quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

MWM e AUMA lançam solução de geração de energia à biogás para pequenas propriedades do agro

O efeito das mudanças climáticas é um dos temas mais debatidos globalmente e diversas medidas têm sido implementadas por diferentes países para minimizar o nível de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), de modo a desacelerar o impacto ao meio ambiente.

- Publicidade -

Enquanto isso, a humanidade tem crescido em número e em expectativa de vida, como resultado do desenvolvimento da medicina, da qualidade e disponibilidade dos alimentos e do conforto, o que demanda aumento da produção e, consequentemente, das emissões de GEEs na atmosfera.

Uma das soluções para este ciclo complexo é o investimento na economia circular, onde os resíduos são reaproveitados pelo próprio ciclo produtivo de forma a neutralizar a emissão de GEEs, ou mesmo, como é o caso da produção de biogás e biometano, reduzir efetivamente a disponibilidade de metano na atmosfera, fenômeno causado pela decomposição da matéria orgânica.

Neste contexto, a MWM e a AUMA Energia, desenvolveram uma solução completa para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que o pequeno produtor rural consiga “descarbonizar” seu processo produtivo, expressão utilizada para o processo de neutralizar ou eliminar GEEs, e, ao mesmo tempo, reduzindo seu custo operacional e aumentando sua produtividade.

Os resíduos orgânicos são coletados e, através de biodigestores e sistemas de filtragem e monitoramento, é gerado o biogás de alta qualidade para alimentar um grupo gerador desenvolvido exclusivamente para o projeto, que permite gerar 32 kW de energia elétrica confiável e contínua.

- Publicidade -

Como subproduto do processo, o produtor ainda obtém o biofertilizante líquido e o adubo de alta qualidade, que retorna à plantação, reduzindo necessidade de utilização de fertilizantes químicos e fechando o processo.

A solução MWM-AUMA não somente beneficia e dá maior independência ao pequeno produtor, mas também viabiliza, ao tratar os resíduos “da porteira para dentro”, a descarbonização de toda a cadeia, o que tem sido um dos grandes desafios de empresas multinacionais produtoras de alimento e que dependem destes produtores menores para ter acesso aos insumos.

Este é o exemplo típico dos laticínios no Brasil e no mundo.

Além disso, o projeto foi idealizado de forma que o pequeno produtor não necessite se tornar um especialista na produção de biogás de qualidade, mas siga focado em sua atividade principal enquanto MWM e AUMA se responsabilizam em garantir o resultado pretendido e o retorno sobre o investimento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança