacionais utilizados na produção dos modelos Fiat Toro e Jeep Renegade, Compass e Commander, que são fabricados em Goiana.

“A chegada da Yazaki é um evento de grande importância para a Stellantis e para o estado de Pernambuco, pois representa o avanço de um processo virtuoso de industrialização e de desenvolvimento econômico e social combinados. Desde o início do nosso projeto de instalação do Polo Goiana, uma das prioridades foi a consolidação de uma cadeia local de fornecedores. Isso representa competitividade para toda a cadeia de valor, compensando o fato de nossa localização estar longe das regiões mais industrializadas”, analisa Juliana Coelho, plant manager do Polo Automotivo Goiana.

“A Stellantis continuará aumentando gradativamente o volume de compras no Estado, com grande impacto positivo sobre a economia e o desenvolvimento social local”, destaca Bruno Romeiro, gestor de Compras do Polo.

Nova planta ocupa área total de 100 mil m² e já gerou cerca de 800 postos de trabalho – A Yazaki, desenvolvedora e fabricante de chicotes automotivos, inaugurou oficialmente no dia 28 de outubro sua mais nova fábrica no Brasil, na cidade de Bonito, em Pernambuco.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara, do Prefeito do município, Gustavo Adolfo, e de outras autoridades da região.

Esta é a sexta fábrica da multinacional japonesa no país e a décima no Mercosul. Com área total de 100 mil m², a planta emprega atualmente cerca de 800 colaboradores.

“A instalação da nova fábrica em Bonito complementa a atuação da Yazaki no Mercosul e reforça a confiança em nossa região. É importante destacar também a importância das pessoas que estão se dedicando a construir mais esse capítulo de sucesso na história da empresa. Mais uma vez a Yazaki cumpre seu papel de contribuir com a sociedade e apoiar o desenvolvimento dos locais onde se instala”, explica Lázaro Figueiredo, Presidente da Yazaki Mercosul.

A nova unidade possui capacidade para produzir chicotes para atender 100% dos projetos da Stellantis da planta de Goiana, no estado de Pernambuco.

Resultado de um projeto moderno, a nova fábrica foi desenhada para proporcionar mais segurança e conforto aos colaboradores e qualidade superior aos produtos. Para dar início às primeiras linhas de produção, os colaboradores com função de multiplicadores realizaram treinamentos intensivos em outras unidades da Yazaki no Brasil.

“A inauguração de uma fábrica com a dimensão que tem a Yazaki vem reiterar a confiança que o empresariado nacional e internacional tem depositado em Pernambuco, tanto em relação à nossa economia quanto na capacidade de trabalho do nosso povo. Para a cidade de Bonito, e para a região Agreste como um todo, a Yazaki representa um futuro com mais emprego, mais renda e mais chances de crescimento profissional para os trabalhadores. Estamos plenamente confiantes quanto ao absoluto sucesso desse grande empreendimento”, afirmou o Governador Paulo Câmara.

A Yazaki iniciou sua produção no Mercosul em 1996 com a inauguração da fábrica de Escobar, na Argentina. Desde então, estabeleceu plantas nas cidades de Tatuí (SP), Irati (PR), Santo Antônio da Platina (PR), Nossa Senhora do Socorro (SE), Matozinhos (MG), Las Piedras (Uruguai), Colônia (Uruguai) e Mariano Roque Alonso (Paraguai). Possui também quatro escritórios comerciais no Brasil.

Além dos chicotes elétricos, a Yazaki atende seus clientes com soluções de distribuição e controle de energia, conectores, sensores e displays automotivos. Em suas plantas, promove treinamentos e programas corporativos para seus colaboradores e desde 2020 é certificada pela GPTW como uma excelente empresa para se trabalhar.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação