terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Revendedoras de Pernambuco já podem realizar transferência eletrônica de veículos usados

Sistema Renave Usados agiliza e simplifica processo em revendedoras e concessionárias, dispensando reconhecimento de firma e procurações pelos proprietários

Transferir a propriedade do veículo em Pernambuco agora ficou muito mais simples e rápido.

- Publicidade -

O sistema Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), acaba de formalizar a adesão pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), permitindo que concessionárias e revendedoras do estado realizem a transferência eletrônica do veículo de forma totalmente digital.

A formalização da adesão aconteceu na manhã desta terça-feira, 12, durante o 1º Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária.

- Publicidade -

O evento, promovido em conjunto pelo Governo Federal e o governo de Pernambuco, contou com a presença do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e do presidente do Detran-PE, André Gustavo Carneiro Leão, além de prefeitos, autoridades e gestores municipais de trânsito.

A partir de agora, os compradores de veículos já podem sair das lojas com o documento de propriedade emitido.

“Com a agilidade e digitalização dos processos, quem compra um veículo usado em loja poderá sair com ele transferido para seu nome”, afirmou o secretário Frederico Carneiro.

- Publicidade -

Como funciona – Através do Renave, o estabelecimento comunica a compra ou a venda do veículo, quando é realizada a checagem de dados nos sistemas nacional e estaduais, verificando-se a existência de impedimentos, débitos ou restrições do bem.

A transação é finalizada com a emissão da nota fiscal e a transferência de propriedade do veículo.

“Esta inovação tem como diferencial a digitalização total do processo, de forma que a transferência do veículo seja efetuada de maneira rápida e com custo reduzido. As transações são realizadas diretamente nas bases de dados do Detran-PE e da Receita Federal do Brasil. Assim, na hora da transferência de um veículo, o sistema já valida a nota fiscal eletrônica (NF-e) e comunica automaticamente a solicitação de transferência da propriedade aos órgãos competentes”, explica o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Além da transferência eletrônica de propriedade, o Renave oferece ainda outras funcionalidades, como controle e livro eletrônico de estoque, de transferências e de movimentações de veículos entre lojistas.

Adesão ao sistema – O Renave Usado é destinado a pessoas jurídicas, que atuam no comércio de veículos. O sistema não é de uso obrigatório e sua contratação é voluntária. Pernambuco é o sexto estado a aderir ao sistema, após Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso.

Em Pernambuco há 219 concessionárias e revendedoras que realizaram cerca de 500 mil transações de transferência de propriedade de veículos em 2021.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança