segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

Fim da era do Salão do Automóvel: vem aí o São Paulo Motor Experience

Por Lucia Camargo Nunes*

O Salão do Automóvel, tradicional evento que ocorria na capital paulista a cada dois anos, ultimamente simultâneo ao GP de Fórmula 1, acabou.

- Publicidade -

Realizado pela última vez em 2018, mostrava sinais de “cansaço” antes mesmo da pandemia. Naquele início de 2020, diversas montadoras já haviam anunciado sua ausência no evento que aconteceria em novembro.

Veio a pandemia e levou qualquer esperança de que a tradicional feira voltaria ao formato conhecido. Além do altíssimo custo para as montadoras e o improvável benefício de retorno a elas, a crise se estendia a outros Motor Shows pelo mundo.

Um dos problemas, além do expressivo investimento, é que o Salão era de exposições, sem realização de negócios. Desta forma, as montadoras preferiam participar de eventos agro, por exemplo, mais direcionados e onde conseguiam pagar pelo investimento e fazer caixa. No mercado, falava-se em gastos entre R$ 5 milhões e R$ 20 milhões por marca, conforme o espaço.

- Publicidade -

Show será mais interativo – Nesta semana, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, se antecipou ao anunciar para agosto o São Paulo Motor Experience, evento que será promovido em ambiente aberto, com experimentações (ou test drives, incluindo pistas de off-road), maior interação com o público, apresentação de novas tecnologias, desfile de carros, exposição de antigos, além de ambientes para debates e shows.

Inspiradas por eventos como a CES (feira de eletrônicos) de Las vegas e o Salão de Munique, na Alemanha, a Anfavea e a RX estão debruçadas para os preparativos. “O consumidor poderá agendar test drive por meio do aplicativo do evento. Devemos ter mais de 100 mil testes”, disse Moraes.

O local ainda não foi divulgado, mas de acordo com o portal Automotive Business, o SP Motor Experience será no Autódromo de Interlagos, antes da reforma para receber a Fórmula 1. Seis marcas já estariam confirmadas – só a BMW anunciou participação até agora. Mas segundo a Anfavea, há um movimento grande de negociação das montadoras para participar do evento.

- Publicidade -

Turistas de todo o país apaixonados por carros desembarcam em São Paulo para acompanhar as novidades e tendências do salão. Agora, o show promete ser ainda mais interessante em um local genuinamente apreciado por entusiastas.

Marcas investem no Show Rural Coopavel 2022 – Enquanto o evento em São Paulo é desenhado, o endinheirado mundo agro é o alvo de montadoras que expõem, de 7 a 11 de fevereiro, no Show Rural Coopavel 2022, em Cascavel (PR).

A feira traz as novidades tecnológicas para o agronegócio e terá 450 expositores em uma área de 72 hectares. Estão com estandes nesta 34ª edição, as marcas Fiat, Jeep, Ram, Ford, Nissan e Toyota.

A Nissan, por exemplo, expõe a Frontier: todas as versões da picape média serão vendidas com descontos especiais, com pronta entrega.  Quem visitar o espaço poderá ver de perto e receber todas as informações de Kicks e Versa, também à venda com condições diferenciadas.

O Grupo Stellantis marca presença com três marcas. A Fiat expõe 14 veículos, entre eles, versões de Mobi, Argo, Cronos, Pulse, Toro, Strada e os comerciais Fiorino e Ducato.

A Ram leva as picaponas 1500 e 2500. E a Jeep expõe Compass, Commander e Wrangler. Na quinta (10), o estande transmitirá a live de lançamento do novo Jeep Renegade, que também estará entre os modelos expostos.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno