Por Lucia Camargo Nunes*
O mercado está sempre em transformação. Nos últimos anos, por uma série de motivos, ela se acelerou.
E podemos enumerar alguns responsáveis pelas mudanças: o gosto do consumidor, que passou a ser mais exigente com tecnologias e conectividade; as regulamentações, que obrigaram as montadoras a oferecer carros mais seguros e eficientes; e as próprias fabricantes, que passaram a ofertar veículos de maior valor agregado em busca da almejada rentabilidade.
Se há 5 anos, nem há tanto tempo assim, os modelos de entrada e compactos dominavam os mais vendidos no país, hoje o ranking está mais diversificado, com picape, compactos e SUVs.
Top 5 dos mais vendidos no Brasil: 2022 x 2017 (modelo/unidades)
2022 | 2017 |
1º Fiat Strada – 21.692 | 1º Chevrolet Onix – 40.620 |
2º Hyundai HB20 – 18.761 | 2º Hyundai HB20 – 24.518 |
3º Chevrolet Onix – 17.346 | 3º Ford Ka – 20.864 |
4º Volkswagen T-Cross – 15.587 | 4º Volkswagen Gol – 15.946 |
5º Jeep Compass- 14.235 | 5º Renault Sandero – 14.972 |
Fonte: Fenabrave – Vendas até o 1º trimestre
Vendas encolheram – Em volume, o mercado nacional hoje está mais enxuto, ainda como reflexo de paralisações na produção por falta de componentes, mas em contrapartida o valor agregado em função do tipo de produto é bem superior.
No primeiro trimestre de 2022, os 5 mais vendidos no país representavam 87.621 emplacamentos. Em 2017, esse volume no mesmo período foi de 116.920.
Mercado local – Fazendo um recorte para o estado de Pernambuco, os volumes são mais próximos. Se em 2017, os 5 mais vendidos no 1º trimestre somavam 3.849 unidades, em 2022 esse montante chega a 3.151.
Top 5 dos mais vendidos em Pernambuco: 2022 x 2017 (modelo/unidades)
2022 | 2017 |
1º Chevrolet Onix – 832 | 1º Chevrolet Onix – 1.675 |
2º Fiat Strada – 765 | 2º Hyundai HB20 – 678 |
3º Chevrolet Onix Plus – 548 | 3º Volkswagen Gol – 633 |
4º Renault Kwid – 514 | 4º Chevrolet Prisma – 458 |
5º Hyundai Creta – 492 | 5º Ford Ka – 405 |
Fonte: Fenabrave – Vendas até o 1º trimestre
O domínio do Chevrolet Onix se repete, mas de forma mais equilibrada: há 5 anos, o hatch vendia o triplo do HB20, seu concorrente direto. Hoje, o Onix disputa de perto com a picape Strada.
Mesmo com domínio de compactos, aos poucos, o mercado pernambucano absorve modelos mais modernos.
No ranking de vendas, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Compass, Chevrolet Tracker e Fiat Pulse não estão no top 5, mas já se destacam logo na sequência, com volumes para brigarem pneu a pneu com Hyundai HB20 e Fiat Argo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br