sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Renault assina acordo para obtenção de níquel de forma sustentável

Parceria estratégica tem o objetivo de fornecer sulfato de níquel de baixo carbono e garantir a rastreabilidade de toda a cadeia de fornecimento. Acordo se insere na estratégia do Renault Group de comercializar veículos elétricos competitivos, sustentáveis e produzidos na Europa.

O Renault Group, grande player da indústria automotiva e pioneiro do mercado europeu de veículos elétricos, assinou um protocolo de acordo para o fornecimento com a empresa finlandesa Terrafame, um dos principais produtores mundiais de metais para a fabricação de baterias para veículos elétricos.

Por meio deste acordo, o Renault Group garante um significativo fornecimento anual de sulfato de níquel, representando uma capacidade anual de aproximadamente 15 GWh.

Esta cooperação tem o objetivo de reduzir o impacto no meio ambiente e implementar um sistema de rastreabilidade inédito na cadeia de fornecimento de níquel para baterias.

Em linha com a criação do polo industrial dedicado a veículos elétricos Renault ElectriCity, o Renault Group está alavancando o desenvolvimento de baterias mais performantes, de baixo carbono e reutilizáveis.

Associado à parceria com a Vulcan para o fornecimento de lítio com baixo teor de carbono e a aliança com a Veolia & a Solvay para reciclar componentes de baterias em circuito fechado, este acordo marca uma nova etapa na redução da pegada ambiental dos veículos elétricos e o objetivo de neutralidade de carbono do Grupo na Europa até 2040.

“A parceria com a Terrafame constitui um avanço concreto para atingir o objetivo de diminuir em 30% a pegada de carbono associada às compras do Grupo até 2030. A descarbonização e a rastreabilidade dos componentes químicos para baterias são desafios cruciais para a mobilidade elétrica e a transição energética e a Terrafame apresenta uma clara vantagem em matéria de desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos, graças ao seu método de produção único. A pegada de carbono do sulfato de níquel produzido pela Terrafame é mais de 60% menor do que a média do setor”, explicou Gianluca De Ficchy, vice-presidente executivo de compras da Aliança e diretor geral da Organização de Compras da Aliança (APO).

“Por meio desta parceria, temos um grande orgulho de contribuir para o surgimento na Europa de uma cadeia de valor das baterias que respeita o meio ambiente. A ambição do Renault Group nos motiva a criar uma cadeia de fornecimento sustentável e responsável em longo prazo, para um fornecimento de sulfato de níquel permitindo produzir até 300.000 veículos elétricos por ano. É muito bacana formar esta cooperação promissora, que nos permitirá contribuir para a descarbonização da mobilidade e dos transportes”, completou Joni Lukkaroinen, CEO da Terrafame.

Esta cooperação direta entre uma grande montadora de automóveis e um player da metalurgia que atua no início do processo de produção modifica profundamente a cadeia de valor das baterias.

O processo de produção de Terrafame, baseado na tecnologia de biolixiviação (extração de metais pela ação de bactérias), utiliza aproximadamente 90% de energia a menos que a média da indústria para a produção de sulfato de níquel. Além disso, o sistema de produção integrado da Terrafame começa e termina em uma única planta industrial, da mina até a produção de produtos químicos para baterias.

Esta particularidade associada à eficiência energética da planta permite reduzir a pegada ambiental e assegurar uma transparência total durante toda a cadeia de valor.

Este envolvimento em toda a cadeia de fornecimento simplifica não apenas a gestão dos riscos, mas contribui também para tornar os mecanismos de preços mais transparentes para todas as partes envolvidas.

Este memorando não é exaustivo, mas reflete o acordo mútuo entre as partes e sua intenção comum de aprofundar sua cooperação em matérias-primas de baterias.

As partes buscam introduzir uma série de acordos vinculantes envolvendo outros players da cadeia de valor de baterias para veículos elétricos, para que participem desta etapa do desenvolvimento.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn