Mercedes-Benz

Iveco expõe caminhão movido a biometano e gás natural

Biometano é destaque de evento promovido pelo Governo Federal

Foi realizado hoje, 21, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), evento por conta da assinatura do decreto do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) para o biometano e do lançamento do Programa de Redução de Metano.

A ação foi promovida pelo Governo Federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, teve o apoio da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e a participação da IVECO, que demonstrou, na primeira aparição pública, seu caminhão pesado Hi-Way movido a biometano e gás natural.

Estiveram presentes o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros, autoridades, parlamentares, representantes da cadeia do setor de Biogás e Biometano e representantes da IVECO, como Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais para a América Latina.

Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, afirma que a montadora caminha a passos largos para se tornar uma marca com um portfólio ainda mais verde e que acredita que o biometano se tornará uma opção de combustível cada vez mais viável aos transportadores, dado o grande potencial de produção desse tipo de gás no Brasil, se tornando uma relevante opção para o transporte brasileiro no futuro.

“Na Europa, somos líderes nesse segmento e, agora, chegou a vez de implementarmos essa tecnologia da IVECO, que é referência global, também no Brasil”, completa Querichelli.

Na América Latina, a marca já comercializou mais de mil veículos movidos a gás.
Destaque para duas negociações:

  • 100 unidades do Hi-Way GNC (gás natural comprimido), impulsionado pelo motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial, para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera, em especial na região de Vaca Muerta, próximo à Patagônia, onde está localizado um reservatório de petróleo e gás.
  • 35 unidades do Hi-Way GNL (Gás Natural Liquefeito), que também conta com o motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial, para a empresa de transporte chilena San Gabriel. A San Gabriel tem uma longa história no mercado chileno e atende empresas como a cervejaria AB InBev.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, destaca que na Argentina a IVECO já possui um amplo portfólio de produtos movido a gás natural e biometano, e foi a primeira marca a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás, tendo hoje a produção local do Tector CNG na planta de Córdoba.

“No Brasil, iniciaremos no segundo trimestre a operação assistida em clientes-chave para consolidarmos o desenvolvimento do nosso produto movido a biometano e gás natural, criado especificamente para atender as principais missões de transporte de cargas realizadas no país. Esse é um importante passo para o nosso programa Brasil Natural Power, que conta com diversos parceiros estratégicos para, juntos, desenvolvermos o gás natural e, principalmente, o biometano como um combustível operacionalmente competitivo para o transportador.”

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
GNV.360 - PATROCÍNIOS
AutoGás
GASMIG
Ibra ITV
Landirenzo
Grupo Mat
Postos Petrocal
Grupo Raimundo Félix
Rede OPS
Rota Petróleo
Vector Gás
Auto Service Via Gás

Notícias relacionadas

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação