O Grupo Volvo América Latina está renovando seu tradicional ciclo de investimentos no Brasil. A empresa investirá R$ 1,5 bilhão em suas operações no país no período de 2022/2025. Os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio está sendo divulgado com o balanço positivo de 2021, o melhor ano da história da Volvo desde que se instalou no Brasil.
No segmento de caminhões, a Volvo foi líder isolada na venda de pesados no país, com 17.980 veículos unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves.
Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.
“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.
Ônibus – A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.080 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 712 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina.
Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.
Volvo Financial Services – A Volvo Financial Services encerrou 2021 com um recorde de R$ 4,5 bilhões em novos financiamentos, 45% a mais em relação ao exercício anterior. O Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um aumento de 20%.
O volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então o melhor desempenho histórico da Corretora Volvo. A carteira total de ativos gerenciados pela VSF alcançou R$ 12,5 bilhões, um crescimento de 36% frente aos R$ 9,3 bilhões do ano passado, incluindo-se aí os resultados do consórcio, Finame, CDC e Leasing.
O Banco Volvo manteve boa participação nos negócios da empresa, financiando cerca de 40% dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.
Investimentos – “O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão (ciclo 2022/2025).
Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza Wilson Lirmann.
Liderança absoluta em caminhões pesados no Brasil em 2021 – Com entregas crescentes ao longo do ano, a Volvo encerrou 2021 com uma liderança isolada em caminhões pesados.
Além disso, o modelo Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais emplacado do país, acima até mesmo de modelos leves. É a nona vez em treze anos que o Volvo FH se consagra como o pesado preferido dos transportadores brasileiros.
A marca encerrou o ano com a comercialização de 21.823 caminhões, um aumento de 45,7% em relação ao exercício passado. “Nos preparamos muito para esse crescimento, com novas contratações e expansão de turno em nossa produção. Mesmo com os desafios no suprimento de peças, conseguimos entregar o maior volume de nossa história no país”, celebra Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Crescimento em todos os segmentos – Separando por segmentos, a Volvo encerrou 2021 com a comercialização de 17.980 caminhões pesados, resultado 41% superior em relação ao ano anterior. Já em semipesados, o crescimento foi ainda maior, com 3.843 veículos comercializados, 73% a mais que em 2020. No ranking por modelos, o Volvo FH 540 teve 8.935 unidades emplacadas, número que o coloca como o caminhão mais vendido do Brasil.
Nova linha de pesados – Os Volvo FH, FM e FMX foram os grandes destaques da marca em 2021. Somados, foram emplacadas 15.430 unidades, das diversas versões. A linha 2022 destes modelos foi totalmente renovada, com entregas iniciadas a partir do último mês de outubro.
“Os pesados Volvo são os preferidos do transportador brasileiro porque reúnem características muito valorizadas no setor: baixo consumo de combustível, grande disponibilidade, alto grau de tecnologia embarcada e muitos dispositivos de segurança”, afirma Cavalcanti.
Linha VM – A Volvo teve uma ótima performance também como modelo VM, a linha de caminhões para operações locais, regionais e de média distância. Em 2021 foram 6.393 veículos comercializados, 81% a mais que no ano anterior. Os destaques foram o VM Light Mixer, para betoneiras leves e o VM City, para aplicações urbanas.
“O VM vem gradativamente conquistando o transportador brasileiro e a versão mais vendida, o VM 270, já ocupa a 2ª posição no ranking de emplacamentos de semipesados do país”, declara Alcides Cavalcanti.
Vocacionais – A Volvo manteve sua relevância na categoria dos chamados vocacionais, destinados para operações severas e com topografias acidentadas. As vendas dos veículos fora de estrada aumentaram 118%.
Esta categoria já representa 18% dos caminhões comercializados pela marca. Destaque para o os segmentos de cana de açúcar, madeira e construção. Somente do modelo VM Light Mixer, voltado para a construção civil, foram entregues mais de 500 unidades.
Planos de Manutenção – Em 2021 a Volvo manteve alto volume de contratos de planos de manutenção. Oito em cada dez caminhões comercializados foram entregues com esse tipo de cobertura, que garante muito mais disponibilidade aos veículos.
“Nossos clientes estão cada vez mais focando em gestão de transporte e delegando a manutenção para a Rede Volvo, que é altamente especializada. Com isso, asseguramos alta disponibilidade aos caminhões, com reparos de alta qualidade, com peças genuínas e mão de obra especializada”, assegura Alcides Cavalcanti.
Liderança em seminovos – A Volvo manteve excelente performance em seminovos, sendo líder entre os fabricantes que atuam neste segmento. Mesmo num cenário de falta de veículos, por conta da alta demanda de caminhões novos, a Rede de Seminovos Volvo fez um esforço adicional e criou novas oportunidades comerciais, como eventos remotos e “Feirões online”, atingindo a marca de 1,2 mil veículos vendidos, um resultado muito bom considerando o cenário adverso.
FH 540 Campeão de Revenda – Outro destaque de 2021 foi a nova uma conquista do Volvo FH 540cv 6×4 no prêmio “Campeão de Revenda 2021”. Concedido pela editora Frota & Cia, publicação especializada no setor, a certificação atesta que o modelo teve a menor depreciação em sua classe, de acordo com a tabela FIPE. É a sexta vez que o FH conquista reconhecimento deste tipo.