quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novo relatório de cores automotivas destaca tendência de cores no mercado automobilístico

Documento revela tendência influenciada por mudanças sociais, estilização holística de cores e tecnologias de aplicação sustentáveis

O relatório de popularidade de cores automotivas referente a 2021 da PPG, umas das maiores fabricantes mundiais de tintas e revestimentos, destaca que 40% dos modelos mais produzidos no ano, na região da América do Sul, são da cor branca, seguidos pelas cores prata (17%), cinza (16%) e preta (14%).

Na região, a popularidade dos carros no tom vermelho tem diminuído e passou de 9%, em 2015, para 6%, em 2021.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Segundo Lui Strambi Farina, colorista da PPG para o negócio de tintas automotivas, a escolha da cor está diretamente vinculada ao valor de revenda, que, por sua vez, está vinculado ao mix de oferta do mercado devido à popularidade. “Há também uma forte tendência global de carros em cores sólidas, que possuem custo de produção menor”, finaliza o executivo.

Cores mais vendidas no mundo – Globalmente, o branco (35% dos veículos fabricados) e o preto (18%) seguem sendo as escolhas predominantes de compradores de veículos, embora a demanda pelo cinza tenha crescido 2% em cada um dos últimos dois anos. As tonalidades de azul se mantêm fortes em 8%, enquanto as tonalidades vermelhas caíram para 7% dos veículos fabricados, o que foi causado por uma queda de 1,5% entre os consumidores norte-americanos.

Além disso, o estudo mostra a crescente popularidade das tonalidades cinza, verde e violeta, aplicadas em modelos esportivos, SUVs e caminhonetes.

- Publicidade -

O verde – com sua conexão com a natureza, a sustentabilidade e a inclusão — mantém-se forte no mundo todo. Vai continuar sendo um importante espaço de cor para a indústria automotiva.

“O verde também é considerado uma cor de ‘sinal de trânsito’ e atua para todos como um indicador para seguir adiante, sendo uma cor segura e confiável”, explica Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG, OEM automotiva das Américas. Segundo ela, a cor possui duas direções: uma esportiva, revigorante e vívida, e outra orgânica e mais escura, com tonalidades mais profundas — desenvolvidas como verdes-escuras luxuosas com uma atitude esportiva e inovadora.

Personalização como tendência – A versão global do relatório também mostra o aumento da procura por acabamentos em cores personalizadas e em duas tonalidades, que vêm ganhando força entre compradores de automóveis.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O crescimento de acabamentos em duas tonalidades reflete o desejo dos consumidores de personalização. Progressos consideráveis na ciência das cores e em tecnologias de aplicação oferecem a oportunidade de levar essas escolhas de estilização ao público amplo de forma mais prática e sustentável.

“Era esperado que acabamentos em duas tonalidades retornassem ao gosto dos consumidores nesta época em que olhamos para o passado como sociedade”, finaliza Yeomans.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil